Arqueólogos na pista do tabernáculo bíblico que alojou os Dez Mandamentos

Associates for Biblical Research / Facebook

Escavações em Shiloh, Cisjordânia, em busca do tabernáculo onde foi alojada a Arca da Aliança com os Dez Mandamentos.

Com pás e muita fé, uma equipa de arqueólogos norte-americanos rebusca a terra nas colinas da antiga cidade Shiloh, na Cisjordânia, seguindo as pistas da Bíblia em busca do tabernáculo onde foram guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

O trabalho de uma equipa de arqueólogos da ONG ABR, Associates for Biblical Research, completou, recentemente, quatro semanas de escavações. Já com a quinta semana de buscas a decorrer, não há ainda sinal do tabernáculo, mas não falta a fé para o encontrar, conta o The Times of Israel, jornal que acompanhou os trabalhos de campo.

Várias outras escavações efectuadas na zona, desde o Século passado, procuraram em vão sinais do famoso tabernáculo, que terá sido construído para alojar a Arca da Aliança, onde Moisés guardou as famosas tábuas dos Dez Mandamentos que terão sido escritas directamente por Deus.

É esta história bíblica que orienta as pesquisas dos arqueólogos da ABR, liderados por Scott Stripling, antigo pastor durante 20 anos e professor na Universidade Baptista de Houston, nos EUA.

Ao jornal israelita, Stripling reconhece que “há quem diga que a Bíblia não é fiável“, mas reforça que para ele e para a sua equipa “é muito rigorosa”. “Estamos a encarar a Bíblia como um documento histórico sério, mas as provas são o que são”, acrescenta.

Em declarações à Fox News, Scott Stripling é mais optimista. “Estamos de confiantes que o tabernáculo repousou em Shiloh. Foi instalado em Shiloh em 1400 a.C., Josué menciona-o” na Bíblia, realça o arqueólogo.

“O maior quebra-cabeças do mundo”

Segundo a Bíblia, foi Moisés que indicou os preceitos, segundo o que lhe foi ditado por Deus, para a construção da Arca da Aliança para aí serem guardadas as tábuas dos Dez Mandamentos.

Os arqueólogos acreditam que o tabernáculo que alojou a Arca só pode ter sido instalado em Shiloh, que terá sido o grande lugar de oração dos israelitas antes da construção do Primeiro Templo, em Jerusalém.

O livro sagrado refere também que a Arca da Aliança e o tabernáculo foram venerados durante quase 400 anos, na antiga cidade, e terá sido no local que Ana, que era estéril, agradeceu a Deus o nascimento do filho, o profeta Samuel.

No “Livro de Jeremias” e nos “Salmos”, fala-se de uma Shiloh destruída, depois de os Israelitas serem derrotados pelos Filisteus que então, arrasaram a cidade e roubaram a Arca da Aliança.

A semana passada, as escavações trouxeram à luz do dia 10 enormes jarros de cerâmica que serão anteriores à construção do Primeiro Templo e que os arqueólogos notam que podem ser um indício de que o local foi abandonado abruptamente, como é descrito na Bíblia.

Nas escavações já foram encontradas cerca de 2 mil peças de cerâmica, jóias, ferramentas, armas de metal e de pedra, 15 peças de vasos de pedra usados em rituais judeus, 250 moedas, ossos de animais e um kobaat, cálice ritual que pode estar relacionado com práticas religiosas.

Até agora, nem sinal do tabernáculo. “É o maior quebra-cabeças do mundo”, assume Scott Stripling ao diário israelita. Mas com recurso às técnicas arqueológicas mais modernas, incluindo tecnologia digital, os arqueólogos acreditam que podem finalmente, encontrar as provas da história da Bíblia.

Certo é que os arquólogos estão preparados para escavar durante os próximos 20 anos – o tempo que duraram expedições anteriores realizadas pela ABR na zona.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …

Faltam medicamentos para doenças crónicas nas Farmácias (e ninguém sabe porquê)

Há medicamentos para doenças crónicas que estão, constantemente, em falta nas Farmácias Portuguesas. Uma situação preocupante, sobretudo para os pacientes que deles precisam, e que não tem uma explicação. A Associação Nacional de Farmácias está …

Mais de dois mil coalas mortos devido aos incêndios na Austrália

O presidente da Aliança das Florestas do Nordeste da Austrália disse que os incêndios florestais que deflagram no leste do país, desde o início de novembro, provocaram a morte a mais de dois mil coalas. O …

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …