Arqueólogos descobrem milhares de espirais de ouro – e não fazem ideia do que sejam

Encontrar ouro em Boeslunde, Dinamarca, não é uma surpresa. A região é conhecida como uma área onde o valioso metal datado da Idade do Bronze é muitas vezes descoberto. Mas um pequeno enigma dourado encontrado recentemente tem surpreendido e deixado perplexos os arqueólogos: 2.000 pequenas espirais de ouro.

Boeslunde fica na Zelândia, a grande ilha entre a Dinamarca continental e a Suécia. A região é um importante sítio arqueológico dinamarquês, que tem servido de ponto de ligação entre milénios – com descobertas recentes tão diversas como jóias da antiguidade e fortalezas vikings com 1.000 anos de idade.

Foi um lugar sagrado e especial na Idade do Bronze, onde as pessoas da pré-históricas realizavam os seus rituais e ofereciam ouro aos poderes mais altos”, afirma o curador do Museu Nacional da Dinamarca, Flemming Kaul.

A descoberta constante de ouro na região tem estimulado escavações – incluindo algumas mais completas, como essa, do Museu Nacional e do Museu Vestsjælland.

Mistério

Mas o que é que os arqueólogos encontraram exactamente?

Milhares de fios de ouro em espiral, cada um com cerca de uma polegada de comprimento, que juntos somam mais de 200 gramas de ouro sólido, enterrados numa caixa de madeira – forrada com pele que há muito tempo já se desintegrou.

Ninguém tem a certeza de como estes minúsculos fios foram realmente utilizados. No comunicado de imprensa em que anuncia a sua descoberta, que data de cerca de 900 AC, o museu chama lhe “um pequeno mistério”

Mas os investigadores têm algumas suposições. Por exemplo, as espirais douradas podiam ser decorações para invocar o poder do sol sobre a roupa de um sacerdote ou rei.

“O sol foi um dos símbolos mais sagrados da Idade do Bronze e o ouro tinha uma magia especial”, explica o museu.

“Talvez o rei-sacerdote usasse um anel de ouro no pulso, e as espirais no manto e chapéu, que, durante as cerimónias e rituais, brilhavam como o sol”.

Enterrados tão cuidadosamente como foram, as peças poderiam representar também um sacrifício.

A descoberta um enorme interesse público. Afinal, quem não adora um bom mistério, envolvendo enormes quantidades de ouro enterradas há milhares de anos para fins desconhecidos?

Entretanto, a busca por mais espirais – e da sua finalidade – continuam.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …