Há cada vez mais animais abandonados (e “há gatos que se suicidam”)

O número de animais abandonados continua a aumentar, segundo associações de protecção que estão preocupadas com esta tendência. A responsável de uma destas entidades alerta que “o abandono mata mesmo” e que há gatos que se “suicidam”.

A Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) não tem dados quanto ao número de animais que são abandonados em Portugal. Mas as Associações de protecção de animais garantem que nunca tantos cães e gatos foram abandonados como nos últimos anos.

O jornal i apurou que há um aumento no número de queixas apresentadas à PSP e à GNR por maus tratos e abandono de animais. Em 2018, o número de queixas foi de 2054, mais 38 relativamente ao ano anterior, segundo os dados divulgados pela publicação.

A experiência das associações que acolhem animais confirma a tendência. “Nunca tivemos tantos gatos como temos neste momento”, refere ao i a responsável da associação Entregatos, Ema Mock.

“As pessoas acham que o termo abandono só se aplica aos animais que são largados na rua. Acreditam que se forem deixados numa associação ou num canil municipal, já não é abandono”, frisa Ema Mock.

Esta responsável relata ainda que há gatos abandonados que se suicidam, concluindo que “o abandono mata mesmo”. “Os gatos que estiveram isolados a vida toda e nunca tiveram contacto com outros da sua espécie têm de ir para uma jaula para se habituarem progressivamente à presença de outros animais”, mas “ao fim de dois ou três dias, deprimem e morrem“, “suicidam-se”, refere Ema Mock. “Nada que façamos os anima. Os mimos, o colo, a comida à seringa, nada”, realça.

Na Entregatos, localizada em Sintra, são acolhidos, nesta altura, mais de 250 felinos. Alguns são provenientes dos “concelhos vizinhos”, como Odivelas, Cascais, Oeiras e Loures, mas também há gatos que chegam de Aveiro, do Porto, do Alentejo e até dos Açores, como revela Ema Mock.

ZAP //

PARTILHAR

66 COMENTÁRIOS

  1. Quando se fazem leis que só servem para encher chouriços, para ficar bem visto e para o estado e algumas pessoas ganharem muito dinheiro é o que acontece! Só deixará de haver animais abandonados, quando for praticado um eficaz controlo das especies, as entidades que se dedicam ao apoio aos animais, não façam disso um negócio de milhões, quando for proibida a comercialização de animais de estimação e quando os futuros donos de animais pensarem primeiro se querrm um animal que dá trabalho, despesa e dores de cabeça ou se quer um objeto que deitam fora a qualquer momento!

  2. Eu adoro animais!.. Mas com todas estas regras.. Custos.. E afins começo a achar que o PAN que os mantenha!.. Eu nem para mim as vezes faço tudo o que devia pela minha saúde ou dos meus para não gastar, e vou ser obrigado por um animal, são coisas ridículas, batem no absurdo, por os animais a frente de humanos.. Mas o betinho de Cascais, nunca passou por isso!.. Depois pensa que somos todos betinhos, que o Papa ou mamã já nos fez a papinha toda.. E depois há uns que não pensam ou se pensam gostam mais do seu cão que do seu primo ou irmão, vão atrás.. E é este país que só dá vontade de fugir… Só mesmo para férias ou ser uma fábrica dos alemães e franceses, ou seja a China da Europa.. E ainda veem dizer que somos grandes, eu digo ganhem é juízo!..

