Antigo primeiro-ministro da Escócia enfrenta 14 acusações de abuso sexual

Alex Salmond, o antigo primeiro-ministro da Escócia que desencadeou uma tentativa de independência do Reino Unido, compareceu em tribunal para enfrentar 14 crimes de abuso sexual alegadamente cometidos enquanto liderava o país.

Entre os crimes está uma tentativa de violação, 11 casos de abuso sexual e dois de agressão sexual, de acordo com o jornal britânico The Guardian. O antigo primeiro-ministro nega todas as suspeitas.

Os casos de alegada agressão sexual remontam a 2008, mas Alex Salmond está também a ser acusado de ter beijado e tocado sem consentimento uma mulher em dezembro de 2013 em Bute House, a residência oficial do primeiro-ministro da Escócia. Segundo a acusação, depois de ter beijado e apalpado a mulher, Alex Salmond prendeu-a na cama “com a intenção de a violar”. A vítima terá, de acordo com o Observador, conseguido escapar.

Dez mulheres dizem ter sido atacadas pelo antigo primeiro-ministro escocês. À entrada do tribunal, Alex Salmond disse estar pronto para “a declaração de defesa no tribunal”: “Declaro-me inocente de todas as acusações”, repetiu. Porém, recusou-se acrescentar mais declarações por causa do ambiente político no Reino Unido: “Estamos no meio de uma campanha eleitoral geral e não vou dizer nada que influencie esse processo”, justificou.

Alex Salmond mantém a sa posição desde que foi exposto à ação civil no passado e que o considerou inocente. Agora, o antigo primeiro ministro enfrenta a ação criminal, em que promete defender a tese da inocência “com vigor”.

O fim do caso Salmond só deve acontecer em março, quando o antigo primeiro-ministro for a julgamento. O primeiro dia das quatro semanas de julgamento é 9 de março.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …