/

Arena milenar de gladiadores romanos descoberta na Turquia

1

Sarah Murray / Wikimedia

Parte da fortaleza de Anavarza.

Escavações na milenar cidade de Anavarza permitiram aos arqueólogos descobrir uma arena de gladiadores romanos, na Turquia, construida há dois mil anos.

Há mais de um ano que arqueólogos turcos faziam escavações na cidade de Anavarza, na Turquia. Agora, os cientistas descobriram uma arena de gladiadores romanos construida há dois mil anos e complementada com um enorme arco do triunfo.

“Até mesmo o arco triunfal de 22,5 metros de comprimento e 10,5 metros de altura, construído no século III, em memória da vitória do Império Romano contra os persas, parece magnífico”, disse Fatih Gülsen, da Universidade de Çukurova. As escavações fazem parte de um projeto com um orçamento recorde de um milhão de libras turcas.

O arco do triunfo já tinha sido descoberto em 2015, mas apesar dos três arcos com que foi originalmente construida, só dois se mantinham em pé. Por isso mesmo, os especialistas usaram scanners a laser para conseguirem reconstruir a infraestrutura milenar.

“É uma enorme estrutura e única, decorada com cabeças, colunas, pilastras e nichos coríntios”, disse Gülsen. “Por causa destas características, é o único na região de Çukurova e um dos poucos portões monumentais da cidade dentro das fronteiras da Turquia”. Segundo o All That’s Interesting, Anavarza também era dona da maior estrada de duas vias da era antiga.

A cidade de Anavarza, segundo os indícios recolhidos, terá sido mandada construir pelo Imperador Augusto no ano 19 a.C. “Esta estrada, com 34 metros de largura e 2,7 quilómetros de comprimento, “entrou na literatura como a primeira e mais antiga rua do mundo“, explicou Gülsen.

As escavações também revelaram uma antiga igreja da cidade, construída sobre as fundações de um templo romano, e que, segundo Gülsen, terá sido feita para Dioscórides, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra “Sobre Material Médico”, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o século I até ao século XVIII.

“Um dos poetas mais conhecidos do mundo, Opianus, também viveu aqui”, disse Gülsen. “Acreditamos que esta cidade antiga tinha escolas semelhantes a universidade, onde pessoas importantes estudavam”, acrescentou.

A equipa de arqueólogos está agora a analisar um trono de pedra, que provavelmente seria ocupado por nobres enquanto assistiam às batalhas de gladiadores romanos na arena. “Estamos a analisar como o anfiteatro foi planeado e projetado, como ocorreram as lutas de gladiadores, que animais foram usados e em que tipo de necrópole o falecido era enterrado”, disse o arqueólogo da Universidade de Çukurova.

Gülsen destaca ainda que uma investigação mais aprofundada vai revelar mais verdades sobre a cidade de Anavarza.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.