Arqueólogos descobrem um novo geoglifo em Nazca

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu um novo geoglifo no deserto de Nazca, no Peru. A enigmática figura tem 30 metros de comprimento e uma idade estimada entre os 2.000 e os 2.500 anos.

A figura, que parece representar um animal, encontra.se na Pampa de Majuelos, na região de Ica, a cerca de 12 km do local onde se encontram as famosas figuras lineares que a Unesco considerou património da Humanidade.

Segundo a revista National Geographic, o lado esquerdo da figura desenhada no solo parece representar a cabeça de um animal com uma enorme língua.

O lado direito do geoglifo parece corresponder ao corpo e patas do enigmático animal.

“O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário“, explica o arqueólogo Masato Sakai, da Universidade de Yamagata, no Japão, autor da descoberta em conjunto com o investigador peruano Jorge Olano.

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

-

Esquema do geoglifo encontrado pelo professor Sakai. À esquerda, a cabeça do animal, com o que parece ser uma enorme língua

“Quem construiu este geoglifo transportou rochas para este local e acumulou-as de forma a criar um baixo-relevo”, diz Sakai.

“Essa é uma técnica característica da fase Paracas Tardia“, acrescentou o cientista, “pelo que terão entre 2.00 e 2.500 anos de idade”.

Em junho do ano passado, arqueólogos japoneses liderados pelo professor Masato Sakai tinham já descoberto 24 novos geoglifos em Nazca.

Os geoglifos são normalmente figuras de grandes dimensões desenhadas no solo em regiões planas, presumivelmente para serem vistas do céu por deuses ancestrais de origem desconhecida.

A construção dos geoglifos é feita habitualmente com a deposição organizada de sedimentos como pedras, cascalho ou terra, que criam um desenho em relevo positivo.

Em alguns casos, os geoglifos são criados através da retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo.

As Linhas de Nazca, no Peru, serão provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já experimentaram virar a imagem de ponta cabeça ?
    A imagem da esquerda, que de ponta cabeça fica à direita, me pareceu ser um humanóide, cabeça, olhos, pescoço, ombros, 2 braços, tronco meio apagado e duas pernas.

RESPONDER

Ativista brasileiro vê semelhanças na chegada ao Parlamento de Ventura e Bolsonaro

O ativista brasileiro Anderson França encontra semelhanças na chegada ao Parlamento de André Ventura, em Portugal, e de Bolsonaro à Câmara dos Deputados, no Brasil, e recomenda que esta nova presença seja estudada e levada …

"Repetitivo e confuso". Acordo para o Brexit não será votado hoje

John Bercow, presidente da Câmara dos Comuns, recusou que o Parlamento britânico votasse esta segunda-feira o acordo para a saída do Reino Unido da União Europeia. Bercow considerou que não estavam reunidas as condições para que …

Pérola com 8 mil anos vai estar em exposição pela primeira vez

O Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabos Unidos, vai ter uma pérola com 8 mil anos em exposição. Considerada como a mais antigo do mundo, será a primeira vez que vai ser exibida ao público. A …

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …