As aranhas da EEI têm um truque para tecer teias sem gravidade

Experiências levadas a cabo na Estação Espacial Internacional (EEI) sugerem que, mesmo sem gravidade, as aranhas são capazes de tecer teias no Espaço. Para isso, só necessitam de uma fonte de luz para servir de referência.

Na ausência de gravidade, as aranhas necessitam de saber o que é “cima” e “baixo” para tecer as suas teias. Recentemente, uma experiência realizada a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) com aranhas da espécie Trichonephila clavipes revelou que estes aracnídeos conseguem orientar-se se tiverem acesso a uma fonte de luz.

De acordo com o Science Alert, os cientistas usaram quatro aranhas Trichonephila clavipes para realizar a experiência, sendo que duas permaneceram na Terra, enquanto que as outras foram colocadas à prova no Espaço, isoladas uma da outra em câmaras na EEI.

Sob condições normais de gravidade, e independentemente de as luzes estarem acesas ou não, as aranhas tendem a construir teias assimétricas.

“Concluímos que a gravidade é o guia de orientação mais relevante para as aranhas” e que “o estímulo visual da direção da luz pode servir como um guia de orientação na ausência de gravidade”, escreveram os autores no artigo científico, publicado recentemente na The Science of Nature.

Sem gravidade e sem luz, a maioria das teias foi tecida simetricamente. No entanto, sem gravidade mas com luz, as aranhas conseguiram construir teias assimétricas, tal como as que produziram com gravidade.

“Não teríamos imaginado que a luz desempenharia um papel na orientação das aranhas no Espaço. Tivemos a sorte de as lâmpadas estarem fixadas no topo da câmara e não em vários lados. Caso contrário, não teríamos sido capazes de descobrir o efeito da luz na simetria das teias em gravidade zero”, disse Samuel Zschokke, principal autor do estudo, em declarações ao Science Alert.

O facto de as aranhas terem “um sistema de backup para orientação como este é surpreendente, uma vez que nunca foram expostas a um ambiente sem gravidade durante a sua evolução”, acrescentou o investigador.

Antes da experiência, os cientistas não tinham considerado a fonte de luz como um fator crucial, pelo que o sucesso da pesquisa revelou que, muitas vezes, os acasos na Ciência são extremamente úteis.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …