Arena milenar de gladiadores romanos descoberta na Turquia

Sarah Murray / Wikimedia

Parte da fortaleza de Anavarza.

Escavações na milenar cidade de Anavarza permitiram aos arqueólogos descobrir uma arena de gladiadores romanos, na Turquia, construida há dois mil anos.

Há mais de um ano que arqueólogos turcos faziam escavações na cidade de Anavarza, na Turquia. Agora, os cientistas descobriram uma arena de gladiadores romanos construida há dois mil anos e complementada com um enorme arco do triunfo.

“Até mesmo o arco triunfal de 22,5 metros de comprimento e 10,5 metros de altura, construído no século III, em memória da vitória do Império Romano contra os persas, parece magnífico”, disse Fatih Gülsen, da Universidade de Çukurova. As escavações fazem parte de um projeto com um orçamento recorde de um milhão de libras turcas.

O arco do triunfo já tinha sido descoberto em 2015, mas apesar dos três arcos com que foi originalmente construida, só dois se mantinham em pé. Por isso mesmo, os especialistas usaram scanners a laser para conseguirem reconstruir a infraestrutura milenar.

“É uma enorme estrutura e única, decorada com cabeças, colunas, pilastras e nichos coríntios”, disse Gülsen. “Por causa destas características, é o único na região de Çukurova e um dos poucos portões monumentais da cidade dentro das fronteiras da Turquia”. Segundo o All That’s Interesting, Anavarza também era dona da maior estrada de duas vias da era antiga.

A cidade de Anavarza, segundo os indícios recolhidos, terá sido mandada construir pelo Imperador Augusto no ano 19 a.C. “Esta estrada, com 34 metros de largura e 2,7 quilómetros de comprimento, “entrou na literatura como a primeira e mais antiga rua do mundo“, explicou Gülsen.

As escavações também revelaram uma antiga igreja da cidade, construída sobre as fundações de um templo romano, e que, segundo Gülsen, terá sido feita para Dioscórides, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra “Sobre Material Médico”, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o século I até ao século XVIII.

“Um dos poetas mais conhecidos do mundo, Opianus, também viveu aqui”, disse Gülsen. “Acreditamos que esta cidade antiga tinha escolas semelhantes a universidade, onde pessoas importantes estudavam”, acrescentou.

A equipa de arqueólogos está agora a analisar um trono de pedra, que provavelmente seria ocupado por nobres enquanto assistiam às batalhas de gladiadores romanos na arena. “Estamos a analisar como o anfiteatro foi planeado e projetado, como ocorreram as lutas de gladiadores, que animais foram usados e em que tipo de necrópole o falecido era enterrado”, disse o arqueólogo da Universidade de Çukurova.

Gülsen destaca ainda que uma investigação mais aprofundada vai revelar mais verdades sobre a cidade de Anavarza.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sporting 2-2 Belenenses SAD | Líder salva virgindade nos descontos

A Belenenses SAD esteve a segundos de cumprir a promessa de Petit, que na antevisão da partida apontava para a primeira derrota do Sporting. Os “azuis” estiveram a vencer por 2-0, graças a uma eficácia …

Quatro anos depois, Danny recuperou a sua prancha. Estava a 2700 quilómetros

Um surfista australiano recuperou a sua prancha quatro anos depois de a ter perdido. Estava a 2700 quilómetros do sítio onde a tinha visto pela última vez. Danny Griffiths, um surfista habituado a ondas grandes, perdeu …

Os astronautas precisam de um frigorífico. Engenheiros trabalham num que funciona de "cabeça para baixo"

Para que os astronautas façam longas missões à Lua ou a Marte, precisam de um frigorífico, mas estes eletrodomésticos não são projetados para funcionar em gravidade zero. Os astronautas precisam de frigoríficos para as missões prolongadas …

A maior "cidade-fantasma" da China voltou a florescer (graças à educação)

Kangbashi, na Mongólia Interior, é considerada há muitos anos a maior "cidade-fantasma" da China. Agora, tem muito a agradecer a uma jogada inesperada, mas muito eficaz: o setor da Educação. Há alguns anos que Kangbashi, uma …

Carro da Tesla ajuda o FBI a capturar homem suspeito de atear fogo em igreja

As câmaras de um Tesla ajudaram as autoridades a prender um homem suspeito de atear fogo numa igreja na cidade de Springfield, no estado de Massachusetts. A congregação foi atacada mais de uma vez em …

Destemida e aventureira. Com apenas 18 anos, Simone Segouin ajudou a França a derrotar os nazis

Quando tinha apenas 18 anos, Simone Segouin juntou-se à Resistência Francesa para capturar as tropas nazis, sabotar os planos alemães e lutar contra o fascismo no seu país. Apesar de ter abandonado a escola bastante cedo, …

Orgulho e ciúmes. Corrida armamentista entre Coreias coloca ambiente de paz em risco

A relação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul é conhecida por ser bastante conturbada, sendo que nos últimos anos já ocorreram alguns incidentes entre os países. Agora, as duas nações peninsulares …

"Estória mal contada": a saída de João Marques do Famalicão

Perto do final do campeonato feminino de futebol, o treinador das candidatas ao título abandona o emblema minhoto. Provavelmente porque vai liderar outra equipa minhota. Adeptos não gostaram. A Liga BPI, a primeira divisão nacional feminina …

Livre cede lugares à IL e ao Volt. Vasco Lourenço fala em "chicana política"

O Livre cedeu, esta quarta-feira, quatro lugares da sua comitiva no desfile que assinala o 25 de Abril à Iniciativa Liberal e ao Volt Portugal, depois da comissão promotora os ter informado de que não …

Pena de morte diminuiu. Execuções globais atingem o número mais baixo numa década

Globalmente, foram executadas 483 pessoas em 2020, o número mais baixo registado pela Amnistia Internacional (AI) numa década, marcando uma redução de 26% em relação a 2019 e 70% comparativamente a 2015. Segundo um artigo da …