Apple receia que ex-funcionários acusados de roubar segredos fujam para a China

A Apple teme que dois ex-colaboradores, alegadamente responsáveis por roubar segredos relacionados com o Project Titan, possam fugir para a China.

A Apple receia que dois ex-funcionários nascidos na China, e acusados de roubar segredos comerciais da empresa, tentem fugir para o país asiático antes dos julgamentos.

Numa audiência pré-julgamento no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, nos Estados Unidos, os procuradores argumentaram que Xiaolang Zhang e Jizhong Chen deveriam continuar a ser monitorizados por GPS e rádio frequência uma vez que ambos apresentam um grande perigo de fuga.

De acordo com o Diário de Notícias, os procuradores alegaram que Zhang trabalhou no programa secreto de carros autónomos da Apple e apoderou-se dos arquivos relacionados com o projeto antes de revelar que iria trabalhar para um concorrente chinês. No ano passado, Zhang foi detido por agentes federais, no aeroporto de San Jose, quando o homem estava prestes a embarcar num voo para a China.

Em relação a Chen, alegam que o ex-funcionário retirou da Apple mais de 2000 arquivos, contendo “manuais, esquemas, diagramas e fotografias de telas de computadores exibindo páginas dos bancos de dados seguros da Apple” com a intenção de compartilhá-los. Agentes federais detiveram-no em janeiro, numa estação de comboios a caminho do Aeroporto Internacional de São Francisco para efetuar uma viagem à China.

Ambos foram acusados de roubo de segredos comerciais, mas declararam-se inocentes. Logos após as detenções foram libertados sob fiança e encontram-se sob vigilância desde então.

Na segunda-feira, o advogado dos dois ex-funcionários, Daniel Olmos, disse que ambos tinham motivos familiares para visitar a China e, até agora, não mostraram sinais de quererem violar as medidas de coação impostas até ao julgamento. Por esse motivo, alegou não ser necessário manter a vigilância.

Por sua vez, a Apple nota que, além do risco das informações confidenciais poderem ser vendidas a rivais, será difícil assegurar a extradição dos dois ex-colaboradores caso rumem à China.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …

“Se Jesus tem dito que sim, não seria o Bruno Lage a substituir Rui Vitória”

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, revelou que o atual treinador das águias, Jorge Jesus, já era um nome pensado na altura em que Bruno Lage assumiu a cadeira deixada por Rui Vitória. "Disse …

LMM sugere divisão do país por zonas de risco. "Recolher obrigatório é inevitável. A situação é muito séria"

Como é habitual Luís Marques Mendes deixou o seu comentário semanal sobre o estado do país na SIC, e esta semana os temas quentes foram a Fórmula 1, que decorreu durante o fim de semana …

FC Porto-Olympiacos e Benfica-Standard Liège vão ter adeptos nas bancadas

Os encontros entre o FC Porto e o Olympiacos e o Benfica e o Standard Liège, para a Liga dos Campeões e a Liga Europa, vão poder ter adeptos nas bancadas. Este domingo, o FC …

Uma carta de desamor ao BE e uma geringonça despedaçada. OE passa, mas com margem mínima

O PCP vais abster-se e o Bloco de Esquerda vai votar contra. O Orçamento do Estado para 2021 deverá passar na generalidade, mas com uma margem estreita de três votos. O Orçamento do Estado para 2020 …

Monstros marinhos no deserto? Restos de ancestral do peixe-boi encontrados em deserto no Egito

De acordo com um novo estudo, há 40 milhões de anos, o Deserto Oriental Africano era o lar dos ancestrais dos peixes-boi e dos dugongos.  No ano passado, uma equipa de arqueólogos encontrou fósseis de um antigo …