Antigo continente descoberto sob as águas das ilhas Maurícias

Timothywildey / Flickr

-

Um grupo de cientistas descobriu no oceano Índico, sob as águas das ilhas Maurícias, restos do antigo continente chamado Gondwana que se desintegrou há 200 milhões de anos.

O Gondwana incluía a maior parte das zonas que constituem os continentes do Hemisfério Sul, incluindo a Antártida, América do Sul, África, Madagáscar, Seicheles, Índia, Austrália, Nova Guiné e Nova Zelândia.

A descoberta, publicada na revista britânica Nature Communications, aconteceu após ter sido encontrado zircónio com 3 mil milhões de anos, sobre a superfície das ilhas.

Os especialistas constataram que não é comum encontrar restos deste antigo mineral – que se produz principalmente em rochas dos continentes – na superfície de uma ilha tão jovem.

Concluíram, portanto, que os restos encontrados no oceano Índico são um pedaço de crosta que posteriormente foi coberto por lava durante as erupções vulcânicas na ilha.

Llywelyn2000 / Wikimedia

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

Da Pangea ao presente, passando por Gondwana

O estudo, realizado pelo geólogo Lewis Ashwal, da Universidade de Witwatersrand, Michael Wiedenbeck, do Centro Alemão de Investigação para as Geociências e Trond Torsvik, da Universidade de Oslo, sustenta que os restos de zircónio são demasiados antigos para pertencerem às ilhas Maurícias.

Portanto, os cientistas estão convencidos que se trata de uma pequena peça do continente antigo que se rompeu desde a ilha de Madagáscar, quando a África, a Índia, a Austrália e a Antártida se separaram e formaram o oceano Índico.

Segundo Ashwal, o fato de ter sido encontrado zircónio com tantos anos demonstra que nas ilhas Maurícias “podem existir materiais da crosta terrestre muito mais antigos”.

De acordo com os resultados, sustenta-se que a ruptura não implicou “uma simples divisão do supercontinente Gondwana”, mas sim uma “fragmentação complexa que aconteceu com fragmentos de crosta continental de tamanhos variáveis deixados à deriva dentro da bacia do oceano Índico em evolução”.

O geólogo explica que o zircónio é um mineral que contém urânio, tório e chumbo e, ao sobreviver muito bem ao processo geológico, apresenta um rico registo de processos geológicos que podem datar-se com grande precisão.

Esta nova descoberta trás novos conhecimentos sobre os mecanismos das placas tectónicas e sobre os jovens epicentros oceânicos.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …