Anel encontrado na Suecia prova contactos dos Vikings com o Islão

Christer Åhlin / The Swedish History Museum

-

O anel encontrado tem uma peça de vidro colorido com uma inscrição em árabe que poderá significar “por Alá”

Um anel encontrado no século 19, durante escavações no sítio arqueológico de Birka, na Suécia, pode ser a prova de que terá havido contacto  entre os Vikings e a civilização Islâmica.

Mais de cem anos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, defende que a jóia é uma prova concreta de contacto entre as civilizações da era Viking Escandinava e do Mundo Islâmico.

O anel, encontrado no túmulo de uma mulher do século IX, é feito de prata, tem uma peça de vidro roxa, e inscrições em árabe antigo, cujo significado parece ser “por Alá”.

Até agora, julgava-se que a peça roxa com gravações árabes seria uma ametista, mas uma análise com um microscópio electrónico de varredura revelou que a ametista violeta é na realidade um vidro colorido, material que na época seria considerado “exótico”.

Segundo os cientistas, a última proprietária do anel deverá ter vivido por volta de 850 d.C., e o estado de conservação da peça sugere que deverá ter pertencido a um reduzido número de pessoas.

O anel será, segundo o estudo, a prova arqueológica da teoria de que, há mais de mil anos, os Vikings terão viajado para locais tão longínquos como Egipto ou a Mesopotâmia.

Segundo o biofísico Sebastian Wärmländer, da Universidade de Estocolmo, citado pela Science News, “o anel poderá ser a derradeira prova material de contacto directo entre a era Viking e o mundo Islâmico”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À exceção dos portugueses, os historiadores gostam muito de procurar provas da grandeza dos seus antepassados. Por vezes, a obsessão cega-os e, neste caso, vai ao ponto de esquecerem a presença dos muçulmanos na Península Ibérica entre os inícios do século VIII até fins do século XV. Claro que viajar até à Mesopotâmia ou Egito é mais giro (e turístico) que vir à Península e até ajuda a consolidar a ideia não provada da chegada dos normandos ao continente americano. Talvez ainda venham a encontrar um anel ameríndio num qualquer túmulo escandinavo…

RESPONDER

Robôs substituem estudantes em cerimónia de graduação no Japão

Impedidos de estarem na sua cerimónia de graduação por causa do novo coronavírus, estudantes japoneses marcaram presença com a ajuda de robôs. Com as universidades fechadas devido à pandemia de covid-19, muitos foram os estudantes universitários …

Governo flexibiliza prescrição eletrónica de medicamentos

Esta quinta-feira, foi publicado em Diário da República o decreto-lei que cria o regime excecional de prescrição eletrónica de medicamentos durante o estado de emergência. O Governo criou um regime excecional de prescrição eletrónica de …

Médicos imigrantes impedidos de ajudar a combater o coronavírus nos EUA

Devido às regras dos vistos, muitos médicos imigrantes estão a ser proibidos de ajudar a combater a pandemia de covid-19 fora do hospital em que trabalham. Os Estados Unidos continuam a sentir em força as consequências …

Espanha insiste em emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo"

A ministra da Economia espanhola diz que o acordo alcançado pelo Eurogrupo "fazia falta", mas insiste que haja emissão conjunta de dívida europeia "a médio prazo". O Parlamento espanhol aprovou, entretanto, a renovação do estado …

Hyundai apresenta conceito de novo elétrico conduzido com joysticks

A Hyundai apresentou o conceito para um novo veículo, chamado Prophecy. O carro elétrico não é guiado pelo tradicional volante, mas sim por dois joysticks. As feiras automóveis estão todas interrompidas devido à pandemia de covid-19, …

Hospital da Cruz Vermelha excluído da rede de combate à pandemia

O Hospital da Cruz Vermelha não vai integrar a "rede covid", criada em resposta à pandemia do novo coronavírus, anunciou esta quinta-feira o executivo, realçando que esta decisão é tomada porque, face à situação atual, …

Coronavírus. Luvas de látex são perigosas quando não utilizadas corretamente

Quase como acontece com as máscaras, caso não sejam utilizadas corretamente, as luvas descartáveis de látex podem ser perigosas, ajudando a disseminar mais facilmente o vírus. A pandemia de covid-19 despertou grande interesse de como as …

Bloco de Esquerda "não vai aceitar austeridade" no pós-pandemia

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda diz que "não vai aceitar austeridade" em 2021, após a pandemia da covid-19, e garantiu que, pelo seu partido, "não faltará maioria" para ajudar Portugal a sair de …

Em Canonica d'Adda, homens e mulheres têm dias diferentes para ir às compras

A presidente da câmara de uma pequena cidade da Lombardia, Canonica d'Adda, em Itália, decidiu que homens e mulheres terão dias diferentes para fazer compras, visando limitar a multidão nas lojas e lutar contra a …

Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

O Governo alargou os apoios "à globalidade do tecido empresarial", nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras. As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar …