Arqueólogo diz ter descoberto o primeiro alfabeto escrito da história

(dr) Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Douglas Petrovich, arqueólogo da Universidade Wilfrid-Laurier de Ontário, no Canadá, gerou controvérsia na comunidade académica internacional depois de ter afirmado que encontrou provas de que o hebraico é o alfabeto mais antigo do mundo.

O arqueólogo Douglas Petrovich alega ter provas de que israelitas no Egipto converteram 22 hieróglifos num alfabeto hebraico há mais de 3.800 anos. No entanto, nem todos os historiadores estão convencidos disso.

A maioria dos eruditos concorda que o alfabeto mais antigo do mundo é provavelmente o semítico. Mesmo assim, até agora não há um consenso sobre qual poderia ser de facto o alfabeto escrito mais antigo da história.

Petrovich afirma que a conversão de hieróglifos num alfabeto escrito foi uma tentativa das pessoas que falavam hebraico de criar as suas próprias expressões escritas durante o tempo em que os israelitas viveram no Egito.

Alegação controversa

Petrovich tem trabalhado na sua pesquisa desde 2012. O arqueólogo começou por traduzir inscrições do Egipto Médio em placas de pedra, que pareciam ser precursores ou exemplos reais de um alfabeto hebraico.

Para obter as suas traduções, Petrovich juntou letras previamente identificadas de alguns outros estudiosos com algumas de suas próprias interpretações – um método que pode tornar difícil para outros cientistas da sua área científica aceitarem as descobertas.

Outro ponto de controvérsia é a fonte que Petrovich oferece para datar algumas das suas referências – a Bíblia.

O arqueólogo ainda afirma que, depois de montar o alfabeto hebraico, conseguiu usá-lo para traduzir 16 inscrições hebraicas que até agora eram indecifráveis.

O investigador diz ter encontrado referências a Moisés que se alinham com referências bíblicas a Ahisamach e Asenath, duas figuras bíblicas, além da palavra “hebraico”.

Douglas Petrovich reuniu as suas provas e apresentou a sua teoria num livro intitulado “World’s Oldest Alphabet”, O Alfabeto Mais Antigo do Mundo.

Petrovich reconhece que possa haver pessoas cépticas em relação à sua teoria, e sugere que elas tentem então provar ou refutar as suas descobertas, insistindo que, se o que encontrou está correto, inevitavelmente outros chegarão à mesma conclusão.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Jesus não "perdoa" Vlachodimos pelo erro no dérbi. Vieira já definiu preço para o guardião

O jornal O Jogo escreve este sábado que o treinador do Benfica, Jorge Jesus, ainda não esqueceu o erro do guardião Odysseas Vlachodimos frente ao Sporting, numa partida para o campeonato que acabou com a …

Abandonar Aeroporto do Montijo e apostar em Alcochete custará ao Estado tanto como "15 hospitais"

O Aeroporto do Montijo está, de novo, em águas de bacalhau, mas se o Governo tiver mesmo de abandonar o projecto, o Estado terá de desembolsar uma indemnização de 10 mil milhões de euros. Além …

Equipas móveis vão percorrer o país para testarem alunos, professores e funcionários de escolas públicas

Equipas móveis - compostas por enfermeiros, técnicos e administrativos - vão percorrer o país para testarem todas as escolas públicas do continente. Numa primeira fase, o universo de testados rondará as 500 mil pessoas. O Público …

Disse para mim mesma: "Auriol, o primeiro é o teu lugar" - e foi

A portuguesa Auriol Dongmo conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo de pista coberta, que se estão a disputar em Torun, Polónia. Auriol Dongmo conquistou a …

Eduardo Quaresma não tem o que é preciso para singrar, diz olheiro de topo

Um olheiro internacional de topo considera que Eduardo Quaresma não tem aquilo que é preciso para singrar ao mais alto nível. Em declarações ao ZAP, o scout argumenta que lhe faltam qualidades físicas. Eduardo Quaresma é …

Governo aprova proposta de lei para retirar veto de autarquias a aeroportos

Após o chumbo do Montijo, o Conselho de Ministros aprovou, esta sexta-feira, uma proposta de lei que prevê a dispensa do parecer favorável das autarquias na construção de aeroportos. De acordo com o Observador, esta proposta …

João Loureiro regressou a Portugal. Diz ter sido "ingénuo ou utilizado" no caso do avião com cocaína

João Loureiro, antigo presidente do Boavista, aterrou esta sexta-feira em Portugal. Em declarações aos jornalistas, remeteu explicações para mais tarde. João Loureiro regressou a Portugal esta sexta-feira. O ex-presidente do Boavista afirmou ter sido “ingénuo” ou …

Pavlopetri é uma impressionante cidade subaquática na Grécia (e é das mais antigas do mundo)

A cidade foi descoberta nos anos 60 e acredita-se que tenha mais de 5 mil anos de história. Com o seu planeamento urbano praticamente intacto, o local ainda exibe ruas, pátios, edifícios e até mesmo …

Dos partidos aos patrões, há expectativas quanto ao plano de desconfinamento

O primeiro esboço do plano de desconfinamento será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A apresentação do roteiro para a reabertura do país acontece no dia 11 de março. Esta semana, o …

"Estamos em pé de guerra." OMS defende dispensa de patente para países poderem fazer cópias baratas de vacinas

Os laboratórios devem dispensar as patentes se tal for necessário para garantir que todas as pessoas são imunizadas contra o novo coronavírus, defendeu o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). Num artigo publicado esta sexta-feira …