Arqueólogos descobrem um novo geoglifo em Nazca

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu um novo geoglifo no deserto de Nazca, no Peru. A enigmática figura tem 30 metros de comprimento e uma idade estimada entre os 2.000 e os 2.500 anos.

A figura, que parece representar um animal, encontra.se na Pampa de Majuelos, na região de Ica, a cerca de 12 km do local onde se encontram as famosas figuras lineares que a Unesco considerou património da Humanidade.

Segundo a revista National Geographic, o lado esquerdo da figura desenhada no solo parece representar a cabeça de um animal com uma enorme língua.

O lado direito do geoglifo parece corresponder ao corpo e patas do enigmático animal.

“O desenho da figura não parece ser de tipo realista, parece antes algo imaginário“, explica o arqueólogo Masato Sakai, da Universidade de Yamagata, no Japão, autor da descoberta em conjunto com o investigador peruano Jorge Olano.

(dr) Masato Sakai / Universidade de Yamagata

-

Esquema do geoglifo encontrado pelo professor Sakai. À esquerda, a cabeça do animal, com o que parece ser uma enorme língua

“Quem construiu este geoglifo transportou rochas para este local e acumulou-as de forma a criar um baixo-relevo”, diz Sakai.

“Essa é uma técnica característica da fase Paracas Tardia“, acrescentou o cientista, “pelo que terão entre 2.00 e 2.500 anos de idade”.

Em junho do ano passado, arqueólogos japoneses liderados pelo professor Masato Sakai tinham já descoberto 24 novos geoglifos em Nazca.

Os geoglifos são normalmente figuras de grandes dimensões desenhadas no solo em regiões planas, presumivelmente para serem vistas do céu por deuses ancestrais de origem desconhecida.

A construção dos geoglifos é feita habitualmente com a deposição organizada de sedimentos como pedras, cascalho ou terra, que criam um desenho em relevo positivo.

Em alguns casos, os geoglifos são criados através da retirada de sedimentos superficiais de modo a expor uma rocha subjacente, criando um relevo negativo.

As Linhas de Nazca, no Peru, serão provavelmente os geoglifos mais famosos do mundo.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Já experimentaram virar a imagem de ponta cabeça ?
    A imagem da esquerda, que de ponta cabeça fica à direita, me pareceu ser um humanóide, cabeça, olhos, pescoço, ombros, 2 braços, tronco meio apagado e duas pernas.

RESPONDER

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …

TAP deu prémios em ano de prejuízos quando era totalmente pública

O presidente executivo da TAP disse que os prémios atribuídos relacionam-se com a melhoria de indicadores e que não é a primeira vez que a companhia paga prémios em ano de prejuízos, incluindo quando era …

MP pede à Hungria extensão do Mandado de Detenção Europeu de Rui Pinto

O Ministério Público (MP) pediu à Hungria o alargamento do Mandado de Detenção Europeu (MDE) de Rui Pinto para assim poder acusar o colaborador do Football Leaks por novos factos apurados na investigação relacionada com …

Alcochete. Bruno de Carvalho está na lista internacional de terroristas

Juntamente com os outros 43 arguidos do processo do ataque à Academia de Alcochete, Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting CP, está na lista internacional de terroristas. A advogada de Fernando Mendes, antigo líder da …

O primeiro golfinho boto-branco ibérico visitou praias de Matosinhos e Porto. Chama-se Gaspar

O primeiro golfinho boto-branco registado na Península Ibérica tem visitado as praias do Porto e de Matosinhos e, além de ser bastante "sociável", os pescadores acreditam tratar-se de uma fêmea por já o terem avistado …

Centro nos EUA com condições "cruéis e ilegais" mantém quase 2 mil crianças detidas

A Amnistia Internacional (AI) denunciou nesta quinta-feira as condições "cruéis e ilegais" em que vivem quase duas mil crianças migrantes, a maior parte desacompanhada, num centro de detenção em Homestead, na Florida, Estados Unidos (EUA), …

Governo vai agravar penalização por uso do telemóvel ao volante

O Governo anunciou esta quinta-feira que está a fazer “alterações cirúrgicas” ao Código da Estrada que passam por agravar a penalização ao uso do telemóvel durante a condução e reduzir o período de notificação das …