Arqueólogos descobrem milhares de espirais de ouro – e não fazem ideia do que sejam

Encontrar ouro em Boeslunde, Dinamarca, não é uma surpresa. A região é conhecida como uma área onde o valioso metal datado da Idade do Bronze é muitas vezes descoberto. Mas um pequeno enigma dourado encontrado recentemente tem surpreendido e deixado perplexos os arqueólogos: 2.000 pequenas espirais de ouro.

Boeslunde fica na Zelândia, a grande ilha entre a Dinamarca continental e a Suécia. A região é um importante sítio arqueológico dinamarquês, que tem servido de ponto de ligação entre milénios – com descobertas recentes tão diversas como jóias da antiguidade e fortalezas vikings com 1.000 anos de idade.

Foi um lugar sagrado e especial na Idade do Bronze, onde as pessoas da pré-históricas realizavam os seus rituais e ofereciam ouro aos poderes mais altos”, afirma o curador do Museu Nacional da Dinamarca, Flemming Kaul.

A descoberta constante de ouro na região tem estimulado escavações – incluindo algumas mais completas, como essa, do Museu Nacional e do Museu Vestsjælland.

Mistério

Mas o que é que os arqueólogos encontraram exactamente?

Milhares de fios de ouro em espiral, cada um com cerca de uma polegada de comprimento, que juntos somam mais de 200 gramas de ouro sólido, enterrados numa caixa de madeira – forrada com pele que há muito tempo já se desintegrou.

Ninguém tem a certeza de como estes minúsculos fios foram realmente utilizados. No comunicado de imprensa em que anuncia a sua descoberta, que data de cerca de 900 AC, o museu chama lhe “um pequeno mistério”

Mas os investigadores têm algumas suposições. Por exemplo, as espirais douradas podiam ser decorações para invocar o poder do sol sobre a roupa de um sacerdote ou rei.

“O sol foi um dos símbolos mais sagrados da Idade do Bronze e o ouro tinha uma magia especial”, explica o museu.

“Talvez o rei-sacerdote usasse um anel de ouro no pulso, e as espirais no manto e chapéu, que, durante as cerimónias e rituais, brilhavam como o sol”.

Enterrados tão cuidadosamente como foram, as peças poderiam representar também um sacrifício.

A descoberta um enorme interesse público. Afinal, quem não adora um bom mistério, envolvendo enormes quantidades de ouro enterradas há milhares de anos para fins desconhecidos?

Entretanto, a busca por mais espirais – e da sua finalidade – continuam.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …