Animais marinhos há 500 milhões de anos alimentavam-se como as actuais baleias

Daniel Kwok / Flickr

-

Grandes animais marinhos que viveram há mais de 500 milhões de anos alimentavam-se de maneira semelhante às baleias modernas, filtrando água e capturando plâncton e pequenos animais através de “barbas”, revela hoje um estudo da revista ‘Nature’.

O trabalho, publicado na revista científica por uma equipa liderada por Jakob Vinther, da universidade britânica de Bristol, dá conta da descoberta, em 2009, na Groenlândia, de fósseis da espécie ‘Tamisiocaris‘, da família dos ‘anomalocarídios’, que viveu no período Câmbrico, o primeiro dos seis da era Paleozóica.

jakobvinther.com

O paleobiólogo molecular Jakob Vinther, da Universidade de Bristol

O paleobiólogo molecular
Jakob Vinther, da Universidade de Bristol

A análise dos fósseis revelou apêndices bucais de grandes dimensões, semelhantes às ‘barbas’ das baleias atuais.

De acordo com o estudo publicado na ‘Nature’, os ‘Tamisiocaris’, cujos fósseis foram datados de entre 480 e 520 milhões de anos, nadavam graças a barbatanas peitorais, que os cientistas consideram poderem ter servido também para ajudar a capturar presas de maiores dimensões, como as trilobites, animais da classe dos artrópodes, muito abundantes no período câmbrico.

Jakob Vinther diz na ‘Nature’ que os fósseis permitiram decifrar a maneira como algumas dessas criatura se converteram em “vertebrados suspensívoros”, animais de movimentos lentos que se alimentavam de espécies marinhas mais pequenas, como plâncton e crustáceos, que viviam em suspensão na água.

O autor do estudo apresenta-se como sendo um “paleobiólogo molecular“, uma ciência sinóptica que usa a história evolutiva registada tanto em rochas como nas moléculas para compreender e melhor reconstruir a evolução dos organismos.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …

Cientistas determinam o que diminui a fertilidade das mulheres com o avanço da idade

Investigadores da Universidade de Copenhaga mapearam alguns dos mecanismos que podem afetar a fertilidade das mulheres desde a adolescência até a menopausa. A fertilidade natural das mulheres flutua entre altos e baixos na forma de uma …

Dono do Paris Saint-Germain quer comprar o Leeds (e torná-lo no novo Manchester City)

A Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é detida por Nasser Al Khelaifi, quer dar o salto para o mercado inglês e adquirir o Leeds United, emblema que milita atualmente no segundo escalão. Na semana em …

Município italiano proíbe Google Maps. App faz com que muitas pessoas se "percam"

O autarca do município italiano de Baunei, na Sardenha, proibiu o uso do Google Maps na região, argumentando que "muitas" pessoas se perderam por causa de "sugestões enganosas" do serviço de localização. A informação é …

Pedalar mais dá direito a prémios. Tecnologia portuguesa desperta interesse de Copenhaga

Depois de se ter estreado em Matosinhos e de ter despertado interesse em Nova Iorque, um programa português que premeia comportamentos de mobilidade ambientalmente sustentáveis chamou a atenção em Copenhaga. O AYR, desenvolvido pela empresa CEiiA …

Associação de Armas americana editou artigos da Wikipédia para desacreditar o Holocausto

A National Rifle Association (Associação Nacional de Armas) dos Estados Unidos tem estado a editar artigos da Wikipédia de forma a desacreditar o Holocausto. Um trabalho de investigação da Splinter identificou pelo menos 150 edições em …

Bebé recém-nascida encontrada enterrada viva numa sepultura na Índia

Uma bebé recém-nascida enterrada viva foi encontrada na Índia por um pai que estava a enterrar a filha, que morreu após o parto, revelou o chefe da polícia local, Abhinandan Singh. A menina foi encontrada dentro …

Reutilização é a verdadeira alternativa a plástico descartável

A alternativa aos produtos de plástico descartáveis tem sido outros produtos também descartáveis, mas a melhor solução passa pela reutilização, indica um relatório divulgado esta terça-feira, que dá exemplos de sucesso. O documento, “The Reusable solutions: …