    • É precisamente por causa de atitudes mesquinhas e mentalidades retrógradas e atrasadas como a sua é que há cada vez mais abandono de animais!
      Quando se amam animais tudo se faz por eles, porque eles merecem MUITO MAIS DÓ QUE OS HUMANOS!
      Além disso, as pessoas com dificuldades financeiras podem recorrer à Animalife e outras instituições para terem a ajuda que precisam para os seus animais.
      FAZ MAIS QUEM QUER DO QUE QUEM PIDE!
      BASTA OLHARMOS PARA A HOLANDA OU PARA A ALEMANHA PARA VERMOS COMO ATRAVÉS DE POLÍTICAS DE ESTERILIZAÇÃO E VACINAÇÃO, E DE ADOPÇÃO DE ANIMAIS DEIXARAM DE TER ANIMAIS ABANDONADOS! NÃO É PRECISO SER RICO PARA SE TER ANIMAIS, BASTA BOA VONTADE, INTEGRIDADE, CIVISMO, RESPEITO, AMOR E MUITA DEDICAÇÃO.
      O seu complexo de inferioridade é que lhe está a deturpar a mente e se gostasse de animais não dizia os disparates que disse.
      Eu não concordo é com aqueles que são capazes de dar milhares de euros por um animal de raça mas para lhes dar assistência médica veterinária já não são capazes e preferem ABANDONÁ-LOS!!!!!! OU PORQUE NÃO COMBINAM COM O SOFÁ.
      HÁ SEM-ABRIGO QUE SÃO MAIS FELIZES E IS SEUS ANIMAIS A VIVER NA RUAS.
      BASTA”LHES UM POUCO DE AMOR E COMIDA!
      Há pessoas que gastam uma fortuna por mês em tabaco, álcool e outras porcarias e depois dizem que não têm dinheiro! ………….quem não tem dinheiro não tem vícios.
      Pobreza de espírito!……………Tristeza………..

      • Grande Carla Sofia Salas. A si dou lhe um grande aplauso, a outros recuso me a comentá-los
        … e depois do alto da sua cátedra ainda tecem considerações que nem lembram ao diabo.
        Bem haja.Você e todos os outros comentários que mostram que ainda há esperança para o ser humano.

      • Parabéns à sua grandeza espiritual. Pessoas como você merecem todo apreço e consideração. Animais são nossos companheiros de jornada. Estamos todos aqui neste Planeta, porém, caminhamos separadamente graças aos maus pensamentos e às más ações. Que Deus a abençoe e aos seus!

        • Assino por baixo muito obrigada pelo que disse é muito importante! Quem não respeita e ama os animais, não respeita nem ama ninguém!

      • Por duas frases se vê o fanatismo dos maluquinhos dos animais que, quanto mais amor sentem pelos animais, mais ódio e desprezo pelos humanos, ou seja, eles próprios:

        “porque eles merecem MUITO MAIS DÓ QUE OS HUMANOS!”

        Verdade? Porquê?

        “HÁ SEM-ABRIGO QUE SÃO MAIS FELIZES E IS SEUS ANIMAIS A VIVER NA RUAS.”

        Claro, o que eu vejo mais são sem-abrigo cheios de felicidade. Gente a viver na rua, na miséria? Aguentem-se. Se fossem animais é que era um drama.

        De esclarecer que gosto muito de animais, a minha família sempre teve animais e continuo a tê-los e cuidar deles. Mas acho obsceno que haja tanta gente para quem os animais são superiores ao Homem.

        Quando vou a um parque com os meus filhos, eles nunca podem brincar na relva, porque está cheia de trampa de cão. Apesar de ser proibido, vão passear os cães até nos parques infantis e deixam-nos defecar e urinar por todo o lado. Até na areia do escorrega. Isto já vi com os meus próprios olhos. Claro que reclamei e chamei a polícia, não serviu de nada. Os donos dos lulus viraram costas e foram-se embora, quando a policia chegou, não estavam lá.

        Uma sociedade onde os cães são mais importantes que as crianças está condenada à extinção.

        • A natureza está a ser extinta pelo ser humano… que por sua vez está a extinguir tudo o que mexe… Coitados dos animais que não teem culpa da estupidez humana…
          A sociedade da qual o Sr. Zé do Boné faz parte está a desaparecer e quando os seus filhos forem grandes vão ser afetados, isto é, se ate lá o planeta ainda existir…

    • A tua publicação é tão idiota como tu ! Se nem
      Para ti gastas o que devias para poupar e porwue és de facto um atrasado mental sem qualquer nucao do ridículo ! Sim do ridículo porque isso é o q tu és e não os q tratam bem os animais ! Não é preciso ser Betinho para ter animais é preciso ser generoso e tu está visto q não és nada de nada além de egoista e mesquinho ! E por seres como tu q este país não evolui porque não consegues ver para além do segundo próprio umbigo ! Enfim e já agora vou dar te um conselho quando n tiveres nada de jeito para dizer Cala-te!!!idiota

      • Idiota é a tua mãe só para começar.. E se pensas assim.. Talvez devessemos tirar todas as regalias sociais da tua familia conechecidos e amigos e dar Las aos aos cães.. Por mim tudo bem, pode ser que se acabe com a raça.. Primeiro os cães, qd for contigo ou com os teus.. Já com o resto do mundo, primeiro os humanos.. Sim.. Ou és mais do que os outros..?!

    • Um animal de estimação trabalha, isso mesmo trabalha, pela acomodação, alimentação e saúde, se vc não consegue prover isso compra um bichinho de pelúcia. Se vc não consegue prover isso nem a si mesmo para de gastar dinheiro com celular/Pc e acesso a internet, tá fazendo o que aqui se nem de vc consegue cuidar?
      Animais de estimação são seres vivos, eles precisam de cuidados, são mais d dez mil anos de convivência eles já aprenderem a ter emoções, eles ficam alegres e tristes também, se alguém que vc gosta te levasse para longe, te largasse lá e fosse embora vc ficaria Alegre?
      É uma mentalidade mesquinha como a sua que ferra com o mundo.

    • Ah…a solução nunca falada para vários problemas atuais da humanidade.
      Redução populacional humana=redução de consumo de recursos naturais, redução de produção de poluição a vários níveis, redução da área utilizada para produção de alimentos (e criação de gado), recuperação de áreas para plantação de florestas, etc, etc, etc

      • Só faltava esta conversa nojenta.

        O Hitler também gostava de animais, era vegano e tudo. E ele apoia as vossas ideias genocidas. Até as meteu em prática e tudo.

        • Zé,
          Cada qual come do que gosta, de facto há pessoas que têm animais e não têm civismos, são esses que por vezes até os abandonam, esses sim, esses precisam de saber respeitar o próximo.
          No entanto discordo quando diz que gostamos mais dos animais do
          que os humanos, não será bem visto assim.
          Ou seja cada qual no seu papel, mas acredite que um animal é algo de transcendente, se lhe fizer algo de bom, ele irá ficar-lhe grato para toda a vida, enquanto que um ser humano por vezes não é assim. Concerteza que ainda não teve nenhum animal que o surpreendesse porque também nunca fez nada por nenhum. Mas acredite que quando isso acontecer, vai pensar de forma diferente. Fala a voz da experiência. Pense comigo, “Os animais são de carne e osso como nós, amam, adoram, têm dor, têm 4 patas e rabo, apenas não falam. Acha que por isso vão ser inferiores a qualquer um de nós? Que acha?? Bjs. Isabel

          • Oh Isabel, já tive muitos animais. Há animais gratos, outros ingratos e outros indiferentes. Nesse aspeto são muito parecidos connosco. As pessoas como tu, que endeusam os animais e vêm neles atributos imaginários, sofrem de descompensações afetivas e precisam de descarregar o seu amor incondicional em qualquer coisa. Olha, vai mas é fazer filhos, para teres alguém a quem amar incondicionalmente.

          • Claro que haverão porém a redução populacional humana nao é certamente uma solução . Então o que sugere ? Ser um genocida ? Fazer como na China e adoptar a politica de um só filho por casal ? Eliminar bebes do sexo feminino ?
            Nao é preciso ser-se santo para achar o seu comentário horrivel ,basta ser-se minimamente humano,coisa que ,pelos vistos, nao é o seu caso…

            • Claramente adoptar uma política de um filho por casal, poderia atenuar o problema, já que, teoricamente reduziria para metade a pressão populacional.
              Mas há demasiadas variáveis a considerar, talvez por isso mesmo ninguém aborde o problema de frente.
              Questões culturais, económicas (que país aceitará perder poder económico – que inclui bem estar das suas populações?), políticas (directamente relacionadas c/ as económicas, já que podem custar eleições).
              Entretanto vamos alegremente caminhando para o abismo, e o planeta, como organismo vivo que é, não aguentará muito mais tempo a situação.
              Os discursos atuais são muito louváveis, mas na prática, quer os governos quer as populações não estão dispostos a abdicar do seu poder, do seu conforto e do seu bem estar. Puro egoísmo global.
              Como já disse um índio da Amazónia, quando o último rio secar e a última árvore for derrubada, vamos perceber que o dinheiro não se come.
              Que legado estamos a deixar às gerações futuras?

            • Isso que o diabinho disse ( ja que eu sou a santa ) pode ser verdade porém acho que ninguém tem o direito de proibir alguém de ter mais que apenas um filho ,e tambem nao é a melhor solução,ainda para mais neste país onde existem mt mais idosos que jovens…que futuro existe também sem crianças ??

            • Está tudo relacionado, até por alguns comentários anteriores.
              Basicamente os recursos são finitos e estamos todos interligados num mesmo ecossistema.

  3. Acho que pessoas que não nasceram com o dom de amar os animais não poderiam ter animais, mas as pessoas não se conscientizam .
    Também deveria ter um serviço gratuito de castração. Para que desta forma os pobrezinhos não fossem vítimas de pessoas mal amadas.

  4. Eu amo gatos. Tenho 31 todos achados em situação de total abandono. Hoje tenho uma grande e linda família de bichanos. Estamos vivendo o filme dos tempos. O amor está acabando. Não consigo ajuda de ninguém. Mas Deus tem me dado a graça pra cuidar muito bem de todos eles. Fico triste por saber que tem milhares em situação de total abandono.

    • Se tens 31 gatos, então não os amas. Pensas que sim, mas lá diz o ditado: De boas intenções está o Inferno cheio. Ter 31 gatos numa casa são maus-tratos. Tratas mal os teus gatos e a ti própria.

  5. Só o fim mesmo de comércio de animais nós pet shop etc pra acabar com esses abandono mas o pior é os fabricantes de ração e as clínicas veterinária que querem dinheiro não estão enteresasado em ajudar se é que vcs me entende pra castra um animal é absurdo …

  6. Deus nao tem culpa nem desculpa os erros dos humanos. Os humanos é que fizeram e fazem as leis que os protege e que os mata. Enquanto is humanos agirem como donos do mundo vai sempre haver injustiças. O planeta tanto é meu como de outra criatura viva, enquanto nao respeitarmos as lei do universo de viver em comunhao vai haver desigualdades mas o ser humano é o ser mais maléfico porque criou armas para matar gratuitamente outros seres e quer ser deus na terra. Nao respeita DEUS que é dono do universo. Penso que Deus do universo é amor e viver e nao sobreviver com a artogancia, ganancia e estupidez humana.pois só na raça humana ha selvajaria e eu pergunto aos que acham que os cães ou gatos sao menos que nós. Escrevemos e opina-mos tanta injustiça e crueldade e desiguldade. Os que nao amam animais nem amam mais nada e nem é amado. Tanto cruekdade só em palavras

    • Mau… agora até nas noticias sobre animais abandonados, temos que aturar os fanáticos religiosos e as suas teorias apalermadas sobre os deuses?
      Se perdessem menos tempo a falar de “seres invisíveis que vivem nas nuvens” e, mais tempo a cuidar do que realmente conseguem ver, certamente o mumdo estaria bem melhor!..
      Que praga!…

      • Tu fazes parte da praga. Que fanatico ou teorias religiosas. Sao teorias do universo que tu fazes parte e nem sabes porque existes. Deve ser para viver à custa de tudo que existe de bom no mundo e o que é mau é para os outros. Isso chama-se egoismo e retardado

        • Oh ignorante, qual teoria do universo?!
          A que o pastor da IURD inventou para continuar a viver à custa de carneiros alienados como tu?
          Esta noticia é sobre animais abandonados; se queres falar sobre as tretas das religiões/deuses, vai para para os sites das seitas religiosas!…

  7. Parabéns Marluce continue firme,Deus vai te honrar. Também tenho muitos animais e cuido deles com muito carinho e Deus tem me ajudado já as pessoas além de não ajudar criticam e acham que jogo meu dinheiro fora por cuidar deles, mas minha consciência me consola.

  8. Coloca uma lei de castraçao de graça .eu levava de todos os vizinhos de graça.ai tiraram isso de mim.ia nas favelas pegar com minhas caixas e levava.cuidava e colocava no mesmo lugar.fazia esta caridade nas favelas..agora ta cheio de animais doentes nas ruas .daqui apouco nos estaremos tropeçando nos animais .porque procriam de 6para cima .gatas e 3vezes ao ano.18 filhotes ao ano.Cadela 2vezes ao ano.7para cima de filhote entao 14 filhotes ou mas ao ano.Castraçao de Graça já.

  9. Eu reitéro tudo que os bem formados comentaram sobre os animais, porque eu sou igual, uma defensora acérrimos dos animais e por vezes tenho problemas com alguns vizinhos que não querem que eu lhes deite de comer, só que eu tenho uma moradia e quem manda sou eu. Quanto ao Zao discordo com a conversa do primo do irmão, isso é tudo conversa da treta esse homem nunca gostou nem vai gostar de animais, bem haja quem defende os animais, eu tenho vários e dou de comer a muitos, porque Deus tira de um lado e põe do outro.

    • Faço ideia do nojo que é a tua rua. O que fazes é ilegal, não se pode alimentar animais bravios. Só contribuis para piorar o problema, espalhar doenças e enfernizar a vida aos teus vizinhos. Ainda bem que não sou teu vizinho, mas se fosse, tinhas um problema comigo.

  10. O problema que NINGUÉM divulga aquisição e posse responsável de animais, não se faz campanhas de castração. Os lugates que dozem que faz,é mentira, faz nada!!!E na minha opinião, precisa sim ter criadores de silvestres,pois tendo criadores,é possível estudar e recolocar parte dos filhotes de volta a natureza,porque muitos silvestres estão sumindo,devido a ação predatória de cães, gatos e humanos.

  11. Quando Dr. Santana Lopes foi Presidente da CML saiu uma determinação da UE que obrigava aos donos dos animais de estimação a implementação de um chip nos seus animais, o que iria permitir que localizar os seus donos quando encontrados abandonados ou perdidos.
    Penso que o Sr. deputado do PAN ainda não se lembrou de levantar esta questão na A.R.
    Será que vai chocar com o negócio da venda de animais?, teriam que ser eles a fazer o respectivo registo após a venda.
    Com o registo de todos os animais de estimação 90% destes animais abandonados não o eram.

    • A minha “negrita”, cadela, atiraram com ela para dentro daquilo que é meu através de uma rede de dois metros de altura. Era pequenina, pobre, esfomeada… mas não a matámos nem a abandonámos, embora na altura tivéssemos um cão grande de raça puríssima que, curiosamente, a adoptou, deixando-a comer e beber e nunca lhe ladrou ou fez mal. Um dia levámos-la a veterinária e ela pôs-lhe um chip com o nome da dona. O cão morreu na flor da idade aparentemente com o estômago torcido (eu pessoalmente nunca tinha ouvido falar em tal coisa, apesar de ter sido nado e criado em quinta particular cheia de enormes cães que, na altura, ajudavam a apascentar vacas, bois, ovelhas e cabras) e ela substituiu-o com uma eficácia tremenda. Mas todos os dias tem as suas refeições – come o que nós comemos – e mais do que isso carinho e carícias, que ela aprecia como sinal de pertença e respeito. E não custa nada…
      Portanto, a questão do chip resolveria muita coisa, mas colide com o negócio de quem pede 1.000 euros por um cão de raça. País de m**

