Arsenal nuclear da China triplicará até 2035, avisa Pentágono

2

O arsenal nuclear da China poderá triplicar até 2035, disse o Pentágono num relatório divulgado esta terça-feira, destacando também a crescente sofisticação da força aérea do país.

De acordo com o Diário de Notícias, que cita a agência France-Presse, Washington identificou Pequim como o desafio mais consequente para os Estados Unidos (EUA) e o relatório anual sobre as forças militares da China enfatizou avanços tanto para as suas forças nucleares como para as convencionais.

“O Departamento de Defesa estima que o stock de ogivas nucleares operacionais (da China) ultrapassou as 400. Se a China continuar o ritmo da sua expansão nuclear, irá provavelmente armazenar cerca de 1.500 ogivas” até 2035.

Este número ficaria atrás dos arsenais dos EUA e da Rússia, que incluem, cada um deles, vários milhares de ogivas nucleares.

A China está também a trabalhar para modernizar os seus mísseis balísticos que poderiam entregar armas nucleares, lançando cerca de 135 em testes durante 2021.

Um alto funcionário da defesa, falando antes da divulgação do relatório, disse que a força aérea chinesa está “a tentar progredir rapidamente em todas as frentes”, incluindo no equipamento que opera, assim como os seus pilotos e outro pessoal.

O relatório apontou para a forma como a China está a empregar os seus militares na região Indo-Pacífico, dizendo que “adotou ações mais coercivas e agressivas”. Este é o caso em torno de Taiwan.

Pequim está “a estabelecer uma espécie de novo normal em termos do nível de atividade militar em torno de Taiwan”, disse o oficial.

“Apesar de não vermos uma invasão iminente, obviamente, esse tipo de nível elevado de atividade intimidante e coerciva em torno de Taiwan” é uma fonte de preocupação, acrescentou o oficial.

ZAP //

2 Comments

  1. Pensamento muito pobre e subjetivo, os países referidos não são exemplo de democracia, mas os outros países , apesar de ser mais democratas, tenho algumas dúvidas, o país mais desenvolvido do Mundo é o maior defensor e ao mesmo tempo o mais agressor. Tem um arsenal militar, mais sofisticado e desenvolvido, que depois tem de arranjar/provocar guerras para poder vender material de guerra para melhorar a sua economia, senão as fábricas fecham. Quando se formou os EUA, primeiro era libertar a América dos Europeus, e depois expandiram o seu Imperialismo pela a Ásia. O Japão quer as bases militares dos Americanos fora do seu território, a Alemanha, Reino Unido(para quando a Independência da Escócia) parecem países fantoches dos Americanos, e os Franceses não têm força suficiente . Os EUA controlam o mundo, e vão querer fazê-lo porque são a grande Potência Mundial. Isto é política.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.