/

O ano em que nasce pode afetar a vulnerabilidade ao vírus da gripe

(dr) Envato Elements

O ano em que nasce pode afetar a sua suscetibilidade ao vírus da gripe. A confirmar-se, esta descoberta pode ter um impacto importantíssimo na forma como as autoridades sanitárias se preparam para epidemias.

Há um conceito conhecido como impressão antigénica, que se baseia na ideia de que o tipo de gripe a que uma pessoa é exposta quando ainda é nova afeta a resposta do sistema imunológico ao vírus para o resto da vida. Um novo estudo da investigadores da Universidade McMaster vem agora dar força a esta ideia.

Os dois subtipos mais comuns do vírus da gripe normalmente aparecem à vez, com um a circular numa altura e o outro a circular na próxima. No entanto, esta tendência foi diferente do habitual na temporada de gripe 2018/19.

Isto permitiu aos cientistas olhar com melhores olhos para o conceito de impressão antigénica. O estudo foi publicado em janeiro na revista científica Clinical Infectious Diseases.

Assim, os cientistas conseguiram verificar a relação entre a idade da pessoa, o subtipo ao qual provavelmente foram expostos pela primeira vez e a sua vulnerabilidade a ambos, explica o New Atlas.

“Já sabíamos dos nossos estudos anteriores que a suscetibilidade a subtipos específicos de gripe pode estar associada ao ano de nascimento”, realça o autor principal do estudo, Alain Gagnon. Porém, explica que este estudo vai mais longe e mostra “como a mudança no domínio do subtipo durante uma temporada parece levar a uma mudança na suscetibilidade por idade“.

Perceber como a nossa idade influencia a nossa vulnerabilidade ao vírus da gripe pode ser muito importante para as autoridades sanitárias. Estas podem preparar-se melhor para epidemias, caso saibam a que subtipos de gripe a população está maus suscetível.

“A imunidade prévia das pessoas a vírus como a gripe ou mesmo coronavírus pode ter um impacto tremendo no risco de adoecer durante epidemias e pandemias subsequentes”, salientou o coautor Matthew Miller.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.