Metade camelo, metade tapir. Encontrado esqueleto de mamífero extinto há oito mil anos

O fóssil de um mamífero com entre 40 mil a 20 mil anos de idade foi encontrado em Arroyo Seco, na província de Santa Fé, Argentina.

Quando o pescador Leonardo Sandoval passava perto de um rio, encontrou uma pedra que chamou a sua atenção enão perdeu tempo em avisar as autoridades de Arroyo Seco.

A pedido das autoridades da província, uma equipa de arqueólogos e paleontólogos começou a examinar o esqueleto e determinou que se tratava de uma macrauquénia, um mamífero da família Macraucheniidae que se extinguiu há oito mil anos e que habitou na América do Sul.

De acordo com Luisiano Rey, subdiretor do Património Arqueológico e Paleontológico do Ministério da Inovação e Cultura, o animal pesava mais de mil quilos e era parecido com um camelo e um tapir.

“Este exemplar tinham dois metros de altura e três de comprimento“, disse Rey, acrescentando que “é uma descoberta muito importante desde o ponto de vista local, provincial e nacional porque existe apenas um espécimen no país de uma macrauquénia completa”.

“É um animal muito estranho, semelhante a um camelo, tem as características de uma anta porque tem uma narina na parte superior do crânio, que poderia ter um tronco e atinge cerca de 3 metros de altura com o pescoço, porque tem a vértebras do pescoço muito longas”, explicou o investigador.

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e o Museu de História Natural dos Estados Unidos revelaram há alguns anos que este animal tem parentes atuais: cavalos, rinocerontes e antas.

​Foi o investigador britânico Charles Darwin que encontrou os primeiros fósseis da macrauquénia no sul da Argentina em 1834, durante a sua viagem de cinco anos em redor do mundo. Só há registos deste fósseis na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai sim? Então porque é que introduzem a notícia com o esqueleto fóssil de um réptil marinho do tipo Ictiossaurio, da Era dos dinossauros (mais de 60 milhões de anos)?
    Já agora: o tempo em que o bicho terá existido, do modo como o colocaram no vosso texto não se entende (“com entre 20.000 a 40 anos”). No original está bem: de 40 (000 anos) a 20 mil anos.

RESPONDER

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …

Coreia do Norte pede assinatura de tratado de paz antes de nova cimeira com EUA

A imprensa norte-coreana pediu a assinatura do tratado de paz inter-coreano, numa altura em que é esperado nos Estados Unidos um alto dirigente norte-coreano, no âmbito da preparação de uma segunda cimeira bilateral. No editorial, o …