/

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos.

O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: a enguia do Aquário, chamada Miguel Wattson, é a responsável por controlar as luzes da sua própria árvore de Natal.

“Sempre que o Miguel descarrega eletricidade, os sensores na água distribuem a carga para um conjunto de altifalantes”, explicou Joey Turnipseed, especialista de produção audiovisual. Por sua vez, os altifalantes convertem a descarga no som que os visitantes do Aquário ouvem e as placas de luz convertem a energia da enguia nas luzes que iluminam a árvore de Natal.

No entanto, a eletricidade produzida pela enguia não está literalmente a alimentar as luzes da árvore: os sensores e os outros equipamentos presentes no Aquário captam o momento em que a enguia produz eletricidade e traduzem-no para as luzes.

Além de ser fora do comum, este projeto tem uma função educacional, uma vez que a duração da iluminação corresponde ao diferentes tipos de choques elétricos da enguia elétrica. Isto significa que a árvore é muito mais brilhante durante as refeições de Miguel, uma vez que a enguia emite choques de alta tensão (de cerca de 800 volts) quando encontra algo para comer.

Os flashes maiores são então causados pelos choques de tensão mais altos que a enguia Miguel emite quando está a comer – ou simplesmente quando está feliz. “Queremos que as pessoas se interessem por estes animais e que protejam as águas onde vivem.”

Além de ser a responsável por dar brilho à árvore da Natal do Aquário, a enguia está presente também nas redes sociais desde 2014. No Twitter, Miguel conta já com mais de 40 mil seguidores, escreve o NPR.

O curioso é que também o seu perfil é controlado pelos seus choques elétricos: assim como acende a árvore de Natal, os sensores do tanque permitem que a enguia envie tweets quando emite descargas elétricas a partir de uma certa tensão.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.