Estes aracnídeos vivem nos seus poros, comem a sua gordura e acasalam na sua cara enquanto dorme

Provavelmente terá neste momento alguns dezenas de aracnídeos dentro dos seus poros a alimentar-se silenciosamente dos seus óleos naturais. Mas não há nada a temer.

Estes aracnídeos são conhecidos como Demodex e, de acordo com um novo vídeo criado pela equipa do KQED San Francisco, vivem uma vida pacífica enterrados nos poros faciais da maioria dos adultos humanos. Os ácaros não são encontrados em bebés.

Têm oito pernas, na maior parte transparentes e microscópicos, medindo cerca de 0,3 mílimetros, de acordo com um artigo da NPR. Vivem perto das raízes dos folículos pilosos em homens e mulheres, escondidos dentro dos poros.

Como alimentos, estes aracnídeos usam o nosso sebo, o óleo de cera que o nosso rosto excreta para manter a hidratação. O sebo é produzido por glândulas enfiadas dentro dos poros, perto do fundo dos folículos pilosos. Os demodex procuram essa refeição gordurosa, enterrando-se nos poros, onde dormem durante o dia. À noite, quando estamos a dormir, os ácaros rastejam para a superfície da pele para acasalar.

Cada ácaro pode viver por cerca de duas semanas. Além disso, não têm ânus, armazenando as suas fezes dentro dos seus próprios corpos durante toda a duração das suas breves vidas.

Dadas as suas preferências alimentares, os ácaros da face são atraídos pelos poros mais gordurosos do seu corpo, incluindo os que estão em torno das bochechas, nariz e testa. De acordo com um estudo publicado em 1992 na revista Clinical and Experimental Dermatology, folículos infestados podem conter meia dúzia de ácaros de uma vez – com espaço para muitos mais.

Estes micróbios não representam ameaças conhecidas para os seres humanos, exceto se se acumularem num número muito grande, levando a uma doença chamada demodicose ou sarna demodécica.

Em humanos, a demodicose pode causar um brilho vermelho ou branco na pele e é frequentemente associada a um declínio na resposta do sistema imunológico, disse Kanade Shinkai, dermatologista da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Mas a condição é rara, de acordo com a especialista. M maioria das pessoas vive pacificamente com os ácaros do rosto até a velhice. Na sua vida, o seu nariz poderia servir como o lar de família para centenas de gerações de aracnídeos.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …