Arqueólogo diz ter descoberto o primeiro alfabeto escrito da história

(dr) Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Douglas Petrovich, arqueólogo da Universidade Wilfrid-Laurier de Ontário, no Canadá, gerou controvérsia na comunidade académica internacional depois de ter afirmado que encontrou provas de que o hebraico é o alfabeto mais antigo do mundo.

O arqueólogo Douglas Petrovich alega ter provas de que israelitas no Egipto converteram 22 hieróglifos num alfabeto hebraico há mais de 3.800 anos. No entanto, nem todos os historiadores estão convencidos disso.

A maioria dos eruditos concorda que o alfabeto mais antigo do mundo é provavelmente o semítico. Mesmo assim, até agora não há um consenso sobre qual poderia ser de facto o alfabeto escrito mais antigo da história.

Petrovich afirma que a conversão de hieróglifos num alfabeto escrito foi uma tentativa das pessoas que falavam hebraico de criar as suas próprias expressões escritas durante o tempo em que os israelitas viveram no Egito.

Alegação controversa

Petrovich tem trabalhado na sua pesquisa desde 2012. O arqueólogo começou por traduzir inscrições do Egipto Médio em placas de pedra, que pareciam ser precursores ou exemplos reais de um alfabeto hebraico.

Para obter as suas traduções, Petrovich juntou letras previamente identificadas de alguns outros estudiosos com algumas de suas próprias interpretações – um método que pode tornar difícil para outros cientistas da sua área científica aceitarem as descobertas.

Outro ponto de controvérsia é a fonte que Petrovich oferece para datar algumas das suas referências – a Bíblia.

O arqueólogo ainda afirma que, depois de montar o alfabeto hebraico, conseguiu usá-lo para traduzir 16 inscrições hebraicas que até agora eram indecifráveis.

O investigador diz ter encontrado referências a Moisés que se alinham com referências bíblicas a Ahisamach e Asenath, duas figuras bíblicas, além da palavra “hebraico”.

Douglas Petrovich reuniu as suas provas e apresentou a sua teoria num livro intitulado “World’s Oldest Alphabet”, O Alfabeto Mais Antigo do Mundo.

Petrovich reconhece que possa haver pessoas cépticas em relação à sua teoria, e sugere que elas tentem então provar ou refutar as suas descobertas, insistindo que, se o que encontrou está correto, inevitavelmente outros chegarão à mesma conclusão.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …