Cientistas afirmam que a anorexia não é só um problema psiquiátrico

Cientistas descobriram que a anorexia, um dos distúrbios alimentares mais devastadores dos nossos dias, não é apenas uma condição psiquiátrica mas também um problema ligado ao metabolismo.

Os investigadores fizeram esta descoberta ao comparar o ADN de quase 17 mil pessoas com anorexia e mais de 55 mil pessoas saudáveis. Como seria de esperar, o estudo revelou oito genes que ligam este distúrbio alimentar com a ansiedade, a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo.

No entanto, segundo o The Guardian, a pesquisa mostrou também uma ligação com a queima de gordura, ser fisicamente ativo e ter resistência a diabetes tipo 2.

“O que o nosso estudo significa é que não podemos tratar a anorexia, e talvez outros distúrbios alimentares, como puramente psiquiátricos ou psicológicos”, diz Gerome Breen, geneticista do King’s College London, que liderou o estudo com investigadores norte-americanos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

“A anorexia tem as correlações esperadas com a ansiedade, a depressão e o TOC, mas também tem esse conjunto de correlações metabólicas aparentemente saudáveis que não vemos em nenhum outro transtorno psiquiátrico”, acrescentou.

Embora pareçam saudáveis, os genes do metabolismo parecem combinar com genes ligados a problemas psiquiátricos para aumentar o risco de anorexia. Cerca de metade da anorexia é explicada pela genética, com o restante atribuído a momentos da vida do doente e outros fatores.

De acordo com o jornal britânico, a anorexia nervosa é a doença psiquiátrica mais letal dos dias que correm, afetando entre 1% a 4% das mulheres e cerca de 0,3% dos homens.

Os médicos há muito que consideram que o ambiente familiar é um fator na anorexia nervosa, mas em alguns casos até as crenças amplamente difundidas podem estar erradas. O perfecionismo, por exemplo, tem sido acusado de causar a doença, mas este estudo, agora publicado na revista Nature Genetics, sugere que é precisamente o contrário.

“As famílias de pessoas com anorexia tendem a ter níveis mais elevados de perfecionismo, mas achamos que as pessoas estão a interpretar mal a causa e o efeito. Não é o perfecionismo que está a causar a anorexia, é a tendência a ter anorexia que está a causar o aumento do perfecionismo. O que está a acontecer é que o ambiente familiar e a genética interagem”, afirma Breen.

Os oito genes identificados explicam apenas uma pequena fração da doença. Tal como acontece com muitas condições médicas, é provável que existam centenas ou milhares de genes que contribuam para o risco de uma pessoa desenvolver este distúrbio.

Breen diz haver agora uma necessidade para que os cientistas estudem o metabolismo de pessoas com anorexia e outros transtornos alimentares, para perceber se é possível desenvolver terapias baseadas no metabolismo, ou identificar pessoas com risco de recaídas, um problema que é muito comum na anorexia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …

Planta que não se reproduzia há 60 milhões de anos no Reino Unido revivida pelas alterações climáticas

Há 60 milhões de anos que as cicas não se reproduziam no Reino Unido. Agora, com a subida das temperaturas devido às alterações climáticas, fizeram-no pela primeira vez. As cicas são plantas lenhosas muito parecidas com …

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …