Arqueólogos descobrem um novo geoglifo em Nazca

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu um novo geoglifo no deserto de Nazca, no Peru. A enigmática figura tem 30 metros de comprimento e uma idade estimada entre os 2.000 e os 2.500 anos.

A figura, que parece representar um animal, encontra.se na Pampa de Majuelos, na região de Ica, a cerca de 12 km do local onde se encontram as famosas figuras lineares que a Unesco considerou património da Humanidade.

Segundo a revista National Geographic, o lado esquerdo da figura desenhada no solo parece representar a cabeça de um animal com uma enorme língua.

O lado direito do geoglifo parece corresponder ao corpo e patas do enigmático animal.

“O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário“, explica o arqueólogo Masato Sakai, da Universidade de Yamagata, no Japão, autor da descoberta em conjunto com o investigador peruano Jorge Olano.

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

-

Esquema do geoglifo encontrado pelo professor Sakai. À esquerda, a cabeça do animal, com o que parece ser uma enorme língua

“Quem construiu este geoglifo transportou rochas para este local e acumulou-as de forma a criar um baixo-relevo”, diz Sakai.

“Essa é uma técnica característica da fase Paracas Tardia“, acrescentou o cientista, “pelo que terão entre 2.00 e 2.500 anos de idade”.

Em junho do ano passado, arqueólogos japoneses liderados pelo professor Masato Sakai tinham já descoberto 24 novos geoglifos em Nazca.

Os geoglifos são normalmente figuras de grandes dimensões desenhadas no solo em regiões planas, presumivelmente para serem vistas do céu por deuses ancestrais de origem desconhecida.

A construção dos geoglifos é feita habitualmente com a deposição organizada de sedimentos como pedras, cascalho ou terra, que criam um desenho em relevo positivo.

Em alguns casos, os geoglifos são criados através da retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo.

As Linhas de Nazca, no Peru, serão provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já experimentaram virar a imagem de ponta cabeça ?
    A imagem da esquerda, que de ponta cabeça fica à direita, me pareceu ser um humanóide, cabeça, olhos, pescoço, ombros, 2 braços, tronco meio apagado e duas pernas.

RESPONDER

O cometa interestelar pode ser "assassinado" antes de chegar à Terra

Um visitante interestelar, que está a atravessar o nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", uma vez que provavelmente se desintegrará ao aproximar-se do Sol. Os cientistas estão a acompanhar cada movimento do cometa, que …

Duas bonecas da NASA vão voar em redor da Lua para serem atingidas por radiação

Em 2020, quando a NASA lançar a nave Orion como parte da missão Artemis I - a primeira de uma série de missões que levarão a primeira mulher e o próximo homem a pousar na …

"Pontos quentes de radiação" detetados perto da zona olímpica de Fukushima

A Greenpeace disse esta quarta-feira que detetou "pontos quentes" de radiação perto do local partida do próximo lançamento da chama olímpica pelo Japão, escreve o jornal britânico The Guardian. A organização ambientalista diz que detetou …

Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel. Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da …

Casa Pia 0-3 FC Porto | Jogo desbloqueado na segunda parte

O FC Porto venceu hoje o Casa Pia por 3-0, na segunda jornada do Grupo D da Taça da Liga, mas precisou de 50 minutos para fazer o primeiro golo ao penúltimo classificado da II …

Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar. Os norte-americanos …

Asteróide passará esta sexta-feira pela Terra a 27.000 km/hora

Um asteróide de grandes dimensões passará pela Terra, atingindo o seu ponto mais próximo do nosso planeta esta sexta-feira, dia 6 de dezembro. O corpo celeste, importa frisar, não representa qualquer perigo para o Homem. …

Banco de França vai testar moeda digital em 2020

O governador do Banco de França anunciou na quarta-feira o lançamento de testes no próximo ano para uma moeda digital, que pode servir de precedente para uma iniciativa do mesmo tipo à escala da zona …

Atlético de Madrid na corrida por Gabigol

O Atlético de Madrid entrou na corrida pela contratação de Gabigol, o artilheiro que está ao serviço do Flamengo por empréstimo do Inter de Milão. A notícia é avançada pelo jornal italiano Gazzetta Dello Sport, …

Australiana condenada a prisão por ter mentido no currículo

Uma australiana de 45 anos foi condenada a um ano de prisão efetiva por ter mentido no seu currículo para conseguir uma vaga no Governo regional, conta esta quinta-feira a ABC Australia. Veronica Hilda Theriault foi …