Árbitros beneficiados pela ausência de público? “Só num fora-de-jogo”

Valencia CF / Wikimedia

Estádio de Mestalla, em Valencia

Já seria notícia, pelo menos por cá, um árbitro conceder uma entrevista – e logo na véspera do início do campeonato. Confira algumas declarações de Samuel García Aguilera.

Os principais campeonatos espanhóis de futebol vão começar neste fim de semana. As primeira e segunda divisão nacionais estão de volta e, na antevisão desta nova e estranha temporada, falou…um árbitro.

Samuel García Aguilera, árbitro assistente que marca presença em jogos da segunda divisão, abordou o arranque de mais uma época desse escalão, cujo primeiro jogo está marcado para este sábado, dia 12, com o duelo entre Ponferradina e Castellón.

O árbitro vê uma vantagem nas condicionantes que o coronavírus trouxe: a preparação para a nova época acontece mais tarde. “É bom para nós porque, antes, os testes de pré-temporada eram feitos cerca de um mês antes dos primeiros jogos e, assim, ficavas parado durante muito tempo. Desta forma, não é um problema fazê-los mesmo antes de a época começar”, contou.

Em entrevista ao jornal La Nueva Crónica, Samuel García reconheceu que enfrentar esta temporada atípica vai ser “um pouco diferente” e explicou porquê: “A época anterior acabou há quatro dias. É uma forma de dizer. E isso originou um grande desgaste psicológico, mais do que físico. Porque ninguém sabia o que ia acontecer, como ia começar e se a competição ia terminar”.

Bancadas vazias

O árbitro, que vai estar na segunda divisão pela quarta vez, recusa a ideia de que a pressão sobre os árbitros é menor por causa da ausência de adeptos nos estádios: “É o grande mito deste novo contexto. Dizem que estamos mais tranquilos porque as bancadas estão vazias mas essa ideia está muito longe da realidade. Agora é muito mais difícil entrares no jogo. Num campo modesto onde, habitualmente, não há quase ninguém, nada acontece. Mas, num estádio grande com 30 mil cadeiras vazias, aí vês que a situação não é normal e é precisamente isso que torna a situação estranha”.

A nível técnico, em relação a eventos do jogo, Samuel García Aguilera admite que o silêncio origina um ponto positivo: “Ouvimos os jogadores a tocar na bola e isso, numa situação de fora-de-jogo, é uma vantagem“.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos Olímpicos. A terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney. A turbina O2, que pesa 680 toneladas métricas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de …

Vacinação Casa Aberta já está disponível para maiores de 30 anos

A modalidade de vacinação Casa Aberta está desde esta terça-feira disponível para as pessoas com idade igual ou superior a 30 anos. De acordo com um comunicado enviado esta terça-feira pela task force, “a modalidade Casa …

Governo motivado para executar PRR "de forma célere"

O ministro das Finanças, João Leão, afirmou esta terça-feira que o Governo está muito motivado “para executar de forma célere” o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois de Bruxelas ter desembolsado 2,2 mil milhões …

Governador de Nova Iorque assediou sexualmente várias mulheres, revela investigação

A procuradora-geral de Nova Iorque, nos Estados Unidos (EUA), disse que a investigação sobre Andrew Cuomo revelou que o governador assediava sexualmente atuais e antigas funcionárias. As descobertas surgem após uma investigação de cinco meses sobre …

Pedri vai superar recorde de Bruno Fernandes

Ainda falta um jogo para a seleção espanhola nos Jogos Olímpicos e, por isso, o jovem do Barcelona vai jogar 73 vezes nesta temporada. A Espanha vai disputar o número máximo de jogos possível no torneio …

Governo duplica ajuda a bares e discotecas

O Governo vai duplicar o limite máximo dos apoios, através do programa Apoiar,  a empresários em nome individual de setores que se mantêm encerrados por lei. O Governo decidiu não só prolongar o programa Apoiar para …

Brasil. Tribunal vai investigar Bolsonaro por alegações de fraude eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil decidiu na segunda-feira abrir uma investigação contra o Presidente Jair Bolsonaro. Em causa estão as suas declarações sobre fraude nas eleições do próximo ano. Segundo avançou a agência France …

Jantar do Chega com 170 pessoas. MP acusa Ventura de crime de desobediência

O líder do Chega, André Ventura, foi acusado pelo Ministério Público de ser coautor material do crime de desobediência, pelo jantar-comício organizado em Braga em plena pandemia. O Ministério Público acusou esta terça-feira o ex-candidato presidencial …

TAP. Bruxelas reconhece importância de salvar companhia mas sem distorcer concorrência

A Comissão Europeia reconhece a importância de o Estado português salvar a TAP, mas receia que o auxílio de 3.200 milhões à reestruturação viole as regras de concorrência e duvida que o mesmo garanta de …