Anel encontrado na Suecia prova contactos dos Vikings com o Islão

Christer Åhlin / The Swedish History Museum

-

O anel encontrado tem uma peça de vidro colorido com uma inscrição em árabe que poderá significar “por Alá”

Um anel encontrado no século 19, durante escavações no sítio arqueológico de Birka, na Suécia, pode ser a prova de que terá havido contacto  entre os Vikings e a civilização Islâmica.

Mais de cem anos após a descoberta, um estudo da Universidade de Estocolmo, publicado na revista “Scanning”, defende que a jóia é uma prova concreta de contacto entre as civilizações da era Viking Escandinava e do Mundo Islâmico.

O anel, encontrado no túmulo de uma mulher do século IX, é feito de prata, tem uma peça de vidro roxa, e inscrições em árabe antigo, cujo significado parece ser “por Alá”.

Até agora, julgava-se que a peça roxa com gravações árabes seria uma ametista, mas uma análise com um microscópio electrónico de varredura revelou que a ametista violeta é na realidade um vidro colorido, material que na época seria considerado “exótico”.

Segundo os cientistas, a última proprietária do anel deverá ter vivido por volta de 850 d.C., e o estado de conservação da peça sugere que deverá ter pertencido a um reduzido número de pessoas.

O anel será, segundo o estudo, a prova arqueológica da teoria de que, há mais de mil anos, os Vikings terão viajado para locais tão longínquos como Egipto ou a Mesopotâmia.

Segundo o biofísico Sebastian Wärmländer, da Universidade de Estocolmo, citado pela Science News, “o anel poderá ser a derradeira prova material de contacto directo entre a era Viking e o mundo Islâmico”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. À exceção dos portugueses, os historiadores gostam muito de procurar provas da grandeza dos seus antepassados. Por vezes, a obsessão cega-os e, neste caso, vai ao ponto de esquecerem a presença dos muçulmanos na Península Ibérica entre os inícios do século VIII até fins do século XV. Claro que viajar até à Mesopotâmia ou Egito é mais giro (e turístico) que vir à Península e até ajuda a consolidar a ideia não provada da chegada dos normandos ao continente americano. Talvez ainda venham a encontrar um anel ameríndio num qualquer túmulo escandinavo…

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …