Amuletos, espelhos e cristais. “Tesouro das bruxas” descoberto em Pompeia

O mais recente tesouro arqueológico descoberto nas ruínas de Pompeia foi apelidado de “o tesouro das feiticeiros”.

Dentro dos restos de um caixão de madeira e metal havia pedras preciosas e amuletos de boa sorte, contas de vidro esculpidas na forma de deuses romanos e até mesmo uma pequena caveira. A descoberta aconteceu na Casa do Jardim do parque arqueológico.

Na mesma área foi o ano passado descoberta uma inscrição indicando que a erupção do Vesúvio pode ter ocorrido dois meses depois do que se pensava anteriormente. Os objetos encontrados terão sido coisas que os habitantes da casa não conseguiram tirar de casa antes de escaparem do desastre.

A madeira da caixa decompôs-se e apenas as dobradiças de bronze permanecem bem preservadas sob o material vulcânico. Entre os inúmeros objetos encontrados, dois espelhos, pedaços de colar, elementos decorativos feitos de faiança, bronze, osso e âmbar, um vidro unguentário, amuletos fálicos, uma figura humana e várias gemas.

Numa pasta de vidro está gravada a cabeça de Dionísio. A alta qualidade das pastas de âmbar e vidro e a gravação das figuras confirmam a importância do dono do domus.

“Todos os materiais usados nestes objetos, âmbar, bronze, ossos pequenos e vidro, são usados em colares e outros objetos ligados à beleza feminina” revela o responsável pelo Parque Arqueológico de Pompeia, Massimo Osannam, em comunicado.

“São objetos da vida quotidiana no mundo feminino e são extraordinários porque contam micro-histórias, biografias dos habitantes da cidade que tentaram escapar da erupção. Na mesma casa, descobrimos uma sala com dez vítimas, incluindo mulheres e crianças, e agora estamos a tentar estabelecer relações de parentesco, graças à análise de ADN. Talvez a preciosa caixa pertença a uma dessas vítimas”.

A pequena coleção pertenceu, provavelmente, a um servo ou escravo e pode ter sido usada durante rituais como um amuleto contra a má sorte.

Em breve as jóias serão expostas no Palestra Grande, numa exposição que será uma continuação de “Vanity”, a exposição dedicada às jóias das Cíclades e Pompeia, bem como de outros locais em Campania.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Grande tempestade de areia pode ter ditado o fim de um império da Mesopotâmia

O Império Acádio da Mesopotâmia entrou em colapso devido a uma enorme tempestade de areia, sugeriu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Hokkaido, no Japão. Em comunicado, os especialistas explicam …

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …