Na Holanda, um homem comprou, numa feira da ladra, uma aquarela inédita pintada pelo líder do regime nazi por apenas 75 cêntimos.
A agência do governo holandês responsável por pesquisas sobre a II Guerra Mundial recebeu como doação a aquarela pintada por Adolf Hitler, noticiou este domingo a imprensa local.
A pintura mostra uma torre em Viena e é considerada a única obra do ditador nazi que existe na Holanda. A doadora não quis revelar a sua identidade e não se sabia da existência do quadro até então.
A aguarela, batizada de “Antiga Prefeitura”, foi comprada numa feira da ladra por 75 cêntimos, uma vez que o proprietário só reparou na conhecida assinatura quando chegou a casa, revela o jornal Volkstrant.
A filha do comprador não quis deixar em casa uma peça de arte tão peculiar e ainda tentou vendê-la, mas várias empresas recusaram leiloar a obra. Por isso, a mulher entregou a pintura ao Instituto de Documentação Militar holandês.
Embora só esteja a ser noticiada agora, a doação foi feita no início do ano à NIOD, instituto estabelecido pelo governo local depois da Segunda Guerra para criar um arquivo nacional relacionado com a ocupação nazi na Holanda (1941-45).
A autentificação, que durou vários meses, provou que a aquarela tinha sido realmente pintada pelo líder nazi. O quadro tem a assinatura A. Hitler e foi autenticado pelo NIOD.
Entre 1909 e 1913, Hitler vivia da venda de cartões-postais pintados. Estima-se que tenha feito entre dois mil a três mil aquarelas, das quais 800 ainda devem existir.
Ciberia // Sputnik / Deutsche Welle