/

Arqueólogos encontram antiga fábrica de sabão em Israel. Tem mais de 1.000 anos e é vegan

Emil Aladjem / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos israelitas encontrou na antiga cidade de Rahat, no sul de Israel, uma fábrica de sabão milenar – será uma das mais antigas do mundo.

De acordo com o portal Anciet Origins, a construção tem cerca de 1.200 anos.

Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades do Israel (IAA), responsáveis pela descoberta juntamente com estudantes locais do ensino secundário, frisaram que os antigos fabricantes de sabão utilizavam azeite em vez de gordura animal.

O facto de o sabão produzido ser feito à base de azeite é sinal da influência islâmica na região, frisa ainda o Times of Israel. “Esta cidade tem raízes islâmicas profundas e temos orgulho dessas raízes”, afirmou Fahiz Abu Saheeben, autarca de Rahat.

A fábrica foi encontrada numa casa de família israelita e é considerada uma das primeiras instalações para a produção de sabonetes em todo o mundo. Acredita-se mesmo que esta seja a mais antiga fábrica de sabão à base de azeite já encontrada.

Ao Haaretz, Elena Kogen Zehavi, diretora de escavação do IAA no local, disse que, embora  produção de sabão no mundo antigo fosse amplamente baseada em gorduras animais, o papiro de Ebers – um dos tratados médicos mais antigos e importantes conhecidos – descrevia já um sabonete vegan egípcio em 1550 a.C.

A estrutura foi descoberta durante obras na região para a construção de um novo bairro.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.