Aquarela pintada por Hitler vendida por 75 cêntimos na Holanda

(dr) Marlena Waldthausen / de Volkskrant

“Antiga Prefeitura” foi comprada na feira da ladra por 75 cêntimos

Na Holanda, um homem comprou, numa feira da ladra, uma aquarela inédita pintada pelo líder do regime nazi por apenas 75 cêntimos.

A agência do governo holandês responsável por pesquisas sobre a II Guerra Mundial recebeu como doação a aquarela pintada por Adolf Hitler, noticiou este domingo a imprensa local.

A pintura mostra uma torre em Viena e é considerada a única obra do ditador nazi que existe na Holanda. A doadora não quis revelar a sua identidade e não se sabia da existência do quadro até então.

A aguarela, batizada de “Antiga Prefeitura”, foi comprada numa feira da ladra por 75 cêntimos, uma vez que o proprietário só reparou na conhecida assinatura quando chegou a casa, revela o jornal Volkstrant.

A filha do comprador não quis deixar em casa uma peça de arte tão peculiar e ainda tentou vendê-la, mas várias empresas recusaram leiloar a obra. Por isso, a mulher entregou a pintura ao Instituto de Documentação Militar holandês.

Embora só esteja a ser noticiada agora, a doação foi feita no início do ano à NIOD, instituto estabelecido pelo governo local depois da Segunda Guerra para criar um arquivo nacional relacionado com a ocupação nazi na Holanda (1941-45).

A autentificação, que durou vários meses, provou que a aquarela tinha sido realmente pintada pelo líder nazi. O quadro tem a assinatura A. Hitler e foi autenticado pelo NIOD.

Entre 1909 e 1913, Hitler vivia da venda de cartões-postais pintados. Estima-se que tenha feito entre dois mil a três mil aquarelas, das quais 800 ainda devem existir.

Ciberia // Sputnik / Deutsche Welle

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. Carlos Moedas ganha Lisboa

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Medina assume derrota em Lisboa. "É uma indiscutível vitória de Carlos Moedas"

Fernando Medina acaba de assumir a derrota nas eleições autárquicas, felicitando Carlos Moedas pela vitória na Câmara de Lisboa. "É uma indiscutível vitória pessoal e política de Carlos Moedas", sublinha Medina. "Foi um privilégio servir esta …

Contra a "vigarice" das sondagens, "o PSD teve um excelente resultado"

O PSD conseguiu todos os objectivos a que se propôs nestas eleições autárquicas, segundo Rui Rio. O presidente do PSD considera que o partido teve "um excelente resultado" contra a "vigarice" das sondagens e "contra …

Costa: "PS continua a ser o maior partido autárquico nacional"

António Costa canta vitória nas eleições autárquicas, apesar de ainda não se conhecerem os resultados finais de Lisboa, Sintra e Loures. Para o secretário-geral socialista, não há dúvida de que o "PS continua a ser …

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Pedro Santana Lopes já fez o seu discurso de vitória como presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, num autoelogio pelo facto de ter ganho a dois "grandes partidos", o PS e o PSD, …