Após cinco anos de silêncio, sauditas e iranianos terão iniciado conversações

nyc / Flickr

A guerra civil no Iémen estende-se desde março de 2015

Cinco anos depois de terem rompido as relações diplomáticas, a Arábia Saudita e o Irão terão iniciado contactos no Iraque.

Este mês, responsáveis sauditas e iranianos terão iniciado conversações numa tentativa de aliviar as tensões, principalmente em relação à guerra no Iémen. A informação foi avançada ao Financial Times por um alto responsável iraniano e duas fontes regionais.

As negociações, que terão decorrido a 9 de abril no Iraque, são consideradas as primeiras discussões significativas entre as duas nações desde 2016 e acontecem no momento em que Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, procura reviver o acordo nuclear que o Irão assinou com potências mundiais em 2015.

De acordo com as fontes, o encontro não resultou em nenhum avanço substancial, tratando-se apenas de uma reunião para “explorar se poderá haver um modo de aliviar a tensão na região”.

Uma fonte disse ao diário britânico que o encontro se focou na guerra no Iémen, onde os dois rivais levam a cabo uma guerra por procuração, com uma coligação chefiada pela Arábia Saudita a combater rebeldes houtis alinhados com o Irão, desde março de 2015.

A mesma fonte adiantou que a reunião foi feita a pedido do Iraque. O processo estará a ser facilitado pelo primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, que se reuniu com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, no início do mês.

A segunda fonte regional disse que a reunião tinha incidido também sobre o Líbano, que enfrenta um vazio político e uma enorme crise financeira.

O Financial Times escreve, ainda, que um alto funcionário saudita negou que as conversações tivessem tido lugar. Um diplomata ocidental na região disse que os Estados Unidos e o Reino Unido tinham conhecimento do avanço de conversações, mas não do seu resultado.

As relações entre a Arábia Saudita, que se considera o líder do mundo muçulmano sunita, e o Irão, a principal potência xiita da região, deterioraram-se em janeiro de 2016 depois da invasão da sua embaixada saudita em Teerão.

A tensão aumentou em 2018, depois de o ex-Presidente norte-americano Donald Trump ter retirado unilateralmente os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão e ter imposto sanções à república islâmica.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …