Arqueólogos descobrem em Inglaterra retrete romana de madeira com 2 mil anos

1

Sonya Galloway / vindolanda.com

A retrete romana de madeira encontrada nas escavações de Vindolanda

A retrete romana de madeira encontrada nas escavações de Vindolanda

Arqueólogos britânicos anunciaram esta quarta-feira a descoberta num antigo acampamento militar romano em Northumberland, no Norte de Inglaterra, do primeiro assento de uma retrete feito em madeira conhecido, que foi preservado por quase dois mil anos.

“É maravilhoso encontrar algo que nunca tinha sido visto até agora, é uma descoberta assombrosa”, disse à BBC o arqueólogo Andrew Birley, diretor das escavações no forte militar de Vindolanda, junto à Muralha de Adriano, a fronteira mais setentrional do império romano.

A equipa de arqueólogos que trabalha na zona tinha já encontrado, até agora, moedas de ouro e prata, artefactos militares e objectos do quotidiano como cartas de soldados, sapatos e botas para crianças.

A descoberta do assento de madeira da retrete foi feita por Birley, estando esta preservada na lama de uma antiga trincheira sob a qual se amontoavam escombros com quase dois milénios de idade.

Vindolanda Charitable Trust

A retrete de madeira estava preservada na lama de uma antiga trincheira

A retrete de madeira estava preservada na lama de uma antiga trincheira

“Já sabíamos muito sobre as retretes romanas graças a escavações anteriores, tanto nesta zona como no resto do império antigo. Foram encontradas latrinas romanas fabulosas, mas nunca antes tínhamos tido o prazer de ver um assento de madeira em perfeito estado de conservação“, adiantou o arqueólogo.

Existem diversos exemplos de retretes romanas fabricadas em pedra e mármore, mas os especialistas acreditam que esta e a primeira descoberta em madeira.

“É uma peça muito bem trabalhada. Assim que começámos a desenterrá-la não tivemos dúvidas sobre o que tínhamos encontrado”, salientou Birley, cuja equipa está agora a tentar encontrar o resto da retrete original à qual pertencia o assento.

A peça passou para as mãos de uma equipa de curadores que a estão a restaurar para que possa ser exibida num museu ainda a ser escolhido.

/Lusa

1 Comment

  1. que pena não terem descoberto alguns produtos de defecação,que uma vez engarrafados poderiam ser vendidos aos turistas….rentabilizem esses achados,promovam a vossa cidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.