André Franco reforça o FC Porto. O que é que acrescenta à equipa o médio?

O novo reforço para o meio-campo portista chega para colmatar a saída de Fábio Vieira. O que é André Franco acrescenta ao plantel?

André Franco abandonou o Estoril Praia para assinar um contrato de cinco épocas com o FC Porto, anunciaram esta quinta-feira os campeões nacionais, somando o terceiro reforço para 2022/23, após David Carmo e Gabriel Veron.

Com formação repartida entre Sporting e Belenenses, o médio, de 24 anos, jogou pelos ‘canarinhos’ nas últimas três temporadas e sagrou-se campeão da II Liga em 2020/21, antes de se ter estreado na elite, juntando 11 golos e quatro assistências em 38 jogos.

De acordo com a imprensa, o FC Porto vai investir 4 milhões de euros por 90% do passe de André Franco.

“Foi muito fácil a decisão. Assim que eu soube do interesse do FC Porto, em comunicação com os meus agentes e com o Estoril, eu disse que queria aguardar e ver no que ia dar a proposta, porque era para onde queria ir”, disse André Franco, citado pelos canais do FC Porto, não escondendo o orgulho por “chegar a um clube da dimensão do FC Porto”.

O centrocampista de características ofensivas, que tinha contrato com o Estoril Praia até junho de 2024 e uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros, colmata a saída do também médio internacional sub-21 português Fábio Vieira para os ingleses do Arsenal.

Esta era uma das posições que Sérgio Conceição queria ver reforçada e para a qual Matías Zaracho, do Atlético Mineiro, também era alvo.

Os 11 golos marcados e as quatro assistências conseguidas na última temporada são esclarecedoras do talento do jogador, principalmente tendo em conta que foram conseguidas ao serviço do nono classificado da Liga.

De acordo com a análise do jornal O JOGO, a chegada de André Franco dá a Sérgio Conceição um médio com chegada à área, que garante a ligação entre o setor intermediário e o ataque. Este foi um aspeto que o FC Porto tinha perdido com a saída de Fábio Vieira, mas que vê agora rejuvenescido.

O jovem de 24 anos também traz polivalência, já que também pode jogar mais encostado a uma das faixas ou até no duplo pivô que Conceição usa habitualmente.

“O André ouve muito o que lhe é dito e foi-lhe lançado o desafio dos golos, trabalhando a chegada à área, e ele melhorou, por isso não me espanta o interesse de outros clubes, merece o dinheiro que vão oferecer por ele”, disse o então treinador do Estoril, Bruno Pinheiro, em maio.

Os ‘dragões’ não eram os únicos interessados. Génova, Cagliari, Valladolid, Celta de Vigo, Elche, Fenerbahçe e Sporting CP também estavam atentos ao jogador formado em Alcochete.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.