Cientistas apagaram memórias traumáticas de moscas da fruta mantendo-as no escuro

Cientistas conseguiram apagar as memórias traumáticas de moscas da fruta, mantendo-as dois dias em escuridão total. Esta descoberta pode ter futuras aplicações em humanos.

Uma equipa de investigadores conseguiu apagar memórias traumáticas de moscas da fruta ao mantê-las no escuro durante dois dias. Ainda que este feito apenas tenha sido conseguido num inseto, pode ser um passo importante para aplicar este princípio em humanos.

O stress pós-traumático é uma condição que atinge 1 a cada 12 portugueses, sendo a segunda doença psiquiátrica mais recorrente na população, apenas atrás da depressão.

As memórias podem ter um grande impacto emocional nas pessoas, de tal forma que os investigadores estão a procurar formas de resolver este problema. Este novo estudo dos cientistas da Tokyo Metropolitan University usou moscas da fruta por ter similaridades genéticas com o nosso cérebro.

Segundo o New Atlas, os especialistas começaram por induzir trauma nas moscas da fruta, com as fêmeas que já acasalaram a rejeitarem os machos com tanto vigor que causam um grande stresse neles. Isto leva a que, no futuro, os machos não consigam acasalar com sucesso, mesmo que uma fêmea esteja disponível.

Posteriormente, a equipa de investigadores isolou os machos traumatizados na escuridão durante dois dias. Através desta experiência, descobriram que aqueles que tinham sido isolados no escuro não demonstravam relutância em acasalar.

Os resultados do estudo foram publicados no mês passado na revista científica The Journal of Neuroscience.

O comunicado de imprensa, citado pelo Eurekalert, explica que os cientistas descobriram uma proteína no cérebro das moscas da fruta, que se expressa após a exposição à luz e que regula a transcrição de uma outra proteína conhecida como CREB. Esta última proteína reside na zona do cérebro associada à aprendizagem e à memória.

Assim, os cientistas acreditam ter encontrado um mecanismo molecular através do qual a luz pode ter impacto na retenção de memórias a longo prazo.

Embora o cérebro de uma mosca da fruta e os tipos de trauma que atravessam sejam diferentes dos humanos, a equipa espera que esta descoberta possa abrir caminho para novos tratamentos para vítimas de trauma.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …