/

A anestesia geral e o sono afetam o cérebro de maneiras muito semelhantes

Uma equipa de cientistas descobriu que a atividade cerebral durante o sono é quase idêntica à atividade cerebral durante os efeitos da anestesia geral. 

Durante vários anos, os médicos têm usado a perda de consciência como um método para realizar cirurgias, através da anestesia geral. No entanto, explicar a consciência humana é um dos maiores desafios para a comunidade científica.

Levar a cabo uma experiência em que a única variável é a própria consciência é muito difícil e, se tal não for alcançado, os resultados de qualquer estudo podem simplesmente falhar, devido a fatores adicionais que afetam a atividade cerebral.

Recentemente, uma equipa de cientistas da Universidade de Turku, na Finlândia, examinou cérebros de alguns participantes utilizando tomografia por emissão de positrões (PET): foi obtida uma imagem durante o estado de vigília, o sono e sob dois tipos diferentes de anestésico.

Os fármacos da classe dos anestésicos usados ​​foram propofol ou dexmedetomidina, administrados em incrementos periódicos até que os pacientes parassem de responder. Quanto ao sono, os participantes foram autorizados a adormecer naturalmente. Depois dos períodos de inconsciência, os pacientes foram submetidos a entrevistas.

De acordo com o EurekAlert, os investigadores descobriram que a atividade cerebral em muitas regiões do cérebro era semelhante, independentemente do mecanismo usado para tornar o paciente inconsciente.

(dr) University of Turku

Diferenças na atividade cerebral entre estados distintos de consciência

Durante os testes, a imagem PET encontrou atividade no tálamo, córtex cingulado e giro angular. A atividade análoga nestas partes do cérebro levou os cientistas a concluírem que estas regiões constituem uma espécie de rede cerebral central fundamental para a consciência humana.

O artigo científico foi publicado no final de dezembro na JNeurosci.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.