António Silva é o mais inexperiente de sempre a ser convocado

1

José Sena Goulão / Lusa

Na história da seleção nacional nas grandes competições internacionais, António Silva é o mais inexperiente de sempre a ser convocado.

Fernando Santos anunciou os 26 convocados que vão representar a seleção de futebol no Mundial do Qatar de 2022. O principal ponto de discórdia é em relação a António Silva, defesa central do SL Benfica. Esta é a primeira vez que o jovem é convocado à seleção.

“Sem dúvida que tem um significado muito grande para mim, é a primeira convocatória e sendo para o Mundial é muito especial para mim. O que senti quando o meu nome foi anunciado? Um sentimento de orgulho, acima de tudo, porque não era algo que eu esperava e estou muito feliz por ter sido selecionado”, começou por dizer António Silva, em reação à convocatória de Fernando Santos.

“Claramente que estou surpreso, porque sendo a primeira convocatória era algo que não estava à espera, mas estando a jogar pelo Benfica era algo que podia acontecer e estava pré-convocado. Depois vi a convocatória e estou muito feliz por ter sido selecionado”, acrescentou.

A inexperiência de António Silva é apontada por muitos como a principal razão pela qual o jovem de 19 anos não devia ter sido convocado.

O futebolista natural de Penalva de Castelo cumpre a sua primeira época com a equipa principal do SL Benfica. Foi uma aposta de Roger Schmidt dadas as ausências no eixo central da defesa, mas que rapidamente justificou a confiança depositada pelo técnico germânico.

António Silva disputou, até à data, 17 jogos ao serviço da equipa principal das ‘águias’. Marcou três golos e somou exibições de classe frente a clubes como a Juventus e o Paris Saint-Germain, na Liga dos Campeões.

Esta temporada, o jovem tem ainda dois jogos pela equipa B — os mesmos que somou na época passada. Assim sendo, feitas as contas, Silva tem um total de 21 jogos como sénior na sua carreira.

Se olharmos para todas as grandes competições em que Portugal participou, entre Europeus e Mundiais, António Silva é mesmo o jogador mais inexperiente de sempre a ser convocado.

Assim como Roger Schmidt, Fernando Santos também está a fazer uma aposta no atleta benfiquista. Nomes como Gonçalo Inácio, Tiago Djaló e José Fonte eram opções em detrimento de António Silva.

No entanto, apostar num jogador com tão pouca experiência, pode não ser tão mau quanto parece, até mesmo numa grande competição internacional. Aliás, há exemplos recentes de jogadores com pouca experiência que foram sucessos na Seleção das Quinas.

Olhe-se, por exemplo, para Nuno Mendes. À data do Euro 2020, disputado no verão de 2021, o lateral tinha apenas 46 jogos como sénior. Além de ter provado o seu valor, hoje em dia, o defesa do Paris Saint-Germain é uma das maiores promessas do futebol mundial.

Uns anos antes, os portugueses puderam ver Renato Sanches a brilhar no meio-campo da seleção no Euro 2016, conquistado por Portugal. Na altura, o médio cumpria a sua primeira época na equipa principal do Benfica, somando 35 partidas.

No Mundial de 2002, organizado em conjunto pela Coreia do Sul e pelo Japão, Hugo Viana foi convocado por António Oliveira, embora não tivesse feito nenhuma partida. Ainda assim, nos anos seguintes, afirmou-se como um jogador de qualidade ao serviço da seleção.

Seleção “controlada” por Jorge Mendes

Dos 26 convocados por Fernando Santos para o Mundial do Qatar, 16 deles são representados por Jorge Mendes.

Os três guarda-redes Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício são representados pelo super-agente. Na defesa, Pepe, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira e António Silva são agenciados por Mendes. Rúben Neves, Vitinha e Matheus Nunes são os médios em questão. Por fim, no ataque, o mesmo verifica-se com Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, João Félix, Rafael Leão e André Silva.

Assim, apenas dez jogadores não são ‘controlados’ pelo empresário português: Diogo Dalot, Nuno Mendes, Raphaël Guerreiro, William Carvalho, João Palhinha, Bruno Fernandes, João Mário, Otávio, Ricardo Horta e Gonçalo Ramos.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. E é assim que se confirma que o Fernando Santos se move por interesses. Pau mandado do Benfica. Uma vergonha estar à frente da selecção de Portugal. Espero estar enganado, mas vai ser um mundial der sofrimento e a jogar para o empate.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.