Aos 60 anos, o vice-presidente do Suriname, Ronnie Brunswijk, jogou 54 minutos de uma partida internacional de clubes. No final, distribuiu dinheiro pelos jogadores no balneário.
Ronnie Brunswijk, vice-presidente do Suriname, tem 60 anos e é dono do Inter Moengotapoe. Esta terça-feira, Brunswijk participou na partida frente ao Olimpia de Honduras, num duelo correspondente à primeira mão dos oitavos de final da Liga CONCACAF.
Com a braçadeira de capitão no braço, Brunswijk capitaneou a equipa e terá-se tornado o jogador mais velho da história a atuar numa partida internacional de clubes. O dono do clube e vice-presidente do país jogou 54 minutos antes de ser substituído.
O Inter Moengotapoe acabaria por perder a partida por 6-0, sendo que quando Brunswijk foi substituído, a sua equipa perdia por 3-0.
O seu filho, Damian Brunswijk, também jogou. No banco de suplentes estava ainda o seu sobrinho, que acabou por não entrar em campo.
Ronnie Brunswijk (vicepresidente de Surinam y presidente del Inter Moengotapoe) se convierte hoy en el jugador más veterano (tiene 60 años y 198 días) en disputar un partido internacional oficial de clubes. Ha estado 28 minutos sobre el campo. Su equipo pierde 0-3 al descanso. pic.twitter.com/6FoDgIZ800
— MisterChip (Alexis) (@2010MisterChip) September 21, 2021
Segundo as estatísticas do site oficial da CONCACAF, Ronnie fez 17 passes no jogo, errando apenas três, escreve o Globo Esporte.
Brunswijk assumiu a vice-presidência do país em 2020, tendo participado, na década de 80, num golpe de estado para derrubar o ex-líder Dési Bouterse, de quem foi guarda-costas pessoal, realça o jornal Record.
É um dos fundadores do grupo militar Movimento Comando de la Jungla e é líder fundador do Partido de Libertação e Desenvolvimento do Suriname. Brunswijk — alegadamente pai de 50 filhos — chegou também a estar preso seis anos nos Países Baixos por tráfico de drogas.
View this post on Instagram
Em 2005, foi suspenso por supostamente ameaçar um jogador com uma arma durante uma partida, sendo a suspensão posteriormente retirada por falta de provas. Em 2012, viria mesmo a ser suspenso por abusar verbalmente de um árbitro.
Ronnie Brunswijk é apelidado de “Robin Hood” no Suriname, como constata um perfil político escrito pelo The New York Times. Nos seus tempos de soldado rebelde, Brunswijk distribuía o que ganhava nos seus roubos, às vezes até atirando dinheiro do seu helicóptero.
Encarnando o espírito de Robin dos Bosques, o ‘vice’ do Suriname foi visto a distribuir dinheiro em notas pelos jogadores da equipa no balneário.
¡¡ INSOLITO !!😱😱😱😱
Vice Presidente de Surinam, Ronnie Brunswijk regaló supuesto dinero a jugadores del Olimpia en el camerino.💸🤑 pic.twitter.com/eZ4nqMpua1
— Caleb Alvarado (@caleb_alvarado7) September 22, 2021