Alterações climáticas ameaçam de extinção 1 espécie em cada 6

Dakiny / Flickr

O Tigre de Sumatra, uma espécie rara habitante ilha indonésia com o mesmo nome, está ameaçado de extinção

O Tigre de Sumatra, uma espécie rara habitante ilha indonésia com o mesmo nome, está ameaçado de extinção

Uma espécie animal em cada seis pode desaparecer em resultado das alterações climáticas, se prosseguir o atual ritmo das emissões de dióxido de carbono, alertaram esta quinta-feira cientistas norte-americanos, que apelaram à ação urgente.

“Os resultados do estudo sugerem que os riscos de extinção vão intensificar-se com a subida das temperaturas do globo, estando ameaçadas até 16% das espécies animais se não houver mudança das políticas atuais”, sublinhou Mark Urban, um investigador do Departamento de Ecologia e Biologia da Universidade do Connecticut, o autor principal de um estudo publicado esta sexta-feira na revista Science.

Este cientista analisou 131 estudos incidentes sobre o impacto das alterações climáticas na fauna e flora, realizados em várias regiões do mundo e com recurso a diferentes métodos.

Urban constatou que a perda de biodiversidade se acelera por cada grau Celsius (ºC) de aumento da temperatura.

Na hipótese de um aumento de apenas dois graus Celsius das temperaturas mundiais até ao final do século, em relação à era pré-industrial, a ameaça de extinção incide sobre 5,2% das espécies, contra 2,8% atualmente.

Se a subida da temperatura for de 3ºC no mesmo período, a percentagem sobe para 8,5 e se aumentar 4,3ºC então seria de 16% a quantidade de espécies animais ameaçadas.

Na perspetiva da conferência internacional sobre o clima, que se vai desenrolar em Paris, em dezembro, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, alertou na quarta-feira que “há muito pouco tempo para evitar consequências graves para o planeta”.

Para o chefe da ONU, “os dados científicos são claros: o clima já está a mudar e a atividade humana é a principal causa desta evolução”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Como em tudo de mau que acontece com o planeta e com todos os outros seres vivos que coabitam o planeta connosco.
    Mesmo com tantos avisos, continuamos a queimar, matar, poluir, cortar árvores, agora até na Amazónia o estão a fazer!
    Enfim, começo a achar que só com a nossa extinção é que o planeta terá hipótese, infelizmente.

RESPONDER

Media Capital. Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra a Cofina

O empresário, acionista da Media Capital, entregou, esta segunda-feira, uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina pelo ataque de que considera ser vítima. De acordo com Mário Ferreira, nos …

Uber vence batalha judicial e prolonga licença para operar em Londres

A Uber ganhou, esta segunda-feira, um recurso legal sobre a revogação da sua licença para operar em Londres, garantindo por enquanto a continuação da empresa num dos seus maiores mercados. De acordo com o Wall Street …

Ordenados "não podem ser cortados", diz comissário. Proposta sobre salário mínimo apresentada em outubro

O comissário europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit, reconheceu as limitações da Comissão Europeia quanto a salários, defendendo que o sistema que no qual está a trabalhar permitirá que os rendimentos aumentem na Europa. Em …

Chega quer expulsar autor de moção pela remoção de ovários a mulheres

A direção do Chega vai propor a “suspensão imediata” do militante Rui Roque que defendia a extração dos ovários numa moção de estratégia que foi rejeitada em congresso, informou esta segunda-feira o partido. Mais de uma …

Precários à espera de apoio extraordinário estão a receber multas do fisco

A Associação de Combate à Precariedade denunciou que a Autoridade Tributária (AT) está a aplicar multas de 75 euros a trabalhadores precários que ficaram sem rendimento e estão a recorrer ao novo apoio extraordinário a …

Portugal regista mais seis óbitos e 688 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 688 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Novo lay-off é para "aguentar o emprego e as empresas" (mas agrava cortes dos trabalhadores)

O novo regime de lay-off anunciado pelo Governo, para apoiar as empresas com "perdas mais significativas", nomeadamente na área do turismo, visa "aguentar o emprego e as empresas", segundo o ministro da Economia, Siza Vieira, …

Jornal "The Guardian" sugere que Portugal é um país racista e compara Ventura a Bolsonaro

O jornal britânico "The Guardian" noticiou, esta segunda-feira, alguns dos mais recentes acontecimentos racistas que têm ocorrido no país, afirmando no seu título que "Portugal regista um aumento da violência racista com ascensão da extrema …

Jornal Washington Post declara apoio a Biden e quer afastar "o pior presidente dos tempos modernos"

O jornal de referência Washington Post declarou esta segunda-feira o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”. No …

Portugal não recorrerá aos empréstimos do fundo de recuperação da UE

O primeiro-ministro António Costa salientou esta terça-feira que Portugal "recorrerá integralmente" aos cerca de 15,3 mil milhões de euros em subvenções que poderá receber do fundo de recuperação europeu, mas adiantou que não utilizará a …