Metade camelo, metade tapir. Encontrado esqueleto de mamífero extinto há oito mil anos

O fóssil de um mamífero com entre 40 mil a 20 mil anos de idade foi encontrado em Arroyo Seco, na província de Santa Fé, Argentina.

Quando o pescador Leonardo Sandoval passava perto de um rio, encontrou uma pedra que chamou a sua atenção enão perdeu tempo em avisar as autoridades de Arroyo Seco.

A pedido das autoridades da província, uma equipa de arqueólogos e paleontólogos começou a examinar o esqueleto e determinou que se tratava de uma macrauquénia, um mamífero da família Macraucheniidae que se extinguiu há oito mil anos e que habitou na América do Sul.

De acordo com Luisiano Rey, subdiretor do Património Arqueológico e Paleontológico do Ministério da Inovação e Cultura, o animal pesava mais de mil quilos e era parecido com um camelo e um tapir.

“Este exemplar tinham dois metros de altura e três de comprimento“, disse Rey, acrescentando que “é uma descoberta muito importante desde o ponto de vista local, provincial e nacional porque existe apenas um espécimen no país de uma macrauquénia completa”.

“É um animal muito estranho, semelhante a um camelo, tem as características de uma anta porque tem uma narina na parte superior do crânio, que poderia ter um tronco e atinge cerca de 3 metros de altura com o pescoço, porque tem a vértebras do pescoço muito longas”, explicou o investigador.

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e o Museu de História Natural dos Estados Unidos revelaram há alguns anos que este animal tem parentes atuais: cavalos, rinocerontes e antas.

​Foi o investigador britânico Charles Darwin que encontrou os primeiros fósseis da macrauquénia no sul da Argentina em 1834, durante a sua viagem de cinco anos em redor do mundo. Só há registos deste fósseis na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai sim? Então porque é que introduzem a notícia com o esqueleto fóssil de um réptil marinho do tipo Ictiossaurio, da Era dos dinossauros (mais de 60 milhões de anos)?
    Já agora: o tempo em que o bicho terá existido, do modo como o colocaram no vosso texto não se entende (“com entre 20.000 a 40 anos”). No original está bem: de 40 (000 anos) a 20 mil anos.

RESPONDER

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …

"Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda"

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno. No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa …

Entre elogios aos debates, Marcelo diz que tenciona continuar a comer carne

O Presidente da República elogiou o nível e o civismo dos debates políticos na pré-campanha eleitoral e considerou que, com "tantas possibilidades de escolha" e empenhamento dos partidos, só se pode esperar uma menor abstenção. "Tenho …

Avião militar russo sobrevoou Portugal para tirar fotografias a áreas estratégicas

Um avião militar da Rússia sobrevoou o espaço aéreo de Portugal continental e do arquipélago dos Açores para fotografar áreas estratégicas. Descolando de Lisboa em direção ao arquipélago dos Açores, a aeronave militar russa, Tupolev 154, …

Políticas de natalidade: "é preciso insistir e persistir"

Para Assunção Cristas, a natalidade continua a ser um problema, num país com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Esta quinta-feira à noite, a presidente do CDS-PP defendeu, num debate organizado pelo partido, "políticas concertadas" …

Cientistas reconstruiram pela primeira vez o rosto de uma Denisovana

Feito o mapa metílico do genoma dos Denisovanos, os cientistas tentaram reconstruir pela primeira vez o rosto de uma mulher deste grupo de hominídeos. Mas nem todos os cientistas concordam com o resultado final. Há 15 …