Pela primeira vez, uma árbitra vai apitar a Supertaça Europeia

Stéphanie Frappart vai apitar a Supertaça Europeia entre Chelsea e Liverpool. É a primeira vez que uma árbitra vai apitar a final de uma competição europeia de futebol masculino.

Dia 14 de agosto vai fazer-se história no futebol mundial. Uma equipa de arbitragem predominantemente feminina, liderada por Stéphanie Frappart, vai apitar a final da Supertaça Europeia, em Istambul. Esta temporada, a francesa já se tinha tornado na primeira mulher a arbitrar na Ligue 1.

A árbitra, internacional desde 2009, foi a escolhida pela UEFA para o jogo entre o vencedor da Liga dos Campeões, o Liverpool, e o vencedor da Liga Europa, o Chelsea. Frappart esteve também no Campeonato do Mundo de futebol feminino, onde arbitrou a final entre Estados Unidos da América e Holanda.

O único homem na equipa de arbitragem será o quarto árbitro Cuneyt Cakir. As árbitras-assistentes serão a francesa Manuela Nicolosi e a irlandesa Michelle O’Neill. Não só é a primeira vez que uma árbitra apita a final da Supertaça Europeia, como é a primeira vez que uma mulher apita uma final de uma qualquer competição europeia de futebol masculino.

“Já afirmei em várias ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites e congratulo-me com o facto de Stéphanie Frappart ter sido nomeada para a Supertaça Europeia deste ano, juntamente com as árbitras-assistentes Manuela Nicolosi e Michelle O’Neill”, afirmou Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA.

“Como organização, damos a maior importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que a qualidade e a devoção que Stéphanie demonstrou ao longo da sua carreira para alcançar este nível sirvam de inspiração para milhões de raparigas e mulheres na Europa, e lhes mostre que não deve haver barreiras para se cumprir um sonho”, acrescentou.

Roberto Rosetti, responsável pela arbitragem da UEFA, disse que a nomeação de Frappart é completamente merecida e que provou ao longo dos anos ser uma das melhores árbitras do mundo.

Tem capacidade para arbitrar nos grandes palcos, como provou na final do Campeonato do Mundo Feminino deste ano. Espero que este jogo em Istambul lhe proporcione mais experiência numa altura em que entra no auge da sua carreira”, disse Rosetti.

Frappart junta-se assim ao grande nome de Nicole Petignat, a árbitra helvética que dirigiu três jogos da fase de qualificação da antiga Taça UEFA, entre 2004 e 2009.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …

Hipercarro elétrico da Aspark pulveriza recorde de aceleração

O novo hipercarro elétrico Aspark Owl vai começar a sua produção já no próximo ano e conta já com o recorde de aceleração. O carro vai dos 0 aos 100 km/h em 1,69 segundos. Depois de …