Anel encontrado na Suecia prova contactos dos Vikings com o Islão

Christer Åhlin / The Swedish History Museum

-

O anel encontrado tem uma peça de vidro colorido com uma inscrição em árabe que poderá significar “por Alá”

Um anel encontrado no século 19, durante escavações no sítio arqueológico de Birka, na Suécia, pode ser a prova de que terá havido contacto  entre os Vikings e a civilização Islâmica.

Mais de cem anos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, defende que a jóia é uma prova concreta de contacto entre as civilizações da era Viking Escandinava e do Mundo Islâmico.

O anel, encontrado no túmulo de uma mulher do século IX, é feito de prata, tem uma peça de vidro roxa, e inscrições em árabe antigo, cujo significado parece ser “por Alá”.

Até agora, julgava-se que a peça roxa com gravações árabes seria uma ametista, mas uma análise com um microscópio electrónico de varredura revelou que a ametista violeta é na realidade um vidro colorido, material que na época seria considerado “exótico”.

Segundo os cientistas, a última proprietária do anel deverá ter vivido por volta de 850 d.C., e o estado de conservação da peça sugere que deverá ter pertencido a um reduzido número de pessoas.

O anel será, segundo o estudo, a prova arqueológica da teoria de que, há mais de mil anos, os Vikings terão viajado para locais tão longínquos como Egipto ou a Mesopotâmia.

Segundo o biofísico Sebastian Wärmländer, da Universidade de Estocolmo, citado pela Science News, “o anel poderá ser a derradeira prova material de contacto directo entre a era Viking e o mundo Islâmico”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À exceção dos portugueses, os historiadores gostam muito de procurar provas da grandeza dos seus antepassados. Por vezes, a obsessão cega-os e, neste caso, vai ao ponto de esquecerem a presença dos muçulmanos na Península Ibérica entre os inícios do século VIII até fins do século XV. Claro que viajar até à Mesopotâmia ou Egito é mais giro (e turístico) que vir à Península e até ajuda a consolidar a ideia não provada da chegada dos normandos ao continente americano. Talvez ainda venham a encontrar um anel ameríndio num qualquer túmulo escandinavo…

RESPONDER

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …