Anita faz 70 anos. É cada vez mais difícil encontrar livros originais

1

Verbo / π

“Anita e o Dia da Mãe”

Procura por livros da colecção Anita duplicou ao longo deste ano. A Anita descobre a Natureza parece ser a mais popular.

Anita na Quinta, que até tinha como título original Martine à la ferme, foi um livro publicado em 1954.

Quando o criaram, o escritor Gilbert Delahaye e o ilustrador Marcel Marlier nem imaginavam que, 60 anos depois, essa (futura) colecção ainda seria um sucesso.

Num mundo sem guerra, fome ou maldade, os livros mostram as aventuras de uma menina chamada Anita e dos seus amigos – o cão Pantufa, o gato Moustache, os irmãos Jean e Alain e a amiga Nicole.

Explorar a natureza, cuidar de animais ou viajar estão na lista de assuntos abordados.

No meio deste ambiente, Anita foi uma personagem que entrou na casa de milhares de crianças portuguesas.

70 anos e 60 livros depois (o último foi publicado em 2010), ainda hoje é citada com muita nostalgia, até alguma emoção por vezes.

Captou tanto a atenção que, ainda hoje, é difícil encontrar livros originais. Aliás, é cada vez mais difícil encontrar exemplares originais destes livros, que passaram a ser verdadeiros artigos de coleccionador.

A Wallapop, plataforma de compra e venda de produtos em segunda mão, destaca que muitas pessoas estão a procurar nestas plataformas livros da Anita.

Só na Wallapop, as pesquisas por livros desta colecção duplicaram ao longo deste ano, comparando com 2023. Estará relacionado com o 70.º aniversário da primeira história.

A Anita descobre a Natureza é o livro mais procurado.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.