Antigo continente descoberto sob as águas das ilhas Maurícias

Timothywildey / Flickr

-

Um grupo de cientistas descobriu no oceano Índico, sob as águas das ilhas Maurícias, restos do antigo continente chamado Gondwana que se desintegrou há 200 milhões de anos.

O Gondwana incluía a maior parte das zonas que constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné e Nova Zelândia.

A descoberta, publicada na revista britânica Nature Communications, aconteceu após ter sido encontrado zircónio com 3 mil milhões de anos, sobre a superfície das ilhas.

Os especialistas constataram que não é comum encontrar restos deste antigo mineral – que se produz principalmente em rochas dos continentes – na superfície de uma ilha tão jovem.

Concluíram, portanto, que os restos encontrados no oceano Índico são um pedaço de crosta que posteriormente foi coberto por lava durante as erupções vulcânicas na ilha.

Llywelyn2000 / Wikimedia

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

O estudo, realizado pelo geólogo Lewis Ashwal, da Universidade de Witwatersrand, Michael Wiedenbeck, do Centro Alemão de Investigação para as Geociências e Trond Torsvik, da Universidade de Oslo, sustenta que os restos de zircónio são demasiados antigos para pertencerem às ilhas Maurícias.

Portanto, os cientistas estão convencidos que se trata de uma pequena peça do continente antigo que se rompeu desde a ilha de Madagáscar, quando a África, a Índia, a Austrália e a Antártida se separaram e formaram o oceano Índico.

Segundo Ashwal, o fato de ter sido encontrado zircónio com tantos anos demonstra que nas ilhas Maurícias “podem existir materiais da crosta terrestre muito mais antigos”.

De acordo com os resultados, sustenta-se que a ruptura não implicou “uma simples divisão do supercontinente Gondwana”, mas sim uma “fragmentação complexa que aconteceu com fragmentos de crosta continental de tamanhos variáveis deixados à deriva dentro da bacia do oceano Índico em evolução”.

O geólogo explica que o zircónio é um mineral que contém urânio, tório e chumbo e, ao sobreviver muito bem ao processo geológico, apresenta um rico registo de processos geológicos que podem datar-se com grande precisão.

Esta nova descoberta trás novos conhecimentos sobre os mecanismos das placas tectónicas e sobre os jovens epicentros oceânicos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …

Iniciativa Liberal anuncia voto contra OE2020

O deputado único e presidente da Iniciativa Liberal (IL) anunciou esta terça-feira que o partido votará contra o Orçamento do Estado para 2020, depois de uma reunião com o Governo. "Este orçamento vai dar corpo ao …

Funcionários admitidos até 2005 podem perder férias se estiverem de baixa prolongada

Os funcionários públicos admitidos antes de 2006 e que estiverem de baixa por doença superior a 30 dias podem vir a perder dias de férias, segundo uma proposta do Governo ainda em negociação com os …

Tiroteio num supermercado em Nova Jersey faz seis mortos

As autoridades de Nova Jersey, nos Estados Unidos, informaram que o tiroteio registado num supermercado, esta terça-feira, causou seis mortos, entre os quais um polícia e dois suspeitos da autoria dos disparos. Os disparos foram ouvidos …

Atividade das amígdalas cerebelosas associada a comportamentos de bullying nos jovens

Certos padrões na atividade cerebral dos adolescentes, nomeadamente nas amígdalas cerebelosas, foi associada a comportamentos de bullying. Estes jovens revelaram ser menos empáticos perante rostos temerosos. O bullying é um problema social que afeta muitas crianças …

Já se sabe o que provocou o colapso violento do Kilauea

A erupção de 2018 em Kilauea, no Havai, caracterizou o espetacular colapso da caldeira do vulcão. Agora, novas investigações constatam que esta mudança dramática foi desencadeada por um pequeno derrame de magma do reservatório abaixo …