Anel encontrado na Suecia prova contactos dos Vikings com o Islão

Christer Åhlin / The Swedish History Museum

-

O anel encontrado tem uma peça de vidro colorido com uma inscrição em árabe que poderá significar “por Alá”

Um anel encontrado no século 19, durante escavações no sítio arqueológico de Birka, na Suécia, pode ser a prova de que terá havido contacto  entre os Vikings e a civilização Islâmica.

Mais de cem anos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, defende que a jóia é uma prova concreta de contacto entre as civilizações da era Viking Escandinava e do Mundo Islâmico.

O anel, encontrado no túmulo de uma mulher do século IX, é feito de prata, tem uma peça de vidro roxa, e inscrições em árabe antigo, cujo significado parece ser “por Alá”.

Até agora, julgava-se que a peça roxa com gravações árabes seria uma ametista, mas uma análise com um microscópio electrónico de varredura revelou que a ametista violeta é na realidade um vidro colorido, material que na época seria considerado “exótico”.

Segundo os cientistas, a última proprietária do anel deverá ter vivido por volta de 850 d.C., e o estado de conservação da peça sugere que deverá ter pertencido a um reduzido número de pessoas.

O anel será, segundo o estudo, a prova arqueológica da teoria de que, há mais de mil anos, os Vikings terão viajado para locais tão longínquos como Egipto ou a Mesopotâmia.

Segundo o biofísico Sebastian Wärmländer, da Universidade de Estocolmo, citado pela Science News, “o anel poderá ser a derradeira prova material de contacto directo entre a era Viking e o mundo Islâmico”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À exceção dos portugueses, os historiadores gostam muito de procurar provas da grandeza dos seus antepassados. Por vezes, a obsessão cega-os e, neste caso, vai ao ponto de esquecerem a presença dos muçulmanos na Península Ibérica entre os inícios do século VIII até fins do século XV. Claro que viajar até à Mesopotâmia ou Egito é mais giro (e turístico) que vir à Península e até ajuda a consolidar a ideia não provada da chegada dos normandos ao continente americano. Talvez ainda venham a encontrar um anel ameríndio num qualquer túmulo escandinavo…

RESPONDER

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …