Os nossos ancestrais subiram a um vulcão logo após ter entrado em erupção

edmondo gnerre / Wikimedia

Ciampate del Diavolo, em Itália

Uma nova investigação mostra que pode ter sido um grupo de Neandertais que andou a subir pelo vulcão Roccamonfina, em Itália, há cerca de 350 mil anos, mesmo depois de este ter entrado em erupção.

Dizem as lendas que, certo dia, o diabo andou a passear-se por Roccamonfina, um vulcão no sul de Itália. Os seus passos ficaram, então, marcados na rocha vulcânica, tendo ficado conhecidos como o “Ciampate del Diavolo”. Mas, escreve o Science Alert, uma nova investigação mostra que não foi o diabo o responsável por essas pegadas.

Falemos de factos científicos. Desde 2001 que os investigadores procuram uma explicação para as dezenas de impressões deixadas por ancestrais humanos e até por alguns animais na encosta do vulcão, que não entra em erupção há dezenas de milhares de anos.

Nos últimos anos, várias expedições forneceram medições detalhadas de 67 impressões feitas por pés, mãos e pernas, todos divididos em três caminhos distintos, afastados do cume da montanha.

Graças às contribuições mais recentes, os cientistas têm agora mais detalhes sobre outras 14 impressões — estas ainda maiores do que as outras —, e algumas das quais mostram que o caminho se fazia a subir.

A datação radiométrica e geológica dos vários estratos rochosos já mostrou que as impressões foram feitas depois de uma erupção que ocorreu há cerca de 350 mil anos, transformando-as em algumas das pegadas humanas mais antigas já conhecidas.

Mas quem é que deixou estas pegadas? Parece haver pelo menos cinco corpos diferentes por detrás das marcas e uma das impressões mais clara dá evidências claras de que se tratava de um homem adulto.

E as formas de muitas das pegadas apontam para uma possibilidade interessante. A natureza ampla da área do retropé, com a baixa elevação do arco, parece-se com a fisionomia de restos mortais encontrados na Sima de los Huesos, em Espanha.

Os ‘donos’ desses restos mortais com 430 mil anos foram tema de debate ao longo dos anos, passando do Homo heidelbergensis ao Neandertal, parando no Hominídeo de Denisova, e voltando ao Neandertal.

Por isso, os investigadores querem ser cuidadosos antes de tirarem alguma conclusão precipitada. “Decidimos manter pendente a atribuição a uma espécie específica”, explica Adolfo Panarello, da Universidade de Cassino e Lazio Meridional e um dos autores do estudo publicado na revista científica Journal of Quaternary Science.

Certo é que estes hominídeos não estavam com pressa no momento em que andaram pelo vulcão, se tivermos por base o ritmo vagaroso de cerca de um metro por segundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …