Pela primeira vez, uma árbitra vai apitar a Supertaça Europeia

Stéphanie Frappart vai apitar a Supertaça Europeia entre Chelsea e Liverpool. É a primeira vez que uma árbitra vai apitar a final de uma competição europeia de futebol masculino.

Dia 14 de agosto vai fazer-se história no futebol mundial. Uma equipa de arbitragem predominantemente feminina, liderada por Stéphanie Frappart, vai apitar a final da Supertaça Europeia, em Istambul. Esta temporada, a francesa já se tinha tornado na primeira mulher a arbitrar na Ligue 1.

A árbitra, internacional desde 2009, foi a escolhida pela UEFA para o jogo entre o vencedor da Liga dos Campeões, o Liverpool, e o vencedor da Liga Europa, o Chelsea. Frappart esteve também no Campeonato do Mundo de futebol feminino, onde arbitrou a final entre Estados Unidos da América e Holanda.

O único homem na equipa de arbitragem será o quarto árbitro Cuneyt Cakir. As árbitras-assistentes serão a francesa Manuela Nicolosi e a irlandesa Michelle O’Neill. Não só é a primeira vez que uma árbitra apita a final da Supertaça Europeia, como é a primeira vez que uma mulher apita uma final de uma qualquer competição europeia de futebol masculino.

“Já afirmei em várias ocasiões que o potencial do futebol feminino não tem limites e congratulo-me com o facto de Stéphanie Frappart ter sido nomeada para a Supertaça Europeia deste ano, juntamente com as árbitras-assistentes Manuela Nicolosi e Michelle O’Neill”, afirmou Aleksander Čeferin, Presidente da UEFA.

“Como organização, damos a maior importância ao desenvolvimento do futebol feminino em todas as áreas. Espero que a qualidade e a devoção que Stéphanie demonstrou ao longo da sua carreira para alcançar este nível sirvam de inspiração para milhões de raparigas e mulheres na Europa, e lhes mostre que não deve haver barreiras para se cumprir um sonho”, acrescentou.

Roberto Rosetti, responsável pela arbitragem da UEFA, disse que a nomeação de Frappart é completamente merecida e que provou ao longo dos anos ser uma das melhores árbitras do mundo.

Tem capacidade para arbitrar nos grandes palcos, como provou na final do Campeonato do Mundo Feminino deste ano. Espero que este jogo em Istambul lhe proporcione mais experiência numa altura em que entra no auge da sua carreira”, disse Rosetti.

Frappart junta-se assim ao grande nome de Nicole Petignat, a árbitra helvética que dirigiu três jogos da fase de qualificação da antiga Taça UEFA, entre 2004 e 2009.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …