Antigo continente descoberto sob as águas das ilhas Maurícias

Timothywildey / Flickr

-

Um grupo de cientistas descobriu no oceano Índico, sob as águas das ilhas Maurícias, restos do antigo continente chamado Gondwana que se desintegrou há 200 milhões de anos.

O Gondwana incluía a maior parte das zonas que constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné e Nova Zelândia.

A descoberta, publicada na revista britânica Nature Communications, aconteceu após ter sido encontrado zircónio com 3 mil milhões de anos, sobre a superfície das ilhas.

Os especialistas constataram que não é comum encontrar restos deste antigo mineral – que se produz principalmente em rochas dos continentes – na superfície de uma ilha tão jovem.

Concluíram, portanto, que os restos encontrados no oceano Índico são um pedaço de crosta que posteriormente foi coberto por lava durante as erupções vulcânicas na ilha.

Llywelyn2000 / Wikimedia

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

O estudo, realizado pelo geólogo Lewis Ashwal, da Universidade de Witwatersrand, Michael Wiedenbeck, do Centro Alemão de Investigação para as Geociências e Trond Torsvik, da Universidade de Oslo, sustenta que os restos de zircónio são demasiados antigos para pertencerem às ilhas Maurícias.

Portanto, os cientistas estão convencidos que se trata de uma pequena peça do continente antigo que se rompeu desde a ilha de Madagáscar, quando a África, a Índia, a Austrália e a Antártida se separaram e formaram o oceano Índico.

Segundo Ashwal, o fato de ter sido encontrado zircónio com tantos anos demonstra que nas ilhas Maurícias “podem existir materiais da crosta terrestre muito mais antigos”.

De acordo com os resultados, sustenta-se que a ruptura não implicou “uma simples divisão do supercontinente Gondwana”, mas sim uma “fragmentação complexa que aconteceu com fragmentos de crosta continental de tamanhos variáveis deixados à deriva dentro da bacia do oceano Índico em evolução”.

O geólogo explica que o zircónio é um mineral que contém urânio, tório e chumbo e, ao sobreviver muito bem ao processo geológico, apresenta um rico registo de processos geológicos que podem datar-se com grande precisão.

Esta nova descoberta trás novos conhecimentos sobre os mecanismos das placas tectónicas e sobre os jovens epicentros oceânicos.

EFE ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Direita ultrapassa PS com aumento da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …