/

Arqueólogos descobrem milhares de espirais de ouro – e não fazem ideia do que sejam

1

Encontrar ouro em Boeslunde, Dinamarca, não é uma surpresa. A região é conhecida como uma área onde o valioso metal datado da Idade do Bronze é muitas vezes descoberto. Mas um pequeno enigma dourado encontrado recentemente tem surpreendido e deixado perplexos os arqueólogos: 2.000 pequenas espirais de ouro.

Boeslunde fica na Zelândia, a grande ilha entre a Dinamarca continental e a Suécia. A região é um importante sítio arqueológico dinamarquês, que tem servido de ponto de ligação entre milénios – com descobertas recentes tão diversas como jóias da antiguidade e fortalezas vikings com 1.000 anos de idade.

Foi um lugar sagrado e especial na Idade do Bronze, onde as pessoas da pré-históricas realizavam os seus rituais e ofereciam ouro aos poderes mais altos”, afirma o curador do Museu Nacional da Dinamarca, Flemming Kaul.

A descoberta constante de ouro na região tem estimulado escavações – incluindo algumas mais completas, como essa, do Museu Nacional e do Museu Vestsjælland.

Mistério

Mas o que é que os arqueólogos encontraram exactamente?

Milhares de fios de ouro em espiral, cada um com cerca de uma polegada de comprimento, que juntos somam mais de 200 gramas de ouro sólido, enterrados numa caixa de madeira – forrada com pele que há muito tempo já se desintegrou.

Ninguém tem a certeza de como estes minúsculos fios foram realmente utilizados. No comunicado de imprensa em que anuncia a sua descoberta, que data de cerca de 900 AC, o museu chama lhe “um pequeno mistério”

Mas os investigadores têm algumas suposições. Por exemplo, as espirais douradas podiam ser decorações para invocar o poder do sol sobre a roupa de um sacerdote ou rei.

“O sol foi um dos símbolos mais sagrados da Idade do Bronze e o ouro tinha uma magia especial”, explica o museu.

“Talvez o rei-sacerdote usasse um anel de ouro no pulso, e as espirais no manto e chapéu, que, durante as cerimónias e rituais, brilhavam como o sol”.

Enterrados tão cuidadosamente como foram, as peças poderiam representar também um sacrifício.

A descoberta um enorme interesse público. Afinal, quem não adora um bom mistério, envolvendo enormes quantidades de ouro enterradas há milhares de anos para fins desconhecidos?

Entretanto, a busca por mais espirais – e da sua finalidade – continuam.

ZAP / Hypescience

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.