Cientistas afirmam que a anorexia não é só um problema psiquiátrico

Cientistas descobriram que a anorexia, um dos distúrbios alimentares mais devastadores dos nossos dias, não é apenas uma condição psiquiátrica mas também um problema ligado ao metabolismo.

Os investigadores fizeram esta descoberta ao comparar o ADN de quase 17 mil pessoas com anorexia e mais de 55 mil pessoas saudáveis. Como seria de esperar, o estudo revelou oito genes que ligam este distúrbio alimentar com a ansiedade, a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo.

No entanto, segundo o The Guardian, a pesquisa mostrou também uma ligação com a queima de gordura, ser fisicamente ativo e ter resistência a diabetes tipo 2.

“O que o nosso estudo significa é que não podemos tratar a anorexia, e talvez outros distúrbios alimentares, como puramente psiquiátricos ou psicológicos”, diz Gerome Breen, geneticista do King’s College London, que liderou o estudo com investigadores norte-americanos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

“A anorexia tem as correlações esperadas com a ansiedade, a depressão e o TOC, mas também tem esse conjunto de correlações metabólicas aparentemente saudáveis que não vemos em nenhum outro transtorno psiquiátrico”, acrescentou.

Embora pareçam saudáveis, os genes do metabolismo parecem combinar com genes ligados a problemas psiquiátricos para aumentar o risco de anorexia. Cerca de metade da anorexia é explicada pela genética, com o restante atribuído a momentos da vida do doente e outros fatores.

De acordo com o jornal britânico, a anorexia nervosa é a doença psiquiátrica mais letal dos dias que correm, afetando entre 1% a 4% das mulheres e cerca de 0,3% dos homens.

Os médicos há muito que consideram que o ambiente familiar é um fator na anorexia nervosa, mas em alguns casos até as crenças amplamente difundidas podem estar erradas. O perfecionismo, por exemplo, tem sido acusado de causar a doença, mas este estudo, agora publicado na revista Nature Genetics, sugere que é precisamente o contrário.

“As famílias de pessoas com anorexia tendem a ter níveis mais elevados de perfecionismo, mas achamos que as pessoas estão a interpretar mal a causa e o efeito. Não é o perfecionismo que está a causar a anorexia, é a tendência a ter anorexia que está a causar o aumento do perfecionismo. O que está a acontecer é que o ambiente familiar e a genética interagem”, afirma Breen.

Os oito genes identificados explicam apenas uma pequena fração da doença. Tal como acontece com muitas condições médicas, é provável que existam centenas ou milhares de genes que contribuam para o risco de uma pessoa desenvolver este distúrbio.

Breen diz haver agora uma necessidade para que os cientistas estudem o metabolismo de pessoas com anorexia e outros transtornos alimentares, para perceber se é possível desenvolver terapias baseadas no metabolismo, ou identificar pessoas com risco de recaídas, um problema que é muito comum na anorexia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …

LASK 3-0 Sporting | Derrota rouba primeiro lugar ao leão

O Sporting foi à Áustria perder por 3-0 com o LASK Linz, terminando o Grupo D da Liga Europa no segundo lugar, ultrapassado precisamente pelo seu adversário desta quinta-feira. Com muitas alterações em relação ao …

Eintracht 2-3 Vitória SC | Reviravolta épica no adeus europeu

O Vitória de Guimarães fechou da melhor forma uma campanha europeia que não tinha sido a mais feliz até então, pese as boas exibições que foi somando, sem consequência nos marcadores finais. O Vitória de Guimarães, …

Argentina concede estatuto de refugiado a Evo Morales

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou esta quinta-feira à Argentina procedente de Cuba, onde esteve para realizar uma consulta médica, e deverá permanecer no país, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros argentino, Felipe Solá. "Evo …