Apoiantes do Estado Islâmico criaram 46 contas no Twitter em 2014

Wikimedia

O Twitter tinha pelo menos 46 mil contas de apoiantes do autoproclamado Estado Islâmico no final do ano passado, anunciou a Brookings Institution, salientando que nem todas estavam ativas ao mesmo tempo.

“De setembro a dezembro de 2014, os autores estimam que pelo menos 46 mil contas do Twitter foram usadas por apoiantes do Estado Islâmico, embora nem todas tenham estado ativas simultaneamente”, lê-se no relatório, citado esta sexta-feira pela AFP.

O relatório, apoiado pela Google Ideas e divulgado pelo think tank norte-americano, é assinado por J.M. Berger e Jonathon Morgan, que salientam que apesar de muitas contas terem sido desativadas pelos gestores da conhecida rede social, os números são ainda bastante altos, e cobrem apenas uma pequena parte da rede do EI.

“As anteriores análises feitas ao Twitter do EI ficaram-se por segmentos limitados da rede total”, escreveram os autores, que através da localização da emissão das mensagens, concluem que o maior número de seguidores do EI no Twitter está na Arábia Saudita, seguido da Síria, Iraque e EUA.

Quase um em cada cinco dos apoiantes enviou mensagens em inglês, com três quartos a escreverem em árabe.

O cancelamento de contas do Twitter de apoiantes do EI já levou estes militantes a ameaçarem o fundador da rede social, Jack Dorsey, colocando num site islâmico uma imagem com a sua fotografia e uma mira de espingarda com uma mensagem em árabe.

“Começaste esta guerra falhada, e avisámos-te desde que o princípio que esta guerra não é tua! Mas tua não percebeste. Fechaste as nossas contas e nós rapidamente regressámos, mas quando os nossos leões solitários fecharem a tua respiração não haverá regresso”, dizia a mensagem.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …