Arqueólogos na pista do tabernáculo bíblico que alojou os Dez Mandamentos

Associates for Biblical Research / Facebook

Escavações em Shiloh, Cisjordânia, em busca do tabernáculo onde foi alojada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos.

Com pás e muita fé, uma equipa de arqueólogos norte-americanos rebusca a terra nas colinas da antiga cidade Shiloh, na Cisjordânia, seguindo as pistas da Bíblia em busca do tabernáculo onde foram guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

O trabalho de uma equipa de arqueólogos da ONG ABR, Associates for Biblical Research, completou, recentemente, quatro semanas de escavações. Já com a quinta semana de buscas a decorrer, não há ainda sinal do tabernáculo, mas não falta a fé para o encontrar, conta o The Times of Israel, jornal que acompanhou os trabalhos de campo.

Várias outras escavações efectuadas na zona, desde o Século passado, procuraram em vão sinais do famoso tabernáculo, que terá sido construído para alojar a Arca da Aliança, onde Moisés guardou as famosas tábuas dos Dez Mandamentos que terão sido escritas directamente por Deus.

É esta história bíblica que orienta as pesquisas dos arqueólogos da ABR, liderados por Scott Stripling, antigo pastor durante 20 anos e professor na Universidade Baptista de Houston, nos EUA.

Ao jornal israelita, Stripling reconhece que “há quem diga que a Bíblia não é fiável“, mas reforça que para ele e para a sua equipa “é muito rigorosa”. “Estamos a encarar a Bíblia como um documento histórico sério, mas as provas são o que são”, acrescenta.

Em declarações à Fox News, Scott Stripling é mais optimista. “Estamos de confiantes que o tabernáculo repousou em Shiloh. Foi instalado em Shiloh em 1400 a.C., Josué menciona-o” na Bíblia, realça o arqueólogo.

“O maior quebra-cabeças do mundo”

Segundo a Bíblia, foi Moisés que indicou os preceitos, segundo o que lhe foi ditado por Deus, para a construção da Arca da Aliança para aí serem guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

Os arqueólogos acreditam que o tabernáculo que alojou a Arca só pode ter sido instalado em Shiloh, que terá sido o grande lugar de oração dos israelitas antes da construção do Primeiro Templo, em Jerusalém.

O livro sagrado refere também que a Arca da Aliança e o tabernáculo foram venerados durante quase 400 anos, na antiga cidade, e terá sido no local que Ana, que era estéril, agradeceu a Deus o nascimento do filho, o profeta Samuel.

No “Livro de Jeremias” e nos “Salmos”, fala-se de uma Shiloh destruída, depois de os Israelitas serem derrotados pelos Filisteus que então, arrasaram a cidade e roubaram a Arca da Aliança.

A semana passada, as escavações trouxeram à luz do dia 10 enormes jarros de cerâmica que serão anteriores à construção do Primeiro Templo e que os arqueólogos notam que podem ser um indício de que o local foi abandonado abruptamente, como é descrito na Bíblia.

Nas escavações já foram encontradas cerca de 2 mil peças de cerâmica, jóias, ferramentas, armas de metal e de pedra, 15 peças de vasos de pedra usados em rituais judeus, 250 moedas, ossos de animais e um kobaat, cálice ritual que pode estar relacionado com práticas religiosas.

Até agora, nem sinal do tabernáculo. “É o maior quebra-cabeças do mundo”, assume Scott Stripling ao diário israelita. Mas com recurso às técnicas arqueológicas mais modernas, incluindo tecnologia digital, os arqueólogos acreditam que podem finalmente, encontrar as provas da história da Bíblia.

Certo é que os arquólogos estão preparados para escavar durante os próximos 20 anos – o tempo que duraram expedições anteriores realizadas pela ABR na zona.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Influente bispo alemão não vê "por que não" se pode abençoar casais homossexuais

"Se os homossexuais pedem alguma bênção, por que não?", disse, esta sexta-feira, um bispo alemão que foi recebido pelo papa Francisco no Vaticano, a propósito da delegação da Comissão Episcopal da União Europeia (Comece). Franz-Josef Overbeck, …

Mais 789 novos casos de covid-19 e uma morte em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais uma morte e 789 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 789 novos …

Organização dos Jogos Olímpicos estima cerca de sete casos diários

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 estimam que haverá cerca de sete casos de covid-19 por dia entre as pessoas envolvidas no evento, disse a emissora pública japonesa NHK. A estimativa foi …

Mais dois militares vão a julgamento por agressões em curso dos Comandos

Estão em causa dois cursos anteriores ao que levou à morte, em 2016, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan da Silva. Um dos casos segue já para julgamento, o outro vai para a fase de …

Remodelação à vista (com saídas e trocas de pastas por "um Governo de combate")

O Governo de António Costa tem pela frente um mês de Julho decisivo que ficará marcado pela chegada dos fundos da bazuca europeia. E há dirigentes socialistas que acreditam que o primeiro-ministro deve aproveitar a …

Líderes da UE alertam Londres para respeitar acordo do Brexit

Os líderes da União Europeia (UE) alertaram o Governo britânico, este sábado, que os dois lados devem implementar o acordo do Brexit, numa reunião com o primeiro-ministro britânico à margem da cimeira do G7. A presidente …

Variante Delta está a crescer em Portugal. Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

As autoridades de saúde confirmam que já foi detetada, em Portugal, a transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus. Esse cenário estará a ser mais evidente na região de Lisboa e Vale do Tejo. "Até …

Vírgula permite aos deputados receberem abono de exclusividade mesmo mantendo cargos em empresas

Um parecer da Comissão de Transparência permite aos deputados acumularem funções em empresas enquanto recebem o subsídio de exclusividade na Assembleia da República. Tudo por culpa de uma vírgula que desperta interpretações diversas. A situação é …

Grupo Espírito Santo só tem verbas para pagar 2,6% das dívidas

Os credores reclamam 11,5 mil milhões de euros em dívida, mas o império Espírito Santo só tem cerca de 300 milhões de euros. De acordo com o semanário Expresso, aquilo que resta do império Espírito Santo …

CTT reclamam dívidas de 67 milhões ao Estado

Os CTT iniciaram um processo de arbitragem contra o Estado, reclamando um total de 67 milhões de euros em compensações pelo impacto da pandemia de covid-19 e pela extensão unilateral do contrato de concessão. "Os CTT …