Metade camelo, metade tapir. Encontrado esqueleto de mamífero extinto há oito mil anos

O fóssil de um mamífero com entre 40 mil a 20 mil anos de idade foi encontrado em Arroyo Seco, na província de Santa Fé, Argentina.

Quando o pescador Leonardo Sandoval passava perto de um rio, encontrou uma pedra que chamou a sua atenção enão perdeu tempo em avisar as autoridades de Arroyo Seco.

A pedido das autoridades da província, uma equipa de arqueólogos e paleontólogos começou a examinar o esqueleto e determinou que se tratava de uma macrauquénia, um mamífero da família Macraucheniidae que se extinguiu há oito mil anos e que habitou na América do Sul.

De acordo com Luisiano Rey, subdiretor do Património Arqueológico e Paleontológico do Ministério da Inovação e Cultura, o animal pesava mais de mil quilos e era parecido com um camelo e um tapir.

“Este exemplar tinham dois metros de altura e três de comprimento“, disse Rey, acrescentando que “é uma descoberta muito importante desde o ponto de vista local, provincial e nacional porque existe apenas um espécimen no país de uma macrauquénia completa”.

“É um animal muito estranho, semelhante a um camelo, tem as características de uma anta porque tem uma narina na parte superior do crânio, que poderia ter um tronco e atinge cerca de 3 metros de altura com o pescoço, porque tem a vértebras do pescoço muito longas”, explicou o investigador.

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e o Museu de História Natural dos Estados Unidos revelaram há alguns anos que este animal tem parentes atuais: cavalos, rinocerontes e antas.

​Foi o investigador britânico Charles Darwin que encontrou os primeiros fósseis da macrauquénia no sul da Argentina em 1834, durante a sua viagem de cinco anos em redor do mundo. Só há registos deste fósseis na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai sim? Então porque é que introduzem a notícia com o esqueleto fóssil de um réptil marinho do tipo Ictiossaurio, da Era dos dinossauros (mais de 60 milhões de anos)?
    Já agora: o tempo em que o bicho terá existido, do modo como o colocaram no vosso texto não se entende (“com entre 20.000 a 40 anos”). No original está bem: de 40 (000 anos) a 20 mil anos.

RESPONDER

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …

Boaventura só está "à espera de provas concretas" para enterrar o FC Porto

César Boaventura, acusado de uma ligação ao SL Benfica por Francisco J. Marques, disse que só está "à espera de mais provas concretas" para enterrar o FC Porto. O diretor de comunicação dos azuis e …