Arqueólogo diz ter descoberto o primeiro alfabeto escrito da história

(dr) Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Alfabeto hebraico de Douglas Petrovich

Douglas Petrovich, arqueólogo da Universidade Wilfrid-Laurier de Ontário, no Canadá, gerou controvérsia na comunidade académica internacional depois de ter afirmado que encontrou provas de que o hebraico é o alfabeto mais antigo do mundo.

O arqueólogo Douglas Petrovich alega ter provas de que israelitas no Egipto converteram 22 hieróglifos num alfabeto hebraico há mais de 3.800 anos. No entanto, nem todos os historiadores estão convencidos disso.

A maioria dos eruditos concorda que o alfabeto mais antigo do mundo é provavelmente o semítico. Mesmo assim, até agora não há um consenso sobre qual poderia ser de facto o alfabeto escrito mais antigo da história.

Petrovich afirma que a conversão de hieróglifos num alfabeto escrito foi uma tentativa das pessoas que falavam hebraico de criar as suas próprias expressões escritas durante o tempo em que os israelitas viveram no Egito.

Alegação controversa

Petrovich tem trabalhado na sua pesquisa desde 2012. O arqueólogo começou por traduzir inscrições do Egipto Médio em placas de pedra, que pareciam ser precursores ou exemplos reais de um alfabeto hebraico.

Para obter as suas traduções, Petrovich juntou letras previamente identificadas de alguns outros estudiosos com algumas de suas próprias interpretações – um método que pode tornar difícil para outros cientistas da sua área científica aceitarem as descobertas.

Outro ponto de controvérsia é a fonte que Petrovich oferece para datar algumas das suas referências – a Bíblia.

O arqueólogo ainda afirma que, depois de montar o alfabeto hebraico, conseguiu usá-lo para traduzir 16 inscrições hebraicas que até agora eram indecifráveis.

O investigador diz ter encontrado referências a Moisés que se alinham com referências bíblicas a Ahisamach e Asenath, duas figuras bíblicas, além da palavra “hebraico”.

Douglas Petrovich reuniu as suas provas e apresentou a sua teoria num livro intitulado “World’s Oldest Alphabet”, O Alfabeto Mais Antigo do Mundo.

Petrovich reconhece que possa haver pessoas cépticas em relação à sua teoria, e sugere que elas tentem então provar ou refutar as suas descobertas, insistindo que, se o que encontrou está correto, inevitavelmente outros chegarão à mesma conclusão.

 ZAP / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio à retoma. Empresas com quebras de faturação superiores a 75% podem reduzir horários a 100%

A possibilidade de redução total do horário de trabalho em empresas abrangidas pelo Apoio à Retoma Progressiva estará disponível para empresas que registem quebras de faturação homólogas iguais ou superiores a 75%. Na segunda-feira, o ministro …

FC Porto é "passado". Otamendi promete "defender Benfica até à morte"

O internacional argentino prometeu, esta terça-feira, durante a sua apresentação como novo reforço dos encarnados, "defender a camisola do Benfica até à morte". Nicolás Otamendi é o novo reforço das águias e foi apresentado, na noite …

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …