/

Apoiantes do Estado Islâmico criaram 46 contas no Twitter em 2014

Wikimedia

O Twitter tinha pelo menos 46 mil contas de apoiantes do autoproclamado Estado Islâmico no final do ano passado, anunciou a Brookings Institution, salientando que nem todas estavam ativas ao mesmo tempo.

“De setembro a dezembro de 2014, os autores estimam que pelo menos 46 mil contas do Twitter foram usadas por apoiantes do Estado Islâmico, embora nem todas tenham estado ativas simultaneamente”, lê-se no relatório, citado esta sexta-feira pela AFP.

O relatório, apoiado pela Google Ideas e divulgado pelo think tank norte-americano, é assinado por J.M. Berger e Jonathon Morgan, que salientam que apesar de muitas contas terem sido desativadas pelos gestores da conhecida rede social, os números são ainda bastante altos, e cobrem apenas uma pequena parte da rede do EI.

“As anteriores análises feitas ao Twitter do EI ficaram-se por segmentos limitados da rede total”, escreveram os autores, que através da localização da emissão das mensagens, concluem que o maior número de seguidores do EI no Twitter está na Arábia Saudita, seguido da Síria, Iraque e EUA.

Quase um em cada cinco dos apoiantes enviou mensagens em inglês, com três quartos a escreverem em árabe.

O cancelamento de contas do Twitter de apoiantes do EI já levou estes militantes a ameaçarem o fundador da rede social, Jack Dorsey, colocando num site islâmico uma imagem com a sua fotografia e uma mira de espingarda com uma mensagem em árabe.

“Começaste esta guerra falhada, e avisámos-te desde que o princípio que esta guerra não é tua! Mas tua não percebeste. Fechaste as nossas contas e nós rapidamente regressámos, mas quando os nossos leões solitários fecharem a tua respiração não haverá regresso”, dizia a mensagem.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.