No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos.

O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: a enguia do Aquário, chamada Miguel Wattson, é a responsável por controlar as luzes da sua própria árvore de Natal.

“Sempre que o Miguel descarrega eletricidade, os sensores na água distribuem a carga para um conjunto de altifalantes”, explicou Joey Turnipseed, especialista de produção audiovisual. Por sua vez, os altifalantes convertem a descarga no som que os visitantes do Aquário ouvem e as placas de luz convertem a energia da enguia nas luzes que iluminam a árvore de Natal.

No entanto, a eletricidade produzida pela enguia não está literalmente a alimentar as luzes da árvore: os sensores e os outros equipamentos presentes no Aquário captam o momento em que a enguia produz eletricidade e traduzem-no para as luzes.

Além de ser fora do comum, este projeto tem uma função educacional, uma vez que a duração da iluminação corresponde ao diferentes tipos de choques elétricos da enguia elétrica. Isto significa que a árvore é muito mais brilhante durante as refeições de Miguel, uma vez que a enguia emite choques de alta tensão (de cerca de 800 volts) quando encontra algo para comer.

Os flashes maiores são então causados pelos choques de tensão mais altos que a enguia Miguel emite quando está a comer – ou simplesmente quando está feliz. “Queremos que as pessoas se interessem por estes animais e que protejam as águas onde vivem.”

Além de ser a responsável por dar brilho à árvore da Natal do Aquário, a enguia está presente também nas redes sociais desde 2014. No Twitter, Miguel conta já com mais de 40 mil seguidores, escreve o NPR.

O curioso é que também o seu perfil é controlado pelos seus choques elétricos: assim como acende a árvore de Natal, os sensores do tanque permitem que a enguia envie tweets quando emite descargas elétricas a partir de uma certa tensão.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

588 condecorações, 17 vetos e 16 visitas de Estado. Os números de Marcelo e um aviso para o último mandato

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito Presidente da República há quatro anos, conseguindo arrecadar 52% dos votos dos portugueses. Desde então, atribuiu mais de 500 condecorações, vetou 17 leis e fez 16 visitas de Estado.  …

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …