Área ardida é mais do dobro do que em 2021. Não há incêndios activos

George Vitsaras / EPA

Panorama dos incêndios mais calmo, nesta quinta-feira. Mas Portugal é o terceiro país na Europa com mais hectares que já arderam.

A contabilidade de hectares que ardem em Portugal não pára de subir: quase 58 mil hectares neste ano, até 19 de Junho.

Ainda nem tínhamos chegado a meio do ano mas esse número já é mais do dobro de toda a área ardida em 2021 – e é o registo mais elevado desde 2017, ano dos incêndios trágicos em Pedrógão Grande.

A capa do Jornal de Notícias desta quinta-feira destaca que Portugal é o terceiro país na Europa com mais área ardida, neste ano.

Espanha e Roménia estão acima nessa lista, embora com margem considerável: 178 mil hectares em Espanha e 149 mil na Roménia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tinha registado 83 incêndios até ao final da tarde desta quarta-feira.

Ao início da manhã seguinte estavam em perigo máximo de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro.

Os problemáticos – e prolongados – incêndios em Murça e em Bustelo passaram a estar em fase de resolução.

Ainda há 700 operacionais no terreno mas, às 11h desta quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil já não tinha qualquer ocorrência importante a registar, no seu portal oficial.

Portugal continental continua em situação de alerta. O Governo vai reavaliar o perigo de incêndio nesta quinta-feira.

Entretanto, mais três pessoas foram detidas, por serem suspeitas de iniciar incêndios florestais. Os fogos decorreram em Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso e Guarda. Os suspeitos Têm entre 45 e 56 anos.

Ao longo de 2022, a Guarda Nacional Republicana já deteve 56 pessoas suspeitas de terem iniciado incêndios florestais. 600 suspeitos foram identificados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.