Antigo CEO da FTX foi detido nas Bahamas

ZAP // CNN Business

Sam Bankman-Fried

As autoridades das Bahamas detiveram na segunda-feira o antigo CEO da FTX Sam Bankman-Fried, segundo avançou o procurador-geral do país.

“No início desta noite, as autoridades detiveram, Samuel Bankman-Fried a pedido do governo dos [Estados Unidos] EUA, com base numa acusação apresentada pelo distrito sul de Nova Iorque”, escreveu o procurador-geral do distrito, no Twitter, citado pelo Guardian.

Samuel Bankman-Fried está a ser investigado pelo departamento de Justiça dos EUA após a súbita implosão da FTX, empresa avaliada em cerca de 32 mil milhões de euros, que declarou falência a 11 de novembro.

“Nunca tentei cometer fraude”, disse Bankman-Fried no final de novembro, acrescentando que “não tem qualquer responsabilidade criminal”.

A FTX declarou falência em 11 de novembro, depois de os utilizadores terem retirado perto de seis mil milhões de euros da plataforma em três dias.

A crise surgiu após Bankman-Fried ter transferido 10 mil milhões de dólares de fundos da FTX para a Alameda, uma outra empresa que detém, referiu a agência Reuters. Terão desaparecido pelo menos mil milhões de euros em fundos de clientes.

Bankman-Fried demitiu-se do cargo de CEO da FTX no mesmo dia em que o pedido de falência foi apresentado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.