Anúncios da campanha de Trump sobre os censos removidos pelo Facebook

O Facebook removeu na quinta-feira anúncios da campanha presidencial de Donald Trump que pediam aos utilizadores para preencher o recenseamento oficial de 2020, que violavam a política da empresa contra a desinformação.

Segundo noticiou o Expresso, os anúncios davam a entender aos cidadãos que estariam a participar nos censos oficiais (com início a 12 de março), mas, na verdade, eram promovidos por um grupo de angariação de fundos apoiado pelo Partido Republicano e pela campanha de Trump.

Publicados das contas Trump e do vice-Presidente Mike Pence, incluíam um ‘link’ para o ‘site’ da campanha e para uma página de donativos. “Necessitamos de americanos patriotas como tu que respondam a este census, de modo a que possamos desenvolver uma estratégia vencedora para o teu estado”, lê-se no anúncio, citado pela Reuters.

O Facebook terá dito que os anúncios não violavam a sua política, tendo mudado de rumo assim que ativistas de direitos civis pressionaram a empresa a remover as publicações.

A empresa, que tem sido criticada por permitir que políticos publiquem anúncios enganadores, anunciou em dezembro que iria banir aqueles que limitassem a participação nos censos norte-americanos.

O Presidente norte-americano anunciou que iria perguntar nos censos a nacionalidade dos cidadãos, tentativa que foi bloqueada pelo Supremo Tribunal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.