Arqueólogos de boca aberta com descoberta de sepultura da Idade do Bronze

Andreas Antoniou at en.wikipedia

Foto aérea de Hala Sultan Tekke, no Chipre, com o Lago Salgado de Larnaca ao fundo.

Foto aérea de Hala Sultan Tekke, no Chipre, com o Lago Salgado de Larnaca ao fundo.

Uma equipa de arqueólogos encontrou uma surpreendente sepultura do final da Idade do Bronze. Estava cheia de riquezas e deixou os investigadores de boca aberta. O próximo desafio é encontrar a “rica” cidade que albergava este túmulo.

Uma expedição arqueológica realizada em 2010 por investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, só agora ano revelou o seu achado mais importante e surpreendente: uma sepultura do final da Idade do Bronze repleta de objectos de ouro e preciosidades.

O túmulo foi descoberto nas imediações de Hala Sultan Tekke, uma cidade de entre 1600 e 1150 Antes de Cristo, localizada no Chipre.

A localidade do final da Idade do Bronze envolvia uma área de 50 hectares e tinha ligações comerciais de longo alcance que chegavam à Suécia, revela o Alpha Galileo.

Mas além de os objectos serem descritos como “fantásticos” pelos arqueólogos, a grande surpresa reside no facto de estes datarem de entre 1500 e 1400 a.c., mas não terem sido encontrados vestígios da cidade deste período.

Os cientistas estimam que a cidade deve ter sido “muito rica” e vão continuar as explorações para lá chegarem a partir da Primavera de 2017.

O líder da expedição, Peter Fischer, professor de Arqueologia Cipriota na Universidade de Gotemburgo, explica que “as escavações em Maio e Junho deste ano foram as mais bem sucedidas até à data”.

“Descobrimos um bairro mais antigo da cidade de cerca de 1250 a.c. e fora da cidade encontramos uma incrivelmente rica sepultura, uma das mais ricas do Chipre deste período, e um poço de oferendas próximo dela”, salienta Peter Fischer.

Descobrir “um local de enterro do final da Idade do Bronze é bastante sensacional, já que as pessoas que morriam nessa época eram, normalmente, enterrados dentro do assentamento”, nota Fischer.

O professor de arqueologia revela ainda que “a sepultura parece ser um túmulo de família para oito crianças entre os 5 e os 10 anos de idade e nove adultos, dos quais o mais velho tinha cerca de 40 anos”.

“A esperança de vida era muito mais curta na altura”, refere Fischer.

University of Gothenburg

Alguns dos objectos encontrados numa sepultura do final da Idade do Bronze, no Chipre.

Alguns dos objectos encontrados numa sepultura do final da Idade do Bronze, no Chipre.

Chipre tinha papel principal no comércio de longa distância

Segundo o Alpha Galileo, entre os objectos encontrados na sepultura e no poço de oferendas incluem-se um diadema, pérolas, brincos e escaravelhos egípcios, pedras preciosas e cinco sinetes cilíndricos, entre os quais alguns provenientes da Síria e da Mesopotâmia, e um punhal de bronze.

Havia ainda no local mais de uma centena de vasos de cerâmica ricamente ornamentados, com ilustrações espectaculares, atesta a publicação.

Estes potes cerâmicos estavam decorados com símbolos religiosos ou com animais como peixes, por exemplo, e um inclui pessoas sentadas numa charrete puxada por dois cavalos e uma mulher a usar um vestido bonito.

Os investigadores acreditam que os vasos foram provavelmente importados da Grécia, de Creta e da Anatólia – o território onde fica actualmente a Turquia – o que evidencia o papel central do Chipre no comércio de longa distância.

“Encontrámos também na cidade sinais de fabrico em grande escala e de tintura púrpura de têxteis“, diz Peter Fischer.

“Estes produtos eram usados no comércio com as culturas elevadas no Egipto, Anatólia, no Levante, Mesopotâmica, Creta e Grécia, o que explica os ricos achados importados”, conclui o investigador.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.