Estes aracnídeos vivem nos seus poros, comem a sua gordura e acasalam na sua cara enquanto dorme

Provavelmente terá neste momento alguns dezenas de aracnídeos dentro dos seus poros a alimentar-se silenciosamente dos seus óleos naturais. Mas não há nada a temer.

Estes aracnídeos são conhecidos como Demodex e, de acordo com um novo vídeo criado pela equipa do KQED San Francisco, vivem uma vida pacífica enterrados nos poros faciais da maioria dos adultos humanos. Os ácaros não são encontrados em bebés.

Têm oito pernas, na maior parte transparentes e microscópicos, medindo cerca de 0,3 mílimetros, de acordo com um artigo da NPR. Vivem perto das raízes dos folículos pilosos em homens e mulheres, escondidos dentro dos poros.

Como alimentos, estes aracnídeos usam o nosso sebo, o óleo de cera que o nosso rosto excreta para manter a hidratação. O sebo é produzido por glândulas enfiadas dentro dos poros, perto do fundo dos folículos pilosos. Os demodex procuram essa refeição gordurosa, enterrando-se nos poros, onde dormem durante o dia. À noite, quando estamos a dormir, os ácaros rastejam para a superfície da pele para acasalar.

Cada ácaro pode viver por cerca de duas semanas. Além disso, não têm ânus, armazenando as suas fezes dentro dos seus próprios corpos durante toda a duração das suas breves vidas.

Dadas as suas preferências alimentares, os ácaros da face são atraídos pelos poros mais gordurosos do seu corpo, incluindo os que estão em torno das bochechas, nariz e testa. De acordo com um estudo publicado em 1992 na revista Clinical and Experimental Dermatology, folículos infestados podem conter meia dúzia de ácaros de uma vez – com espaço para muitos mais.

Estes micróbios não representam ameaças conhecidas para os seres humanos, exceto se se acumularem num número muito grande, levando a uma doença chamada demodicose ou sarna demodécica.

Em humanos, a demodicose pode causar um brilho vermelho ou branco na pele e é frequentemente associada a um declínio na resposta do sistema imunológico, disse Kanade Shinkai, dermatologista da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Mas a condição é rara, de acordo com a especialista. M maioria das pessoas vive pacificamente com os ácaros do rosto até a velhice. Na sua vida, o seu nariz poderia servir como o lar de família para centenas de gerações de aracnídeos.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …