Alunos do superior podem perder um mês de bolsa por problemas informáticos

liquene / Flickr

-

O pico de acessos registado esta terça-feira à plataforma eletrónica para entregar candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior dificultou a submissão de pedidos e pode levar os estudantes a perder um mês de bolsa.

Um bloqueio na plataforma eletrónica para candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior, ocorrido esta terça-feira, dia em que terminava o prazo de submissão de candidaturas que permitem receber apoios para todo o ano letivo, caso sejam deferidos, poderá impedir os alunos de receber o valor correspondente a um mês de bolsa.

Para todos os pedidos entregues a partir de 01 de outubro, e até 31 de maio, caso sejam aceites, “o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado nos termos do regulamento, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio”, ou seja, os alunos perdem um mês de bolsa se entregarem a candidatura em outubro, esclareceu o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Em esclarecimento enviado à agência Lusa, o MEC apresentou dados representativos do “pico de acessos” registado esta terça-feira, em comparação com o restante período de submissão de candidaturas, que decorre desde 25 de junho.

Na segunda-feira foram submetidos 3.243 pedidos de bolsa, acima dos 2.817 registados em igual dia de 2013, e hoje, 30 de setembro, até às 18:30, chegaram aos serviços do MEC 2.099 candidaturas, ainda assim, bastante abaixo das 5.803 submetidas em igual dia 2013.

Até final de agosto as submissões diárias fixaram-se em valores na ordem das centenas, chegando aos milhares a partir do início de setembro, com registos diários entre as cerca de 1.300 a 1.500 candidaturas.

“Como se pode verificar, um número muito significativo de estudantes submete os seus pedidos nos últimos dias do prazo. Nestas condições é natural que existam demoras ou dificuldades de acesso à plataforma que decorrem do facto de se deixar para o último dia do prazo a apresentação do pedido”, sublinhou o MEC.

O MEC recordou ainda que “os estudantes que concorreram ao ensino superior no presente ano letivo através do concurso nacional de acesso puderam submeter o seu pedido de bolsa logo a seguir à candidatura, ainda antes da colocação sendo o seu processo transferido eletronicamente para a instituição de ensino superior onde venham a ser colocados”.

“A informação acerca desta possibilidade é dada no próprio formulário online da candidatura”, acrescenta.

O MEC recebeu até hoje cerca de menos 2.500 candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior do que em igual período do ano passado, registando um total de 74.556 candidaturas até ao momento.

De acordo com dados do MEC, em igual período de 2013 houve mais 2.402 candidaturas, num total de 76.958 registos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …

"Resultados de Centeno são bons, mas o caminho para lá chegar não"

Assunção Cristas, líder do CDS, admitiu em entrevista ao Jornal de Negócios que os resultados do ministro das Finanças, Mário Centeno, são bons, mas a forma como foram alcançados não. Se a ex-professora universitária tivesse de …

Irão vai permitir que mulheres entrem nos estádios

A jovem iraniana Sahar Khodayari, de 29 anos, imolou-se em frente a um tribunal de Teerão depois de ter sido condenada a seis meses de prisão por tentar ir a um jogo. A sua morte …

Thomas Cook anuncia falência e obriga a repatriamento maciço de 600 mil turistas

O operador turístico britânico Thomas Cook anunciou falência depois de não ter conseguido encontrar, durante o fim de semana, fundos necessários para garantir a sua sobrevivência e, por isso, entrará em “liquidação imediata”. “Apesar dos esforços …