O seu animal de estimação está a sofrer? Uma app identifica o nível de dor

Uma nova aplicação permite identificar o nível de dor do seu animal de estimação. A app foi criada por investigadores brasileiros e funciona em vários animais.

Já alguma vez sentiu que o seu animal de estimação estava estranhamento quieto e suspeitou que talvez estivesse doente ou com alguma problema?

Ao contrário das pessoas, os nossos animais de estimação não nos conseguem dizer frontalmente que estão a sofrer. No limite, oferecem alguns sinais que podemos interpretar dessa forma.

A pensar nesta dificuldade, uma equipa de investigadores brasileiros da Universidade Estadual Paulista desenvolveu uma aplicação para smartphone capaz de avaliar o nível de dor dos animais.

A app funciona não só para animais de estimação, mas também animais de produção, como porcos ou ovelhas, animais de investigação, como ratos ou coelhos, e ainda equídeos, como cavalos.

A aplicação chama-se Vetpain e basta que o tutor forneça informações sobre algumas condições do animal. De seguida, a app avalia o nível de desconforto bom base em escalas criadas por veterinários, explica o site brasileiro UOL. Há diferentes escalas para os diferentes tipos de animais.

A Vetpain permite ao utilizador conhecer, através de vídeos demonstrativos, quais são os comportamentos de dor dos animais.

“Como os animais não podem expressar-se verbalmente, a forma mais fácil de identificarmos a dor é através dos seus comportamentos”, realça Stelio Luna, professor de medicina veterinária e zootecnia da Universidade Estadual Paulista.

“Há plena evidência científica que os animais sofrem dor tanto quanto o ser humano. Além do ponto de vista ético, a dor interfere na qualidade de vida e deteriora a produtividade de animais de produção”, acrescenta o investigador brasileiro.

A aplicação teve origem no projeto denominado “Dor e Qualidade de Vida em Animais”, desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista, de acordo com o comunicado no site da faculdade.

A app já está disponível gratuitamente para telemóveis Android, através do Google Play. Para os utilizadores com sistema iOS, da Apple, em breve será disponibilizada a aplicação.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.