Alterações climáticas ameaçam de extinção 1 espécie em cada 6

1

Dakiny / Flickr

O Tigre de Sumatra, uma espécie rara habitante ilha indonésia com o mesmo nome, está ameaçado de extinção

O Tigre de Sumatra, uma espécie rara habitante ilha indonésia com o mesmo nome, está ameaçado de extinção

Uma espécie animal em cada seis pode desaparecer em resultado das alterações climáticas, se prosseguir o atual ritmo das emissões de dióxido de carbono, alertaram esta quinta-feira cientistas norte-americanos, que apelaram à ação urgente.

“Os resultados do estudo sugerem que os riscos de extinção vão intensificar-se com a subida das temperaturas do globo, estando ameaçadas até 16% das espécies animais se não houver mudança das políticas atuais”, sublinhou Mark Urban, um investigador do Departamento de Ecologia e Biologia da Universidade do Connecticut, o autor principal de um estudo publicado esta sexta-feira na revista Science.

Este cientista analisou 131 estudos incidentes sobre o impacto das alterações climáticas na fauna e flora, realizados em várias regiões do mundo e com recurso a diferentes métodos.

Urban constatou que a perda de biodiversidade se acelera por cada grau Celsius (ºC) de aumento da temperatura.

Na hipótese de um aumento de apenas dois graus Celsius das temperaturas mundiais até ao final do século, em relação à era pré-industrial, a ameaça de extinção incide sobre 5,2% das espécies, contra 2,8% atualmente.

Se a subida da temperatura for de 3ºC no mesmo período, a percentagem sobe para 8,5 e se aumentar 4,3ºC então seria de 16% a quantidade de espécies animais ameaçadas.

Na perspetiva da conferência internacional sobre o clima, que se vai desenrolar em Paris, em dezembro, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou na quarta-feira que “há muito pouco tempo para evitar consequências graves para o planeta”.

Para o chefe da ONU, “os dados científicos são claros: o clima já está a mudar e a atividade humana é a principal causa desta evolução”.

/Lusa

1 Comment

  1. Como em tudo de mau que acontece com o planeta e com todos os outros seres vivos que coabitam o planeta connosco.
    Mesmo com tantos avisos, continuamos a queimar, matar, poluir, cortar árvores, agora até na Amazónia o estão a fazer!
    Enfim, começo a achar que só com a nossa extinção é que o planeta terá hipótese, infelizmente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.