Metade camelo, metade tapir. Encontrado esqueleto de mamífero extinto há oito mil anos

O fóssil de um mamífero com entre 40 mil a 20 mil anos de idade foi encontrado em Arroyo Seco, na província de Santa Fé, Argentina.

Quando o pescador Leonardo Sandoval passava perto de um rio, encontrou uma pedra que chamou a sua atenção enão perdeu tempo em avisar as autoridades de Arroyo Seco.

A pedido das autoridades da província, uma equipa de arqueólogos e paleontólogos começou a examinar o esqueleto e determinou que se tratava de uma macrauquénia, um mamífero da família Macraucheniidae que se extinguiu há oito mil anos e que habitou na América do Sul.

De acordo com Luisiano Rey, subdiretor do Património Arqueológico e Paleontológico do Ministério da Inovação e Cultura, o animal pesava mais de mil quilos e era parecido com um camelo e um tapir.

“Este exemplar tinham dois metros de altura e três de comprimento“, disse Rey, acrescentando que “é uma descoberta muito importante desde o ponto de vista local, provincial e nacional porque existe apenas um espécimen no país de uma macrauquénia completa”.

“É um animal muito estranho, semelhante a um camelo, tem as características de uma anta porque tem uma narina na parte superior do crânio, que poderia ter um tronco e atinge cerca de 3 metros de altura com o pescoço, porque tem a vértebras do pescoço muito longas”, explicou o investigador.

Um estudo realizado em conjunto pela Universidade de Potsdam, na Alemanha, e o Museu de História Natural dos Estados Unidos revelaram há alguns anos que este animal tem parentes atuais: cavalos, rinocerontes e antas.

​Foi o investigador britânico Charles Darwin que encontrou os primeiros fósseis da macrauquénia no sul da Argentina em 1834, durante a sua viagem de cinco anos em redor do mundo. Só há registos deste fósseis na Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

ZAP // Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai sim? Então porque é que introduzem a notícia com o esqueleto fóssil de um réptil marinho do tipo Ictiossaurio, da Era dos dinossauros (mais de 60 milhões de anos)?
    Já agora: o tempo em que o bicho terá existido, do modo como o colocaram no vosso texto não se entende (“com entre 20.000 a 40 anos”). No original está bem: de 40 (000 anos) a 20 mil anos.

RESPONDER

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …

O barulho dos oceanos está a dificultar a comunicação entre baleias-anãs

A comunicação de longa distância entre baleias-anãs está a ser gravemente afetada devido ao barulho de fundo dos oceanos — causado principalmente por humanos. O som emitido pelas baleias-anãs é muito característico e apenas muito recentemente …