Arqueólogo diz ter descoberto o primeiro alfabeto escrito da história

(dr) Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Douglas Petrovich, arqueólogo da Universidade Wilfrid-Laurier de Ontário, no Canadá, gerou controvérsia na comunidade académica internacional depois de ter afirmado que encontrou provas de que o hebraico é o alfabeto mais antigo do mundo.

O arqueólogo Douglas Petrovich alega ter provas de que israelitas no Egipto converteram 22 hieróglifos num alfabeto hebraico há mais de 3.800 anos. No entanto, nem todos os historiadores estão convencidos disso.

A maioria dos eruditos concorda que o alfabeto mais antigo do mundo é provavelmente o semítico. Mesmo assim, até agora não há um consenso sobre qual poderia ser de facto o alfabeto escrito mais antigo da história.

Petrovich afirma que a conversão de hieróglifos num alfabeto escrito foi uma tentativa das pessoas que falavam hebraico de criar as suas próprias expressões escritas durante o tempo em que os israelitas viveram no Egito.

Alegação controversa

Petrovich tem trabalhado na sua pesquisa desde 2012. O arqueólogo começou por traduzir inscrições do Egipto Médio em placas de pedra, que pareciam ser precursores ou exemplos reais de um alfabeto hebraico.

Para obter as suas traduções, Petrovich juntou letras previamente identificadas de alguns outros estudiosos com algumas de suas próprias interpretações – um método que pode tornar difícil para outros cientistas da sua área científica aceitarem as descobertas.

Outro ponto de controvérsia é a fonte que Petrovich oferece para datar algumas das suas referências – a Bíblia.

O arqueólogo ainda afirma que, depois de montar o alfabeto hebraico, conseguiu usá-lo para traduzir 16 inscrições hebraicas que até agora eram indecifráveis.

O investigador diz ter encontrado referências a Moisés que se alinham com referências bíblicas a Ahisamach e Asenath, duas figuras bíblicas, além da palavra “hebraico”.

Douglas Petrovich reuniu as suas provas e apresentou a sua teoria num livro intitulado “World’s Oldest Alphabet”, O Alfabeto Mais Antigo do Mundo.

Petrovich reconhece que possa haver pessoas cépticas em relação à sua teoria, e sugere que elas tentem então provar ou refutar as suas descobertas, insistindo que, se o que encontrou está correto, inevitavelmente outros chegarão à mesma conclusão.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …