Cientistas afirmam que a anorexia não é só um problema psiquiátrico

Cientistas descobriram que a anorexia, um dos distúrbios alimentares mais devastadores dos nossos dias, não é apenas uma condição psiquiátrica mas também um problema ligado ao metabolismo.

Os investigadores fizeram esta descoberta ao comparar o ADN de quase 17 mil pessoas com anorexia e mais de 55 mil pessoas saudáveis. Como seria de esperar, o estudo revelou oito genes que ligam este distúrbio alimentar com a ansiedade, a depressão e o transtorno obsessivo-compulsivo.

No entanto, segundo o The Guardian, a pesquisa mostrou também uma ligação com a queima de gordura, ser fisicamente ativo e ter resistência a diabetes tipo 2.

“O que o nosso estudo significa é que não podemos tratar a anorexia, e talvez outros distúrbios alimentares, como puramente psiquiátricos ou psicológicos”, diz Gerome Breen, geneticista do King’s College London, que liderou o estudo com investigadores norte-americanos da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill.

“A anorexia tem as correlações esperadas com a ansiedade, a depressão e o TOC, mas também tem esse conjunto de correlações metabólicas aparentemente saudáveis que não vemos em nenhum outro transtorno psiquiátrico”, acrescentou.

Embora pareçam saudáveis, os genes do metabolismo parecem combinar com genes ligados a problemas psiquiátricos para aumentar o risco de anorexia. Cerca de metade da anorexia é explicada pela genética, com o restante atribuído a momentos da vida do doente e outros fatores.

De acordo com o jornal britânico, a anorexia nervosa é a doença psiquiátrica mais letal dos dias que correm, afetando entre 1% a 4% das mulheres e cerca de 0,3% dos homens.

Os médicos há muito que consideram que o ambiente familiar é um fator na anorexia nervosa, mas em alguns casos até as crenças amplamente difundidas podem estar erradas. O perfecionismo, por exemplo, tem sido acusado de causar a doença, mas este estudo, agora publicado na revista Nature Genetics, sugere que é precisamente o contrário.

“As famílias de pessoas com anorexia tendem a ter níveis mais elevados de perfecionismo, mas achamos que as pessoas estão a interpretar mal a causa e o efeito. Não é o perfecionismo que está a causar a anorexia, é a tendência a ter anorexia que está a causar o aumento do perfecionismo. O que está a acontecer é que o ambiente familiar e a genética interagem”, afirma Breen.

Os oito genes identificados explicam apenas uma pequena fração da doença. Tal como acontece com muitas condições médicas, é provável que existam centenas ou milhares de genes que contribuam para o risco de uma pessoa desenvolver este distúrbio.

Breen diz haver agora uma necessidade para que os cientistas estudem o metabolismo de pessoas com anorexia e outros transtornos alimentares, para perceber se é possível desenvolver terapias baseadas no metabolismo, ou identificar pessoas com risco de recaídas, um problema que é muito comum na anorexia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …

Portugal tem 796 mil “eleitores-fantasma”

Portugal tem mais 796 mil eleitores do que população residente com 18 e mais anos. O número de inscritos nos cadernos eleitorais, em território nacional, apresenta uma diferença de 9,3% face ao número de residentes …

Lenine Cunha e Ana Filipe conquistam mais duas medalhas nos INAS Global Games

Os portugueses Lenine Cunha e Ana Filipe conquistaram esta quinta-feira medalhas de prata e bronze, respetivamente, nos INAS Global Games, competição mundial para atletas com deficiência intelectual, que decorre em Brisbane, na Austrália. Os dois pódios …

Homem detido em França por ameaça de ataque inspirado no 11 de setembro

Um indivíduo identificado como sendo um radical islâmico foi detido em França acusado de terrorismo devido a uma ameaça de sequestro e ataque inspirado no atentado às Torres Gémeas, nos Estados Unidos, em 2001, anunciaram …

Nick Cave and The Bad Seeds regressam a Portugal em 2020

Dois anos depois do concerto no NOS Primavera Sound, no Porto, Nick Cave and The Bad Seeds vão regressar a Portugal no Campo Pequeno, em Lisboa. Os dois concertos, marcados para 22 e 23 de abril, …

Retirar amianto é 50 vezes mais barato do que tratar doente de cancro

A Quercus alertou esta sexta-feira que retirar uma cobertura de amianto de uma escola fica 50 vezes mais barato do que tratar um doente com mesotelioma, o cancro da pleura do pulmão provocado pela exposição …

Sócrates critica recusa do PS em fazer acordo escrito com o Bloco de Esquerda

O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que revela "uma visão meramente utilitária" e que pode gerar "ressentimento" à …

Pelo menos 28 mortos e 55 feridos em explosão de uma mesquita no Afeganistão

Pelo menos 28 pessoas morreram e 55 ficaram feridas devido a uma explosão numa mesquita na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, durante o período de oração desta sexta-feira, anunciaram as autoridades locais. "Os números …

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …