Ángel Algobia Esteves jogo no Getafe e está na lista de 200 jogadores que o selecionador de Portugal, Roberto Martínez, tem observado.
O médio espanhol tem dupla nacionalidade portuguesa, graças à sua mãe, Fernanda Preciosa Esteves, que nasceu em Rabal, uma aldeia de Bragança com menos de 200 habitantes.
De características defensivas, Algobia destaca-se pela sua imponência física, com quase 1,90 metros. Depois de ter feito a formação no Rayo Vallecano, chegou ao Getafe em 2020, ingressando na equipa B.
Na passada temporada, Ángel Algobia fez apenas uma partida pela equipa principal, para a Copa del Rey. Esta época tem conquistado mais oportunidades e já participou em 20 partidas, 13 das quais a titular. É uma das apostas do antigo treinador do SL Benfica Quique Flores.
Em declarações ao jornal O JOGO, o empresário do futebolista, Jonathan Sánchez revelou a reação do jogador ao saber que estava a ser observado pelo selecionador português: “É um sonho, é alucinante. Mesmo que não seja chamado pelo selecionador de Portugal, só estar na lista já é incrível”.
De acordo com o seu agente, Algobia assume-se como um jogador humilde, conduzindo “o seu velho automóvel que tem há 12 anos e a cair aos bocados”.
“Será uma honra para a minha mãe, que sempre lhe disse que ia chegar muito longe. Para ele seria um orgulho representar Portugal, sente-se português”, explica a mãe do jogador, citada pela Renascença.
Fernanda Preciosa Esteves diz até que o filho já teve oportunidade de jogar em Portugal, no Gil Vicente.
“No ano passado, houve a possibilidade do Gil Vicente, mas optou por ficar aqui para estar mais perto de nós. Mas claro que ele gostaria de jogar aí, se surgisse a opção, e eu também ficaria orgulhosa. No final de contas, o que ele quer é evoluir na carreira e chegar ao mais alto possível”, revela a mãe.
“Vamos estar muito atentos [à convocatória]. Para nós seria um orgulho. Se ele marcasse um golo seria demasiado, para a minha família era o máximo. O meu irmão faria uma festa, a aldeia vai abaixo”, remata.
A lista de 200 jogadores de Roberto Martínez contém informação detalhada, como os jogos que disputaram, quem defrontaram ou quantos minutos jogaram, explica o MaisFutebol.
Nessa lista, está por exemplo Rafa Silva, jogador que no ano passado renunciou à Seleção portuguesa. Estão ainda uma série de jogadores que ainda não se estrearam pela ‘Seleção das Quinas’: Abdu Conté (Troyes), André Almeida (Valência), Angel Gomes (Lille), Diogo Leite (Union Berlim), Florentino (Benfica), Francisco Conceição (Ajax), Gonçalo Inácio (Sporting), João Moutinho (Spezia), Mathias Pereira Lage (Brest), Thierry Correia (Valência), Tiago Djaló (Lille), Xeka (Rennes) ou Vitinha (Marselha).