/

Arqueólogos já sabem a idade do famoso Gigante de Cerne Abbas

3

(dr) National Trust Images / Mike Calnan / James Dobson

O Gigante de Cerne Abbas, em Iglaterra

Arqueólogos estão a começar a desvendar o mistério à volta da figura nua, com 55 metros de comprimento, gravada com giz numa encosta inglesa.

Tal como conta o site Live Science, até agora, os investigadores presumiam que este “Gigante de Cerne Abbas”, como é conhecido, tinha sido feito na era pré-histórica, romana ou até mesmo no século XVII.

Mas um novo estudo arqueológico datou esta figura, que pode ser vista numa encosta em Dorset, no sudoeste de Inglaterra, como sendo do período medieval, ou do final do período anglo-saxão, possivelmente durante o século X.

A equipa conseguiu chegar a esta conclusão depois de ter recolhido amostras do giz de certas partes do desenho e, dessas, ter extraído grãos de quartzo, que foram analisados através de uma técnica chamada luminescência opticamente estimulada.

Segundo explica o mesmo site, esta técnica aproveita o facto de, uma vez estando enterrados, os cristais de quartzo não ficarem mais expostos de forma direta à luz solar. Em vez disso, absorvem lentamente níveis baixos de radiação natural do solo e dos sedimentos que os rodeiam.

Esta radiação ionizante excita os eletrões na rede cristalina, alguns dos quais ficam presos em buracos na estrutura da rede. Quando esses eletrões aprisionados são estimulados pela luz novamente, também emitem luz, brilhando mais fortemente quanto mais tempo tenham absorvido a radiação subterrânea.

Assim, ao medir esse brilho, os cientistas são capazes de calcular quando é que o cristal foi enterrado. O intervalo de datas indicado por esta análise situa o giz usado nesta figura entre 650 D.C. e 1310 D.C.

“Esta provável data saxã coloca este gigante numa parte dramática da história de Cerne”, disse, em comunicado, Martin Papworth, arqueólogo sénior do Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural do Reino Unido, organização responsável pela investigação.

“A Abadia de Cerne, localizada nas proximidades, foi fundada em 987 D.C. e algumas fontes pensam que foi criada para converter os locais ao culto de um antigo deus anglo-saxão conhecido como ‘Heil’ ou ‘Helith’. O que nos leva à pergunta: ‘O gigante era uma representação daquele deus?'”, questiona.

No entanto, esta teoria pode ser posta em causa, uma vez que nem todas as partes deste gigante revelam ter a mesma idade: uma investigação de outras amostras resultou em datas posteriores até 1560 D.C. De acordo com os investigadores, isso parece sugerir que a figura foi redescoberta mais tarde e refeita numa fase posterior.

ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.