      • “Embora na tivéssemos um cão grande de raça puríssima…”
        Que culpa tem o país de haver por aí gente de m** (como tu!) que até separam os animais por categirias como “raça puríssima”?!…

      • “um cão grande de raça puríssima”
        “O cão morreu na flor da idade aparentemente com o estômago torcido”

        E não te ocorreu que as duas coisas possam estar ligadas? Com a mania de apurar “raças”, fazem-se cruzamentos cada vez mais consanguíneos e todos esses problemas aparecem.

        “quem pede 1.000 euros por um cão de raça. País de m**”

        O país não é de m**, só paga 1.000 euros por um cão “de raça” quem quer. Vivemos num país lívre. Ninguém os obriga.

  12. Coitadinho desses gatos, eu tenho 5 gatos, e dois deles são gatos pretos, o que é um problema, já que onde eu moro, há pessoas malvadas que matam os gatos para fazer macumba, mas mesmo com os problemas eu amo demais os meus gatos e não consigo me ver sem eles.

  13. Os veterinários têm k ser mais sensíveis, alguns estão milionários à custa deste seres vivos, são autênticos comerciantes, as clínicas ou hospitais parecem fabricantes.

  14. Quem ama cuida, até uma plantinha.Quem ama animais, nunca precisa escolher entre cuidar da família ou do pet, pq ele faz parte da família.
    Se não gosta , faz um grande bem não pega pra depois abandonar…

  15. O problema é que quando são pequeninos as pessoas acham-lhes “piada”.
    Não há uma adopção consciente infellzmente no nosso país.
    Outra razão será talvez a económica.
    Infelizmente tudo o que é relacionado com animais é extremamente caro. Fiquei completamente surpresa de ver comida para gatos e areia, na Holanda , a metade do preço daqui.

    • “Não há uma adopção consciente infellzmente no nosso país.”
      Estas a falar por ti ou por todos os portugueses?
      Essas generalizações dão sempre asneira…
      É que eu conheço muita gente com animais adaptados e são muito bem tratados!…
      Comida e areia a metade do preço na Holanda?!
      Deves andar a ver preços no sítio errado…

  16. “Não há uma adopção consciente infellzmente no nosso país.”
    Estas a falar por ti ou por todos os portugueses?
    Essas generalizações dão sempre asneira…
    É que eu conheço muita gente com animais adaptados e são muito bem tratados!…
    Comida e areia a metade do preço na Holanda?!
    Deves andar a ver preços no sítio errado…

  17. Um animal de estimação trabalha, isso mesmo trabalha, pela acomodação, alimentação e saúde, se vc não consegue prover isso compra um bichinho de pelúcia. Se vc não consegue prover isso nem a si mesmo para de gastar dinheiro com celular/Pc e acesso a internet, tá fazendo o que aqui se nem de vc consegue cuidar?
    Animais de estimação são seres vivos, eles precisam de cuidados, são mais d dez mil anos de convivência eles já aprenderem a ter emoções, eles ficam alegres e tristes também, se alguém que vc gosta te levasse para longe, te largasse lá e fosse embora vc ficaria Alegre?
    É uma mentalidade mesquinha como a sua que ferra com o mundo.

    • Tou varado.. Um animal de estimação trabalha.. Um prisioneiro a dormir na sua sela trabalha.. Eu a dormir na minha cama trabalho.. É isto?! É esta gente?! A do beto de Cascais?! Ele tb trabalha com os colinhos dos papás.. E agora como alguns que não tem 2 dedos de testa, mas é Portugal…
      Não digo mais nada.. Vou pedir ao meu cão para trocarmos.. Ele vai trabalhar e eu fico a vigiar a casa.. Que coisa burra..

      • Claro que trabalha, ele faz companhia e vigia a casa , só um burro pra não ver isso.
        Ele cumpre o papel dele tão bem que morreria pelo dono dele, infelizmente não é recíproco.

  18. Muito gostamos nós de misturar alhos com bugalhos…
    Animais e humanos são coisas diferentes, quando há reportagem sobre animais ouve-se o Zé povinho… Há é os humanos e tal… Quando se fala dos mendigos nas reportagem o Zé povinho olha para o lado e assobia!
    Era bom que cada coisa fosse tratada pelo que é. Animais abandonados são um problema, mendigos a passar necessidades são um problema, os fogos são um problema etc, etc. e não ajuda nada nem tem qualquer relevância vir para um post sobre os animal levantar garimpa porque falam disto e não daquilo. Façam mais e falem menos!

    Uma pessoa que abandonou um animal teve que inicialmente adopta-lo, levá-lo para sua casa!
    Ao fazê-lo, deveria ter a noção que eles comem e que crescem, e que vão condicionar as férias e que ficam velhos ao nosso lado e que vão precisar de cuidados de saúde.
    Infelismente os animais são serem que hoje em dia andam á nossa mercê e ao toque das nossas vontades, são pequenos e fofos quando bebês depois passam a um intrave para algumas pessoas.
    Nós compramos, acolhemos, escolhemos, enxotamos, abandonamos e basicamente isso diz-me que se temos tantos direitos só te eles devemos ter algumas responsabilidades não?
    Por isso, vão-se f@der com as desculpas que arranjam para abandonar um animal! Não adoptassem! Comprassem um planta!

    Em caso de necessidade (porque há situações e situações) publiquem no facebook, tentem que um amigo ou familiar o adopte de vós.

    Nós destruímos o habit natural de grande parte dos animais com nossas casas e estradas e fizemos com que o lugar do animal não fosse mais nas ruas… Isso não nos dá direito a levar um animal para casa para ser maltratado.
    Ajudem quando puderem e quando a vossa consciência assim o ditar, caso contrário vão ajudar os humanos, vão ajudar com os fogos ou com o que for que defendam, ou ainda (muito legítimo) não façam nada, ninguém vos cobra, mas calem-se!

    • “Nós destruímos o habit natural de grande parte dos animais com nossas casas e estradas e fizemos com que o lugar do animal não fosse mais nas rua”

      Nós nunca invadimos o habitat de cães e gatos! São animais domésticos. O habitat deles são as nossas casas. Parem com as idiotices pseudo-ambientalistas.

      Os animais domésticos não têm nada a ver com a natureza nem o ambiente. São assuntos diferentes. O PAN é que anda a tentar baralhar as duas coisas, para ganhos políticos.

  19. Obviamente os animais merecem todo o nosso respeito e carinho ; é inadmissível abandona-los ,a nao ser em condições bastante extremas,porém deixa-los na rua NUNCA pode ser a solução. É verdade que em Portugal a mentalidade tem ainda que melhorar em muitas coisas ,caso também dos donos dos animais que muitas vezes esquecem-se de respeitar os outros ,nao removendo os dejectos,nao educando os caes para nao ladrar a toda a hora,deixando os correr para cima das pessoas nos piqueniques ,praias,etc ,leva-los para dentro de restaurantes e ,o que é mais perigoso e irritante,andarem pelas ruas de qualquer maneira com cães de raças perigosas ( e por favor que ninguem me diga que nao há raças perigosas ) ,nem se desviam das pessoas,ate os deixam correr livremente, vê-se que teem gosto em que as pessoas os olhem e sintam medo do cão…nao deles. Que ” mauzoes ”
    Depois quando alguem fica ferido ou ate morre por causa de um ataque ,culpam o cão,até o eliminam mas a culpa é do dono e de quem permite essa falta de cuidado com esse tipo de raças caninas.

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …