Arqueólogos encontram antiga fábrica de sabão em Israel. Tem mais de 1.000 anos e é vegan

Emil Aladjem / Israel Antiquities Authority

Uma equipa de arqueólogos israelitas encontrou na antiga cidade de Rahat, no sul de Israel, uma fábrica de sabão milenar – será uma das mais antigas do mundo.

De acordo com o portal Anciet Origins, a construção tem cerca de 1.200 anos.

Os arqueólogos da Autoridade de Antiguidades do Israel (IAA), responsáveis pela descoberta juntamente com estudantes locais do ensino secundário, frisaram que os antigos fabricantes de sabão utilizavam azeite em vez de gordura animal.

O facto de o sabão produzido ser feito à base de azeite é sinal da influência islâmica na região, frisa ainda o Times of Israel. “Esta cidade tem raízes islâmicas profundas e temos orgulho dessas raízes”, afirmou Fahiz Abu Saheeben, autarca de Rahat.

A fábrica foi encontrada numa casa de família israelita e é considerada uma das primeiras instalações para a produção de sabonetes em todo o mundo. Acredita-se mesmo que esta seja a mais antiga fábrica de sabão à base de azeite já encontrada.

Ao Haaretz, Elena Kogen Zehavi, diretora de escavação do IAA no local, disse que, embora  produção de sabão no mundo antigo fosse amplamente baseada em gorduras animais, o papiro de Ebers – um dos tratados médicos mais antigos e importantes conhecidos – descrevia já um sabonete vegan egípcio em 1550 a.C.

A estrutura foi descoberta durante obras na região para a construção de um novo bairro.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …