Apagão mundial. Falha de servidores deixa centenas de sites em baixo

Vários sites e serviços digitais por todo o mundo estão a falhar, nesta terça-feira. Um problema que afecta plataformas como Google, Gmail e Twitter, mas também sites de órgãos de informação e de bancos.

As páginas de publicações como CNN, The New York Times ou BBC têm estado offline ou com problemas de acesso. Mas também se têm verificado dificuldades em serviços como o PayPal, o Spotify e o YouTube ou redes sociais como o Reddit e o Twitter.

A plataforma Downdetector, especialista em falhas de serviço na Internet, detectou erros e instabilidade em centenas de sites, incluindo nas páginas da NOS, Vodafone e MEO.

Mas também assinala dificuldades nos sites de BCP, CGD, Montepio e Santander, entre outros serviços.

Está em causa uma “falha mundial de servidores”, segundo o jornal espanhol El Mundo que também tem sido afectado pelos problemas.

A publicação refere que se trata de uma “falha na Fastly, uma rede de distribuição de conteúdos”.

A maioria dos sites precisa de serviços de empresas como a Fastly, que aloja “grandes partes da Internet em armazéns cheios de servidores que dão resposta a constantes pedidos de utilizadores”, aponta o El Mundo.

Mas quando esses pedidos excedem a capacidade dos servidores, estes interrompem o serviço de distribuição dos conteúdos.

A BBC avança que a Fastly já resolveu o problema que terá afectado apenas “locais específicos” pela Europa e pelos EUA.

O canal britânico frisa ainda que a Amazon Web Services, outra empresa de computação em cloud, já apresentou “problemas semelhantes” no passado.

Este tipo de episódio destaca “a importância e a significância destas grandes companhias de alojamento e do que representam”, aponta à BBC o especialista em cibersegurança Jake Moore.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Sugeria que fizessem uma revisão dos vossos factos. O “apagão” não foi causado devido a uma sobrecarga ou pedidos excessivos que sobrecarregaram os servidores, levando a que os mesmos interrompessem a sua funcionalidade, mas sim devido a um bug não previsto no sistema da Fastly que provocou instabilidade e serviços degradados nos seus sistemas.

    O bug foi entretanto detetado e resolvido. Comunicado oficial da Fastly em https://www.fastly.com/blog/summary-of-june-8-outage

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …