António Guterres tem hoje a primeira audição nas Nações Unidas

O ex-primeiro-ministro português enfrenta esta terça-feira, em Nova Iorque, a sua primeira audição perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

A primeira prova oral de António Guterres perante a Assembleia Geral da Nações Unidas está marcada para esta terça-feira às 15h00 (20h00 na hora portuguesa), em Nova Iorque, escreve o Público.

A audição pressupõe uma intervenção de dez minutos para que cada candidato defenda as suas posições e cerca de duas horas de perguntas por parte dos representantes dos vários Estados-membros.

Com o objetivo de tornar o processo de seleção do novo secretário-geral mais transparente, esta é a primeira vez que os candidatos se sujeitam a este tipo de teste, com as audições a poderem ser vistas em direto a partir do site da ONU.

Mas, apesar desta recente abertura, quem continuará a ter a palavra final será o Conselho de Segurança, numa escolha que cabe aos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.

Numa reunião à porta fechada, os países vencedores da II Guerra Mundial escolhem um nome que depois será submetido para aprovação na Assembleia Geral. O atual secretário-geral, Ban Ki-moon, só abandona o posto a 31 de dezembro.

O ex-primeiro-ministro é um dos oito candidatos já confirmados e muitos adiantam que será um dos mais qualificados, depois de dez anos a assumir a liderança do cargo de Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Porém, existem duas grandes vontades no seio da organização que estão a dificultar a vida a Guterres: muitos querem que o próximo sucessor seja, de facto, uma sucessora e outros privilegiam o fator de ser um candidato da Europa de Leste.

Para combater esta pressão, o antigo chefe do Governo socialista está a apostar na promessa de reforçar fortemente a presença feminina nas Nações Unidas, escreve o Diário de Notícias.

Segundo o diário, a audição de Guterres será antecedida das de Igor Luksic, ex-primeiro-ministro do Montenegro, e da búlgara Irina Bokova, atual diretora-geral da Unesco.

Durante o dia de amanhã, serão realizadas mais três audições, entre elas a de Danilo Türk, ex-presidente da Eslovénia, Vesna Pusic, ex-vice-primeira-ministra da Croácia e Natalia Gherman, ex-primeira-ministra da Moldávia.

As provas orais terminam na próxima quinta-feira com Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, e Srgjan Kerim, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Macedónia.

De acordo com o jornal Expresso, existem outros nomes a rondar os “zunzuns” da imprensa internacional, a começar pela “bomba atómica” que seria a eventual candidatura da chanceler alemã Angela Merkel.

Susana Malcorra, ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina e ex-chefe de gabinete de Ban Ki-moon, será dada como candidata certa nos meios da ONU, apesar de ainda não ter sido feita qualquer apresentação.

Ainda segundo o semanário, também se fala na presidente do Chile, Michelle Bachelet, mas muitos dizem que a probabilidade de renunciar a este cargo será reduzida.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …