Arqueólogos descobrem um novo geoglifo em Nazca

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu um novo geoglifo no deserto de Nazca, no Peru. A enigmática figura tem 30 metros de comprimento e uma idade estimada entre os 2.000 e os 2.500 anos.

A figura, que parece representar um animal, encontra.se na Pampa de Majuelos, na região de Ica, a cerca de 12 km do local onde se encontram as famosas figuras lineares que a Unesco considerou património da Humanidade.

Segundo a revista National Geographic, o lado esquerdo da figura desenhada no solo parece representar a cabeça de um animal com uma enorme língua.

O lado direito do geoglifo parece corresponder ao corpo e patas do enigmático animal.

“O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário“, explica o arqueólogo Masato Sakai, da Universidade de Yamagata, no Japão, autor da descoberta em conjunto com o investigador peruano Jorge Olano.

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

-

Esquema do geoglifo encontrado pelo professor Sakai. À esquerda, a cabeça do animal, com o que parece ser uma enorme língua

“Quem construiu este geoglifo transportou rochas para este local e acumulou-as de forma a criar um baixo-relevo”, diz Sakai.

“Essa é uma técnica característica da fase Paracas Tardia“, acrescentou o cientista, “pelo que terão entre 2.00 e 2.500 anos de idade”.

Em junho do ano passado, arqueólogos japoneses liderados pelo professor Masato Sakai tinham já descoberto 24 novos geoglifos em Nazca.

Os geoglifos são normalmente figuras de grandes dimensões desenhadas no solo em regiões planas, presumivelmente para serem vistas do céu por deuses ancestrais de origem desconhecida.

A construção dos geoglifos é feita habitualmente com a deposição organizada de sedimentos como pedras, cascalho ou terra, que criam um desenho em relevo positivo.

Em alguns casos, os geoglifos são criados através da retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo.

As Linhas de Nazca, no Peru, serão provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já experimentaram virar a imagem de ponta cabeça ?
    A imagem da esquerda, que de ponta cabeça fica à direita, me pareceu ser um humanóide, cabeça, olhos, pescoço, ombros, 2 braços, tronco meio apagado e duas pernas.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …