Angelina Jolie recebeu Óscar Honorífico pela sua ação humanitária

Georges Biard / Wikimedia

Angelina Jolie

A atriz norte-americana Angelina Jolie recebeu este sábado um Óscar Honorífico pela sua ação humanitária, durante a 5ª cerimónia de entrega dos Prémios do Conselho de Governadores, em Hollywood.

O Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para as estrelas que se destacaram pelos seus trabalhos em prol da sociedade distinguiu também o estilista italiano Pietro Tosi e os atores Angela Lansbury e Steve Martin.

Angelina Jolie recebeu o Prémio Jean Hersholt Humanitarian – idêntico ao Óscar tradicional – perante uma plateia onde se podia ver Tom Hanks, Jake Gyllenhaal, Diane Keaton, Emma Thompson, Harrison Ford, Amy Adams, Matthew McConaughey ou George Lucas.

Muito envolvida na ação humanitária, a atriz de 38 anos é desde 2012 enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados, no âmbito do qual participou em mais de 40 missões no mundo.

A atriz recebeu o troféu das mãos de George Lucas, o pai da “Guerra das Estrelas”, após um discurso de homenagem a Gena Rowlands.

“Foi quando comecei a viajar que compreendi a responsabilidade que tinha perante os outros”, disse perante os cerca de 600 convidados dos Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

“Quando me encontrei com os sobreviventes de guerras, de fome e de violações eu compreendi o que é a vida da maioria das pessoas nesta Terra e a sorte que eu tinha por ter o que comer, um teto, um lugar para viver em segurança e a felicidade de ter uma família com boa saúde”, acrescentou.

“Percebi até que ponto tinha sido protegida e decidi nunca mais viver assim”, prosseguiu a atriz e realizadora, vencedora de um Óscar pelo seu papel secundário em “Vida interrompida”.

Os Governadores entregaram ainda Óscares honoríficos ao costureiro italiano de Luchino Visconti, Piero Tosi, por toda a sua carreira, ao ator cómico norte-americano Steve Martin e à atriz britânica Angela Lansbury, que ficou célebre pelo seu papel de Jessica Fletcher na série televisiva “Crime disse ela”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Para além de autocarros, Cascais quer comboios gratuitos dentro do município

Desde 1 de janeiro de 2020, Cascais tornou-se no primeiro concelho do país a ter transportes públicos rodoviários gratuitos. Agora, quer alargar a iniciativa aos comboios. "Estamos a abrir um novo paradigma, que encara a mobilidade …

Governo convoca sindicatos para negociar aumentos acima dos 0,3%

O Governo convocou as estruturas sindicais da administração pública para voltar a negociar a proposta dos aumentos salariais de 0,3% para este ano. De acordo com a agência Lusa, o Governo convocou as estruturas sindicais da administração …

Governo prepara injeção final de 1400 milhões no Novo Banco

Desde a venda, em outubro de 2017, o Estado já injetou 1,9 mil milhões de euros no Novo Banco. Agora, o Fundo de Resolução estuda injetar mais 1,4 mil milhões. O Fundo de Resolução e o …

Em Espanha, há jogadores a serem pressionados a sair para países árabes

Jogadores do UD Almería estão a ser pressionados pelo dono do clube a sair para clubes de países árabes. Alguns atletas já apresentaram queixa ao sindicato. O xeique Turki Al-Sheikh, dono do Almería, da segunda divisão …

Chuva forte inunda Hospital de São José, em Lisboa

As chuvas fortes que se fizeram sentir esta quinta-feira inundaram o Hospital de São José, em Lisboa, deixando algumas salas alagadas. A informação é avançada pelo Correio da Manhã, que publicada algumas fotografias nas quais se …

Aos 58 anos, Carlos Sainz volta a fazer história ao conquistar o seu terceiro Dakar

Carlos Sainz reforçou o estatuto de piloto mais veterano a conquistar o Dakar, ampliando assim por mais um par de anos o recorde que já lhe pertencia. O espanhol Carlos Sainz (Mini) conquistou a terceira vitória …

Alunos até ao 6.º ano vão poder ficar nas escolas das 9 às 17 horas

O princípio da Escola a Tempo Inteiro (ETI), que permite prolongar o horário escolar dos alunos do 1.º ciclo através de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), vai ser também alargado aos estudantes do 2.º ciclo. …

Bruno Fernandes corre risco de não fazer o último jogo contra o Benfica

Com a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United quase fechada, o internacional português corre o risco de não alinhar esta sexta-feira no dérbi com o Benfica. A notícia avançada hoje pelo Correio da Manhã …

Carreiras chama "traidor" a Rio (e considera que Passos Coelho voltará a unir o partido)

O autarca de Cascais, Carlos Carreiras, classifica Rui Rio como "traidor" e considera que, "se e quando decidir voltar", Pedro Passos Coelho voltará a unir o PSD. Carlos Carreiras, presidente da maior autarquia social-democrata do país, …

Docentes com mais de 60 anos podem deixar de dar aulas

Tiago Brandão Rodrigues colocou em cima da mesa a opção de docentes com mais de 60 anos poderem deixar de dar aulas e passar a desempenhar outras atividades nas escolas. Na nota de apresentação do Orçamento …