Ama ugandesa condenada a 4 anos de prisão por torturar criança

YouTube

A babysitter Jolly Tumuhirwe com a menina de 18 meses, momentos antes da agressão filmada

A babysitter Jolly Tumuhirwe com a menina de 18 meses, momentos antes da agressão filmada

Uma ama ugandesa foi condenada esta segunda-feira a quatro anos de prisão por agredir a criança de 18 meses de que tomava conta, um ataque que foi gravado por uma câmara de vigilância oculta e chocou o país.

A jovem de 22 anos, Jolly Tumuhiirwe, declarou-se culpada na semana passada dos crimes de abuso e tortura.

A juíza chefe do tribunal de Kampala, Lillian Tumuhiirwe Buchan, disse que a ama tinha cometido um crime “injustificável e imperdoável” e condenou-a a uma pena de quatro anos pela crueldade das agressões a uma “inocente criança indefensa”.

Alertados por hematomas no corpo da menina de 18 meses, Arnella, os seus pais instalaram uma câmara oculta para poder ver o que se passava quando estavam no trabalho.

Nas imagens captadas pela câmara e divulgadas por amigos da família na Intenet, Tumuhiirwe tenta forçar a menina a comer até esta vomitar. Depois, empurra com violência a criança, que cai de cara no chão. A ama bate-lhe com uma luminária, pontapeia-a na cara e estômago e depois pisa-a, colocando todo o seu peso sobre as costas da menina, antes de a arrastar para fora da sala.

O pai da criança, Eric Kamanzi, de 32 anos, disse aos jornalistas que o casal tinha partilhado o vídeo com outros pais “para que eles possam aprender uma lição” e afirmou esperar que o caso seja “um exemplo para outras empregadas”.

No Uganda, muitos pais de classe média contratam empregadas, muitas vezes mal pagas, que moram nas casas onde trabalham para cuidar dos seus filhos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Egito aprova projeto de alargamento do Canal do Suez

O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, aprovou esta terça-feira um projeto de alargamento e aprofundamento de uma parte do Canal do Suez após o bloqueio em março por um navio mercante desta artéria, crucial para …

PRR tem 36 milhões para apoiar contratação de 350 “cientistas”

O Governo tem 186 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência para reforçar e capacitar o Sistema Científico e Tecnológico nacional e fomentar a sua articulação com a indústria. Segundo avança o ECO, uma …

Comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega deverá acabar rapidamente

A comissão de revisão constitucional proposta pelo Chega vai tomar posse na próxima quinta-feira, mas deverá acabar depressa, uma vez que apenas a Iniciativa Liberal apresentou projeto. A presidência da comissão cabe ao PS, a primeira …

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …