Arqueólogos descobrem um novo geoglifo em Nazca

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu um novo geoglifo no deserto de Nazca, no Peru. A enigmática figura tem 30 metros de comprimento e uma idade estimada entre os 2.000 e os 2.500 anos.

A figura, que parece representar um animal, encontra.se na Pampa de Majuelos, na região de Ica, a cerca de 12 km do local onde se encontram as famosas figuras lineares que a Unesco considerou património da Humanidade.

Segundo a revista National Geographic, o lado esquerdo da figura desenhada no solo parece representar a cabeça de um animal com uma enorme língua.

O lado direito do geoglifo parece corresponder ao corpo e patas do enigmático animal.

“O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário“, explica o arqueólogo Masato Sakai, da Universidade de Yamagata, no Japão, autor da descoberta em conjunto com o investigador peruano Jorge Olano.

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

-

Esquema do geoglifo encontrado pelo professor Sakai. À esquerda, a cabeça do animal, com o que parece ser uma enorme língua

“Quem construiu este geoglifo transportou rochas para este local e acumulou-as de forma a criar um baixo-relevo”, diz Sakai.

“Essa é uma técnica característica da fase Paracas Tardia“, acrescentou o cientista, “pelo que terão entre 2.00 e 2.500 anos de idade”.

Em junho do ano passado, arqueólogos japoneses liderados pelo professor Masato Sakai tinham já descoberto 24 novos geoglifos em Nazca.

Os geoglifos são normalmente figuras de grandes dimensões desenhadas no solo em regiões planas, presumivelmente para serem vistas do céu por deuses ancestrais de origem desconhecida.

A construção dos geoglifos é feita habitualmente com a deposição organizada de sedimentos como pedras, cascalho ou terra, que criam um desenho em relevo positivo.

Em alguns casos, os geoglifos são criados através da retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo.

As Linhas de Nazca, no Peru, serão provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já experimentaram virar a imagem de ponta cabeça ?
    A imagem da esquerda, que de ponta cabeça fica à direita, me pareceu ser um humanóide, cabeça, olhos, pescoço, ombros, 2 braços, tronco meio apagado e duas pernas.

RESPONDER

Carlos Moedas "tem uma costela liberal". IL pondera apoio ao candidato à câmara de Lisboa

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim de Figueiredo, disse que Carlos Moedas, candidato à câmara de Lisboa apoiado pelo PSD, tem um "perfil liberal", mas que o partido precisa de perceber projeto do …

Primeiro-ministro da Arménia acusa militares de tentativa de golpe de Estado

O primeiro-ministro da Arménia referiu-se hoje a "tentativa de golpe de Estado" depois de o Estado Maior ter pedido o afastamento do governo num contexto de protestos por causa da derrota no último conflito com …

EUA condenam Coreia do Norte a indemnizar militares torturados em 1968

A Justiça dos Estados Unidos (EUA) condenou Pyongyang a indemnizar em 2,3 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros) os tripulantes de um navio da Marinha norte-americana, que foram capturados e …

Ex-gestores do Novo Banco seguem para Banco do Fomento e para CGD

Os gestores Vítor Fernandes e Jorge Freire Cardoso, que saíram do Novo Banco em divergência com a estratégia da Lone Star, vão desempenhar as funções de presidente do Banco de Fomento e de administrador na Caixa …

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …