Amuletos, espelhos e cristais. “Tesouro das bruxas” descoberto em Pompeia

O mais recente tesouro arqueológico descoberto nas ruínas de Pompeia foi apelidado de “o tesouro das feiticeiros”.

Dentro dos restos de um caixão de madeira e metal havia pedras preciosas e amuletos de boa sorte, contas de vidro esculpidas na forma de deuses romanos e até mesmo uma pequena caveira. A descoberta aconteceu na Casa do Jardim do parque arqueológico.

Na mesma área foi o ano passado descoberta uma inscrição indicando que a erupção do Vesúvio pode ter ocorrido dois meses depois do que se pensava anteriormente. Os objetos encontrados terão sido coisas que os habitantes da casa não conseguiram tirar de casa antes de escaparem do desastre.



A madeira da caixa decompôs-se e apenas as dobradiças de bronze permanecem bem preservadas sob o material vulcânico. Entre os inúmeros objetos encontrados, dois espelhos, pedaços de colar, elementos decorativos feitos de faiança, bronze, osso e âmbar, um vidro unguentário, amuletos fálicos, uma figura humana e várias gemas.

Numa pasta de vidro está gravada a cabeça de Dionísio. A alta qualidade das pastas de âmbar e vidro e a gravação das figuras confirmam a importância do dono do domus.

“Todos os materiais usados nestes objetos, âmbar, bronze, ossos pequenos e vidro, são usados em colares e outros objetos ligados à beleza feminina” revela o responsável pelo Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osannam, em comunicado.

“São objetos da vida quotidiana no mundo feminino e são extraordinários porque contam micro-histórias, biografias dos habitantes da cidade que tentaram escapar da erupção. Na mesma casa, descobrimos uma sala com dez vítimas, incluindo mulheres e crianças, e agora estamos a tentar estabelecer relações de parentesco, graças à análise de ADN. Talvez a preciosa caixa pertença a uma dessas vítimas”.

A pequena coleção pertenceu, provavelmente, a um servo ou escravo e pode ter sido usada durante rituais como um amuleto contra a má sorte.

Em breve as jóias serão expostas no Palestra Grande, numa exposição que será uma continuação de “Vanity”, a exposição dedicada às jóias das Cíclades e Pompeia, bem como de outros locais em Campania.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Vamos lutar até aos portões do inferno". Plano de vacina obrigatória de Biden suscita críticas e processos

O anúncio do plano de vacinação Joe Biden suscitou aplausos do lado Democrata, mas muitas críticas de governadores Republicanos, que estão a processar a administração norte-americana. Ainda não passou uma semana desde o anúncio, mas o …

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …