/

Arma de Força. A China tem um aterrador novo trunfo para uma guerra espacial

1

ZAP // NightCafe Studio

Investigadores chineses afirmam ter desenvolvido o que a imprensa está a chamar uma ‘Arma de Força’ — que alegadamente usa anéis de plasma magnético para manipular objetos à distância no espaço, lembrando a forma como os Jedi da saga Star Wars usam a Força para mover objetos com a mente.

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China terão alegadamente desenvolvido uma arma espacial de vanguarda, informalmente referida como “Force Gun“.

A designação de “Arma de Força” tem origem na série de filmes Star Wars, na qual os míticos cavaleiros Jedi usam A Força para manipular objetos com a mente.

Segundo o South China Morning Post, o novo dispositivo usa anéis de plasma magnético para manipular objetos à distância no espaço.

Embora sejam ainda escassos detalhes específicos sobre esta arma enigmática , as suas alegadas capacidades poderiam revolucionar a guerra espacial.

Hipoteticamente, uma arma deste tipo poderia capturar naves espaciais adversárias, modificar as suas órbitas ou até fazê-las colidir umas com as outras — isto tudo, a uma distância segura.

Historicamente, o conceito de feixes tratores, dispositivos que em cenários de ficção científica podem capturar naves espaciais inimigas, tem sido mera fantasia.

Estudos recentes têm conseguido trazer o conceito da ficção para a realidade, com experiências que usam lasers e ondas sonoras para influenciar objetos à distância, mas estes estão habitualmente confinados em ambientes laboratoriais e não prometem a curto prazo uma aplicação prática numa guerra espacial.

No entanto, a inovação agora revelada, apresentada num artigo recentemente publicado na Systems Engineering and Electronics, pinta um quadro diferente.

Segundo os autores do estudo, a “Force Gun” é baseada numa “arma coaxial magnetizada” que pode produzir ondas rápidas de gás quente, rico em eletrões e de alta energia, sob a forma anéis de plasma.

Disparados da arma a uns impressionantes 10.000 metros por segundo (vinte vezes a velocidade do som), estes anéis geram um campo magnético oposto ao formado durante a descarga de plasma.

Este efeito resulta em linhas de campo magnético que ficam “congeladas” dentro do plasma. Em termos práticos, isso significa que estes anéis de plasma podem transportar os efeitos do seu campo magnético através do espaço, dando à “Force Gun” um alcance potencial de até um quilómetro.

As implicações desta descoberta são tremendas — e aterradoras. Uma nave espacial equipada com este dispositivo poderia potencialmente manipular outro objeto à distância, sem qualquer contacto físico, afastando-o ou atraindo-o, usando os “poços magnéticos” formados dentro dos anéis de plasma.

Embora a instituição que apoia a pesquisa tenha origem militar, o estudo enfatiza principalmente as suas aplicações práticas em atividades civis — que vão desde limpar detritos espaciais a estabilizar satélites descontrolados.

No entanto, os potenciais usos militares da “Arma de Força” não podem ser subestimados — especialmente a sua capacidade de perturbar naves espaciais inimigas ou provocar colisões entre elas.

A fronteira entre a ficção científica e a realidade está a tornar-se cada vez mais ténue. Que a Força esteja connosco!

Armando Batista, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.