António Guterres tem hoje a primeira audição nas Nações Unidas

O ex-primeiro-ministro português enfrenta esta terça-feira, em Nova Iorque, a sua primeira audição perante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

A primeira prova oral de António Guterres perante a Assembleia Geral da Nações Unidas está marcada para esta terça-feira às 15h00 (20h00 na hora portuguesa), em Nova Iorque, escreve o Público.

A audição pressupõe uma intervenção de dez minutos para que cada candidato defenda as suas posições e cerca de duas horas de perguntas por parte dos representantes dos vários Estados-membros.

Com o objetivo de tornar o processo de seleção do novo secretário-geral mais transparente, esta é a primeira vez que os candidatos se sujeitam a este tipo de teste, com as audições a poderem ser vistas em direto a partir do site da ONU.

Mas, apesar desta recente abertura, quem continuará a ter a palavra final será o Conselho de Segurança, numa escolha que cabe aos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França.

Numa reunião à porta fechada, os países vencedores da II Guerra Mundial escolhem um nome que depois será submetido para aprovação na Assembleia Geral. O atual secretário-geral, Ban Ki-moon, só abandona o posto a 31 de dezembro.

O ex-primeiro-ministro é um dos oito candidatos já confirmados e muitos adiantam que será um dos mais qualificados, depois de dez anos a assumir a liderança do cargo de Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR).

Porém, existem duas grandes vontades no seio da organização que estão a dificultar a vida a Guterres: muitos querem que o próximo sucessor seja, de facto, uma sucessora e outros privilegiam o fator de ser um candidato da Europa de Leste.

Para combater esta pressão, o antigo chefe do Governo socialista está a apostar na promessa de reforçar fortemente a presença feminina nas Nações Unidas, escreve o Diário de Notícias.

Segundo o diário, a audição de Guterres será antecedida das de Igor Luksic, ex-primeiro-ministro do Montenegro, e da búlgara Irina Bokova, atual diretora-geral da Unesco.

Durante o dia de amanhã, serão realizadas mais três audições, entre elas a de Danilo Türk, ex-presidente da Eslovénia, Vesna Pusic, ex-vice-primeira-ministra da Croácia e Natalia Gherman, ex-primeira-ministra da Moldávia.

As provas orais terminam na próxima quinta-feira com Helen Clark, ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, e Srgjan Kerim, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Macedónia.

De acordo com o jornal Expresso, existem outros nomes a rondar os “zunzuns” da imprensa internacional, a começar pela “bomba atómica” que seria a eventual candidatura da chanceler alemã Angela Merkel.

Susana Malcorra, ministra dos Negócios Estrangeiros da Argentina e ex-chefe de gabinete de Ban Ki-moon, será dada como candidata certa nos meios da ONU, apesar de ainda não ter sido feita qualquer apresentação.

Ainda segundo o semanário, também se fala na presidente do Chile, Michelle Bachelet, mas muitos dizem que a probabilidade de renunciar a este cargo será reduzida.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …

Estão a chegar os aviões movidos a hidrogénio. A Airbus é pioneira (e já está a trabalhar em três aeronaves)

Na passada segunda-feira, a Airbus apresentou três conceitos de aviões movidos a hidrogénio. A empresa quer estar na linha da frente no que toca às mudanças na indústria da aviação, e tem como objetivo pôr …