Uma ameaça para o planeta. É preciso reinventar o antigo (e centenário) ar condicionado

O ar condicionado tem quase 100 anos, mas não evoluiu muito – a tecnologia é essencialmente a mesma e sofreu poucas alterações desde que foi inventada.

O ar condicionado mudou as nossas vidas, mas tudo por um preço: de acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o arrefecimento do ar é responsável por 10% do consumo de eletricidade do planeta.

À medida que a temperatura tende a aumentar, a procura por ares condicionados vai crescer, especialmente nos países em desenvolvimento, o que, por sua vez, aumentará o impacto que os aparelhos de refrigeração têm sobre o clima, aquecendo ainda mais a Terra – um verdadeiro ciclo vicioso.

Segundo a CNN, a tecnologia atual é insustentável. Por esse motivo, o Governo indiano e o Rocky Mountain Institute (RMI), uma organização ambiental sem fins lucrativos, lançaram o Global Cooling Prize no ano passado, um concurso para desenhar e planear a próxima geração de sistemas de refrigeração a ar.

O Global Cooling Prize definiu diretrizes específicas para os participantes, que foram encarregados de projetar uma solução de arrefecimento de ar com cinco vezes menos impacto climático do que as de hoje, o que significa que poderiam ajudar a neutralizar os efeitos ambientais do crescimento esperado no futuro.

Para permitir a eficiência aprimorada, os projetos propostos foram autorizados a serem mais caros do que os ares condicionados atuais. O preço mais alto seria, em teoria, compensado pelos custos operacionais mais baratos.

Neste outono, os candidatos vão testar os seus ares condicionados e o vencedor receberá um prémio de 1 milhão de dólares em março de 2021.

A verdade é que uma única mudança na nossa abordagem de eficiência energética pode permitir salvar o planeta. A Agência Internacional de Energia prevê que o número de ACs irá aumentar de 1,6 mil milhões para 5,6 mil milhões em 2050. Nos próximos 30 anos, dez aparelhos de ar condicionado serão vendidos a cada segundo.

A maioria dos equipamentos vendidos atualmente são 2 a 3 vezes menos eficientes do que os melhores do mercado, dado que os consumidores optam por opções mais baratas. Mas, enquanto a indústria continua os seus esforços para tornar estas unidades mais eficientes, podemos – e devemos – tomar medidas para impulsionar a adoção dos melhores equipamentos já disponíveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …