Amianto. Morreram mais de 100 portugueses em quatro anos

Montagnoli Rino / Flickr

Doenças provocadas pela exposição ao amianto (fibra cancerígena) provocaram, entre 2014 e 2017, 126 mortes em Portugal.

Os números são avançados esta segunda-feira, dia 2 de dezembro, pelo Correio da Manhã, que cita estatísticas da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em declarações ao diário, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, refere que o número de vítimas mortais pode aumentar nos próximos anos. “É possível que apareçam mais casos. Os efeitos na saúde são a longo prazo e é natural que surjam mais. Depende da idade das estruturas que têm amianto”, diz.

Segundo o CM, as doenças atribuídas ao amianto são o mesotelioma na pleura [membrana que reveste os pulmões] e no peritoneu [que reveste a parede abdominal], e a asbestose.

Portugal tem 3406 edifícios públicos com amianto, 175 dos quais na esfera do Ministério da Saúde, de acordo com o mesmo jornal.

Recentemente, o Bloco de Esquerda adiantou à agência Lusa que quer alterar a lei para que a lista dos edifícios públicos com amianto seja atualizada, pretendendo ainda que passe a ser obrigatória a divulgação do calendário para as monitorizações e para a remoção de amianto.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelo Estado até que morram 1000 ou 10.000 se calhar dá no mesmo a não ser que os familiares contratassem os melhores advogados da Europa e aí pedissem por cada morte 1 milhão de € e arespetiva condenação do Estado e governos sucessivos. Aí talvez a negligência do Estado terminasse.

  2. E, se começarem a mexer no amianto, de certeza que irão morrer mais!..
    Só é perigoso se for mexido ou ficar degradado…
    Curiosamente em 2018, os EUA retiram as restrições ao uso de amianto (que lá nunca foi proibido) e agora pode ser usado livremente em produtos domésticos e indústriais!

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …