Amuletos, espelhos e cristais. “Tesouro das bruxas” descoberto em Pompeia

O mais recente tesouro arqueológico descoberto nas ruínas de Pompeia foi apelidado de “o tesouro das feiticeiros”.

Dentro dos restos de um caixão de madeira e metal havia pedras preciosas e amuletos de boa sorte, contas de vidro esculpidas na forma de deuses romanos e até mesmo uma pequena caveira. A descoberta aconteceu na Casa do Jardim do parque arqueológico.

Na mesma área foi o ano passado descoberta uma inscrição indicando que a erupção do Vesúvio pode ter ocorrido dois meses depois do que se pensava anteriormente. Os objetos encontrados terão sido coisas que os habitantes da casa não conseguiram tirar de casa antes de escaparem do desastre.



A madeira da caixa decompôs-se e apenas as dobradiças de bronze permanecem bem preservadas sob o material vulcânico. Entre os inúmeros objetos encontrados, dois espelhos, pedaços de colar, elementos decorativos feitos de faiança, bronze, osso e âmbar, um vidro unguentário, amuletos fálicos, uma figura humana e várias gemas.

Numa pasta de vidro está gravada a cabeça de Dionísio. A alta qualidade das pastas de âmbar e vidro e a gravação das figuras confirmam a importância do dono do domus.

“Todos os materiais usados nestes objetos, âmbar, bronze, ossos pequenos e vidro, são usados em colares e outros objetos ligados à beleza feminina” revela o responsável pelo Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osannam, em comunicado.

“São objetos da vida quotidiana no mundo feminino e são extraordinários porque contam micro-histórias, biografias dos habitantes da cidade que tentaram escapar da erupção. Na mesma casa, descobrimos uma sala com dez vítimas, incluindo mulheres e crianças, e agora estamos a tentar estabelecer relações de parentesco, graças à análise de ADN. Talvez a preciosa caixa pertença a uma dessas vítimas”.

A pequena coleção pertenceu, provavelmente, a um servo ou escravo e pode ter sido usada durante rituais como um amuleto contra a má sorte.

Em breve as jóias serão expostas no Palestra Grande, numa exposição que será uma continuação de “Vanity”, a exposição dedicada às jóias das Cíclades e Pompeia, bem como de outros locais em Campania.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O setor dos livros também se está a ressentir do aumento de preços e dos atrasos na distribuição de mercadorias

Empresas do setor apontam a subida do preço da energia (e das restantes matérias-primas), juntamente com os atrasos na distribuição como dois dos fatores disruptivos. O setor do livro é um dos que deverá ser atingido …

Técnicos insistem que INEM transporta muitos doentes não urgentes para urgências hospitalares

Os técnicos de emergência pré-hospitalar insistiram na necessidade de rever os fluxos de triagem dos doentes transportados pelo INEM para as urgências dos hospitais e reconhecem maior dificuldade na passagem do doente devido à elevada …

Ministro da Defesa não participou na organização das comemorações do Dia do Exército — onde foi vaiado

João Gomes Cravinho não participou no processo de organização do Dia do Exército, cerimónia onde foi vaiado e onde não foi tocado o hino daquela força militar. O governante foi, nas últimas 24 horas, defendido …

Recorde: Palmeiras de Abel rematou... 36 vezes num jogo

Um "massacre" da equipa de Abel Ferreira, que conseguiu uma vitória difícil contra o Sport. O Palmeiras prolongou a série positiva no Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira chegou à terceira vitória consecutiva no campeonato, levando …

A vitória em Barcelona deve ajudar... a bilheteira do Real Madrid

O máximo que o Santiago Bernabéu registou nesta época foi 24 mil espectadores. Com condicionantes. O renovado Estádio Santiago Bernabéu já acolheu três jogos do Real Madrid nesta temporada mas muitas cadeiras ficaram vazias. O mítico palco …

Mais três mortes e 829 novos casos por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1284 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Centro. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais três mortes e 829 casos de infecção pelo …

Operação Marquês. Relação de Lisboa obriga Ivo Rosa a admitir o recurso do MP e a ficar com os autos da não pronúncia

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu que o juiz de instrução criminal tem de continuar a ser responsável por parte do megaprocesso da Operação Marquês, contra a vontade do magistrado. O Tribunal da Relação de …

OE2022: Catarina Martins diz que Governo “talvez queira” uma crise política

A coordenadora do BE, Catarina Martins, acusou hoje o PS de não querer uma solução para o Orçamento do Estado, considerando que o Governo “talvez queira” uma crise política e eleições antecipadas, o que será …

Nova maternidade de Gaia entra em funcionamento em janeiro de 2022

Vila Mova de Gaia está prestes a ter uma nova maternidade. Espera-se que as obras fiquem concluídas em dezembro deste ano. O funcionamento deverá ter início em janeiro de 2022. Rui Guimarães, presidente do Conselho de …

Teste à covid-19

Investigadores descobrem marcador biológico que antecipa prognóstico de covid-19

Um grupo internacional de investigadores no qual estiveram envolvidos especialistas da Fundação Champalimaud descobriu um marcador biológico com potencial para dar prognóstico da gravidade da covid-19, com a deteção do marcador a resultar de um …