Pinglé e Wright têm 16 e 18 anos. Acabam de descobrir quatro exoplanetas

Harvard & Smithsonian Mentorship Program Release No.:

Recorrendo a dados do telescópio espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), dois alunos do Ensino Secundário, residentes nos Estados Unidos, descobriram quatro exoplanetas a 200 anos-luz de distância da Terra.

Kartik Pinglé, de 16 anos, e Jasmine Wright, de 18 anos, vasculharam os dados do TESS e descobriram quatro novos mundos ao abrigo de um programa escolar desenvolvido pelo Centro de Astrofísica Harvard & Smithsonia.

Em causa está o Student Research Mentoring Program (SRMP), uma iniciativa conduzida pela astroquímica Clara Sousa-Silva, que visa criar uma ponte entre alunos locais do Ensino Secundário e o mundo da investigação científica.

Durante o programa, que prioriza alunos oriundos de minorias sub-representadas e tem a duração de um ano, os alunos trabalham sob o acompanhamento de mentores.

É uma grande curva de aprendizagem (…) No final do programa, os alunos podem dizer que levaram a cabo pesquisas ativas e de ponta no campo da Astrofísica”, explicou Clara Sousa-Silva, citada em comunicado.

Apesar de este ser um programa com já há alguns anos, Kartik Pinglé e Jasmine Wright protagonizaram uma experiência única, uma vez que publicaram, como co-autores, as descobertas dos quatro exoplanetas na conceituada revista The Astronomical Journal.

“Apesar de este ser um dos objetivos do SRMP, é extremamente incomum que alunos do Ensino Secundário sejam co-autores de artigos periódicos“, continuou a cientista, recordando que estes estudos passam pela revisão de pares.

De olhos postos na TOI 1233

Os dois jovens norte-americanos, orientados por Tansu Daylan, pós-doutorado do Instituto de Astrofísica e Pesquisa Espacial MIT Kavli, debruçaram-se sobre o TESS Object of Interest (TOI) 1233, uma estrela brilhante próxima do Sol.

Para perceber se um planeta estava a girar em torno da estrela, Pinglé e Wright focaram-se na luz oriunda de TOI-1233. “Estávamos à procura de mudanças na luz ao longo do tempo. A ideia é: se um determinado planeta transitar pela estrela, ou passar à sua frente, este encobrirá [periodicamente] a estrela e fará diminuir o seu brilho“, explicou Pinglé.

Analisando os dados, a equipa descobriu não um, mas quatro planetas a orbitar a estrela.

“Fiquei muito animado e chocado”, confessou Wright, acrescentando: “Sabíamos que este era o objetivo da pesquisa do Daylan, mas foi realmente incrível encontrar um sistema multiplanetário e fazer parte da equipa de descoberta”.

Três dos planetas em causa são “sub-Neptunos”, isto é, mundos gasosos semelhantes a Neptuno, mas como dimensões menores. Estes planetas demoram entre seis a 19,5 dias terrestres para completar uma rotação em torno de TOI-1233.

O quarto planeta é uma “super-Terra”, um mundo rochoso maior da que a Terra e orbita a sua estrela em pouco menos de quatro dia terrestres.

Situação de win-win

Na mesma nota, Daylan considera que a inclusão de Pinglé e Wright na sua investigação foi benéfico quer para os alunos, quer para si próprio – uma situação de win-win.

“Como investigador, gosto muito de interagir com cérebros jovens, que estão abertos à experimentação e à aprendizagem e têm preconceito mínimo (…) Também acho que é muito benéfico para os alunos do Ensino Secundário, pois têm contacto com investigações de ponta e isso prepara-os rapidamente para uma carreira na investigação”, considerou.

Graças a uma parceria com a cidade de Cambridge, os alunos recebem quatro horas semanais pelas investigações que concluem. “São cientistas assalariados”, diz Sousa-Silva.

“Queremos incentivá-los a pensar que seguir uma carreira académica é agradável e gratificante – não importa o que acabem por escolher fazer na vida”, rematou.

Pinglé, que está no segundo ano do Ensino Secundário, poderá estudar Matemática aplicada ou Astrofísica, enquanto Wright acaba de ser aceite para um programa de Mestrado de cinco anos em Astrofísica na Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que vocês sigam o novo acordo ortográfico escrevendo em brasuquês (eu não sigo), é uma opção da vossa parte, agora erros gramaticais como os existentes nesta peça é inadmissível! Não existe revisão de textos?

RESPONDER

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …